Carteira de Trabalho Digital diretamente em seu Smartphones ou celular

Na era digital, o Ministério do Trabalho lançou em 21 de novembro de 2017, um aplicativo chamado de CTPS Digital, a ser utilizado pelo smartphones ou celular que possua versões iOS e Android e funcionará como uma extensão do documento físico.

A Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS) é um documento obrigatório para toda pessoa que venha a trabalhar com vínculo empregatício pelo regime de CLT, seja na indústria, no comércio, na agricultura, na pecuária ou no serviço doméstico.

Inicialmente, a Carteira de Trabalho Digital não irá substituir a carteira de trabalho impressa.

Para acessar a CTPS Digital precisa instalar gratuitamente o aplicativo, que poderá ser adquirido na loja virtual (Apple Store da Apple e no Play Store do Android). E quem já tem cadastro no sistema cidadão.br ou no Sine Fácil, basta usar seu login e senha de acesso no App Carteira de Trabalho Digital.

Através deste aplicativo o trabalhador terá acesso a benefícios tais como solicitar a segunda via da CTPS, acesso à informação de qualificação civil e de contratos de trabalho através da integração de diversos bancos de dados do governo federal.

O objetivo é facilitar a vida dos trabalhadores que terão o documento à mão sempre que precisarem fazer uma consulta. Todas as experiências profissionais formais estarão no aplicativo.

Os benefícios esperados com a Carteira de Trabalho Digital serão:

– Diminuir a pressão na rede de atendimento;

– Maior aproveitamento das vagas disponíveis, reduzindo o tempo médio de atendimento;

– Agilidade no acesso às informações trabalhistas consolidadas em um único ambiente, possibilitando ao trabalhador fiscalizar seus vínculos trabalhistas;

– Agilidade e celeridade nos processos de requisição e emissão da Carteira de Trabalho impressa;

– Integração das bases de dados do Ministério do Trabalho.

 

Acesso a Carteira de Trabalho Digital

Para acessar a Carteira de Trabalho Digital é necessário obter a senha de acesso no Cidadão BR. Para aqueles que não possuem a senha, poderão adquiri-la através do Aplicativo da CTPS Digital, ou no site Cidadão.br

No ambiente do cidadão.br, você deverá Informar seus dados pessoais: CPF, Nome, Data de Nascimento, Nome da Mãe, local de Nascimento; Se for nascido no exterior, selecione “Não sou brasileiro”.

Estas informações serão validadas no Cadastro Nacional de Informações Sociais (CNIS). Caso estejam corretas, você será direcionado para responder um questionário com cinco perguntas sobre seu histórico laboral.

Você precisará acertar pelo menos quatro das cinco perguntas. Após isso, receberá uma senha provisória que deverá ser trocada no primeiro acesso. Caso tenha dificuldade em responder as perguntas, aguarde 24 horas para uma nova tentativa ou entre em contato com a central 135 para auxílio.

Com este código de acesso e o seu CPF, você poderá acessar o Aplicativo da Carteira de Trabalho Digital.

Fonte:

https://autenticacao.dataprev.gov.br/autenticacao/pages/segurado/dadosCadastraisKBA.xhtml

https://empregabrasil.mte.gov.br/carteira-de-trabalho-digital/

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Contabilista e administrador de empresas, formado pela FECAP – Fundação Escola do Comércio Álvares Penteado em São Paulo. Tendo vivência em escritório de contabilidade, tesoureiro em associação sem fins lucrativos e gerente administrativo em indústria de balança eletrônica; atuando como consultor na área de administração de pessoal e também tendo atuado como facilitador do Sebrae-SP; atualmente vem exercendo a função de docente no Senac, unidade Jabaquara-SP, ministrando competências para os cursos técnicos e cursos livres.

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