Atestados Médicos – Pagamento dos Primeiros 15 dias

O atestado médico tem por finalidade justificar a ausência ao trabalho, obedecendo à legislação trabalhista e desta forma não ocasionando o desconto na remuneração do trabalhador.

Pagamento pela empresa dos primeiros 15 dias e afastamento previdenciário

Conforme previsto no art.75 do Decreto n° 3.048 de 1.999, durante os primeiros quinze dias consecutivos de afastamento da atividade por motivo de doença, cabe à empresa pagar ao segurado empregado o seu salário.

Quando o afastamento for superior a 15 dias consecutivos, o funcionário será encaminhado à perícia médica do INSS, passando a receber o auxílio doença previdenciário.

Afastamento dentro de 60 (sessenta) dias decorrente da mesma doença

Se concedido novo afastamento decorrente da mesma doença dentro de sessenta dias contados da cessação do benefício anterior, a empresa fica desobrigada do pagamento relativo aos quinze primeiros dias de afastamento, prorrogando-se o benefício anterior e descontando-se os dias trabalhados, se for o caso.

Caso o funcionário se afastar do trabalho por motivo de doença, durante quinze dias, retornando à atividade no décimo sexto dia, e se depois voltar a se afastar dentro de sessenta dias desse retorno, em decorrência da mesma doença, fará jus ao auxílio doença a partir da data do novo afastamento. Não ficando a empresa obrigada a pagar os quinze primeiros dias do afastamento apenas os dias trabalhados.

Também pode acontecer do funcionário apresentar diversos atestados com menos de 15 dias, de forma contínua ou descontínua, neste caso soma-se os atestados e dentro do período de 60 (sessenta) dias da data do primeiro atestado, a empresa somente irá remunerar os primeiros 15 (quinze) dias, encaminhando o funcionário para a perícia médica do INSS.

Base legal

Decreto 27.048/49 que aprova o regulamento da Lei 605/49, no artigo12, §1º e 2º, dispõe sobre as formas de abono de faltas mediante atestado médico.

Decreto nº 5.545, de 22/9/ 2005 – DOU DE 23/9/2005).

Decreto 3.048/99, art. 75, § 4° e 5°, Instrução Normativa 95 de 2003 art. 203.


Conheça os nossos cursos

Venha se atualizar a aprender mais sobre os principais assuntos do departamento pessoal, com material atualizado e cursos práticos!

Marcado como: AfastamentoAtestado médico

Contabilista e administrador de empresas, formado pela FECAP – Fundação Escola do Comércio Álvares Penteado em São Paulo. Tendo vivência em escritório de contabilidade, tesoureiro em associação sem fins lucrativos e gerente administrativo em indústria de balança eletrônica; atuando como consultor na área de administração de pessoal e também tendo atuado como facilitador do Sebrae-SP; atualmente vem exercendo a função de docente no Senac, unidade Jabaquara-SP, ministrando competências para os cursos técnicos e cursos livres.
  • maykon costa. eu estava afastado, e retornei dia primeiro de desembro, e com menos de 60 dias me afastei pelo mesmo cid. e a empresa falou que vou ter que receber os 15 dias do inss, como faço isso?

  • maykon costa. eu estava afastado, e retornei dia primeiro de desembro, e com menos de 60 dias me afastei pelo mesmo cid. e a empresa falou que vou ter que receber os 15 dias do inss, como faço isso?

  • Oi alguem pode responder,pq o inss nao paga os dias que a gente fica afastado ate o dia da pericia,eu estou a dois meses esperando a pericia q sera realizada so em novembro,e estao me alertando qe se eu nao passar da pericia o inss nao paga a gente,alguem pode me esplicar por favor

    • Anna carolina, realmente não existe uma legislação, que obrigue o INSS a pagar a partir da data do afastamento. Por isso começa a pagar após a perícia. Algumas convenções coletivas obrigam as empresas a adiantarem o valor do salário, até que comece a receber do INSS, e quando começar a receber o funcionário reembolsa a empresa.
      Você pode consultar seu sindicato, para saber se eles tem esta previsão na convensão coletiva.

  • Oi alguem pode responder,pq o inss nao paga os dias que a gente fica afastado ate o dia da pericia,eu estou a dois meses esperando a pericia q sera realizada so em novembro,e estao me alertando qe se eu nao passar da pericia o inss nao paga a gente,alguem pode me esplicar por favor

    • Anna carolina, realmente não existe uma legislação, que obrigue o INSS a pagar a partir da data do afastamento. Por isso começa a pagar após a perícia. Algumas convenções coletivas obrigam as empresas a adiantarem o valor do salário, até que comece a receber do INSS, e quando começar a receber o funcionário reembolsa a empresa.
      Você pode consultar seu sindicato, para saber se eles tem esta previsão na convensão coletiva.

  • Boa tarde, eu gostaria de saber se os primeiros 15 dias a empresa deposita ? Eu estou a 1 mês afastado esperando a perícia! Gostaria de saber se os 15 dias a empresa irá depositar ?

    • Boa tarde, sim, você receberá junto com o salário do mês do afastamento. Exemplo, atestado com data de 10/08/2017, você receberá os dias trabalhados de agosto, e os 15 primeiros dias do afastamento, no mesmo recibo de salário que recebeu no quinto dia útil de setembro.

  • Bom dia..
    Eu peguei atestado de 15 dias (19/08/17) e no próximo 16 dia 04/08/17) peguei uma abonada .e
    no 17 dia (05/09/17) peguei um atestado de + 07 dias..e passei na perícia no dia (14/ 09/17)o médico da perícia me atestou devendo voltar ao trabalho a partir do dia (25/09/17)…
    Com o mesmo CID
    Minha dúvida porque desconta 30% do seu salario NESSE TEMPO DE AFASTAMENTO MEDICO???

    • No afastamento previdenciário, você recebe um valor menor do que o salário atual, porque o benefício previdenciário é calculado em 81% da sua média salarial desde 1994. (§10 no art. 29 da Lei nº 8.213/91 pela lei 13.135/15).

  • Boa tarde , fiquei 5dias afastada do trabalho ,minha patroa está questionando o pagamento .ela pode descontar ,eu tenho todos os atestados dados pelo meu médico .

    • Cristina,
      No caso de empregado doméstico, o(a) empregador(a), não é obrigado(a) a pagar os primeiros 15 dias de afastamento, portanto, mesmo o atestado de 1 dia, seria necessário agendar a perícia para receber do INSS.
      Decreto 3.048/ artigo 72,, Incisos I e II.

      Abelman Souza

  • Fiquei de atestado de 30 de agosto a 13 de setembro e agora estou esperando a pericia medica eu recebi o pagamento normal de setembro e agora eu tenho o vale de setembro?

  • Bom dia
    Fiz uma cirurgia no dia 06 09 2017 peguei atestado de 15 dias e o médico deu para entrar no inss 2 meses do que a perícia foi marcada pra 22 de Dezenbro gostaria de saber di recebo estes 15 dias do patroa sou doméstica obrig

    • Maria, no caso de empregada doméstica, o INSS paga desde o primeiro dia de afastamento, a patroa não paga os 15 primeiros dias como no caso das empresas.Quando terminar o prazo do atestado, você poderá voltar a trabalhar. mas se não estiver bem, volte ao médico e peça novo atestado e cópia do laudo médico para levar ao INSS e assim ampliar o prazo dos 2 meses.

  • Sou empregada domestica e no local e no local de trabalho eu quebrei o braço a minha pergunta é eu te fui para o médico O médico me deu atestado de 30 dias quem é que paga é o patrão ou INSS

    • Aline, No caso de empregada doméstica, desde o primeiro dia de afastamento quem paga é o INSS, você precisa agendar a perícia médica pelo telefone 135 ou pela internet. Depois da alta médica você terá estabilidade de 12 meses no serviço.

  • boa noite! peguei atestado medico do 01/09/2017 ate 30/09/2017…eu ia voltar ao trabalho dia 01/10…mas o gerente falou que eu so poderia trabalhar apos a pericia do inss me der alta…eu consegui agendar a pericia no dia 30/10…neste caso…..o inss ira me pagar ate a data do dia da pericia?…ou somente os 15 dias do atestado?

    • Neusa, se voc~e estava de alta médica, para voltar ao trabalho, teria que passar pelo médico da empresa. O INSS somente irá te pagar até o dia 30/09. Portanto deve voltar a empresa e pedir para passar pelo médico da empresa e se ele der alta, você volta a trabalhar, caso contra´rio terá que esperar a perícia e se não pagarem até od ai 30/10 agendar nova perícia. Porém o correto seria passar pelo médico da empresa e se ele der alta, voltar a trabalhar.

  • Ola tenho muitas duvidas!! Sofri um acidente de percurso no dia 3/10/17, quebrei o cotovelo, peguei os 15 dias e o medico me disse que preciso ficar 21 dias de tala, eu temho o vale pra receber dia 15 agora e depois disso meu pagamento era pra ser dia 31, eu irei receber proporcional ou nem receberei? Eu mesmo marco a perícia ou a empresa marca? Tenho muitas duvidas! Obrigada desde ja

    • Amanda, você receberá no pagamento de outubro, os 15 primeiros dias + os 3 dias trabalhados. Depois do 16 dia de afastamento voc~e deverá agendar a perícia médica e a partir da perícia, receberá do INSS. A obrigação de marcar a perícia é do funcionário e não da empresa.

  • Fui afastado por 14 dias se trabalhar 1 dia e depois me afastar por mais 14 dias entrarei pela caixa?

  • Bom Dia, trabalhei ate o dia 09/09/2017 no dia 10/09 me operei e peguei 30 dias, queria saber se a empresa tem que pagar os 9 dias trabalhados, mais os 15 primeiros dias do atestado?
    pq se tiver q pagar ainda nao me pagaram nada.

    • Jaime, sim você receberá da empresa os dias trabalhados mais os 15 primeiros dias do afastamento (com atestado), o restante deverá agendar a perícia médica para receber do INSS posteriormente.

  • Bom dia já faz um mês que estou em casa e não recebi nada do inss que seria os 15 dias que ficou do inss me pagar fiz a perícia médica foi negado o benefício sô que os 15 dias eu teria que receber ou não? Obrigado

    • Arlete, se o benefício foi negado, você não terá direito a receber os dias de afastamento previdenciário, apenas os primeiros 15 dias da empresa.
      Porém, você precisa analisar o motivo da negativa e se for o caso entrar com recurso no prazo de 30 dias.

  • Boa tarde .. Fui afastado por auxílio doença , no dia 28 de abril e quando fui receber o INSS me pagou 12 maio ate 31 de junho …alegando q o pagamento de 15 dias q estava faltando , seria resposabilidade da empresa … Nessa caso quem ta errado , por q a empresa diz q depois q eu entrei de licença, eu estaria pelo INSS , e o INSS diz quem tem q pagar e empresa , e ate hoje ninguém me pagou

    • Jéferson, Conforme determina a legislação previdenciária, a empresa paga os 15 primeiros dias do afastamento, e do 16 dia em diante é que passa a ser responsabilidade do INSS.
      verifique se voc~e não recebeu o salário integral de abril e mais 13 dias em maio?

  • Bos tarde fiz uma cirugia do tunel do carpo peguei 15 diad de atestado gostaria de saber se a empresa desconta do meu adiantamento do dia 20

    • Gislene,
      No afastamento previdenciário, os 15 primeiros dias são pagos pela empresa, portanto não tem nenhum desconto no adiantamento e como também no salário do mês.

  • Oi, eu sofri acidente e peguei atestado do dia 25/09/17 até 25/10/17 mais os 15 primeiro dias e pela empresa e os 15 dias e pelo INSS e meu vale é dia 20 eu não pego vale ?

    • Talita,
      No afastamento previdenciário, os 15 primeiros dias são pagos pela empresa, portanto não tem nenhum desconto no adiantamento e como também no salário do mês.

  • Olá, eu sou gestante e meu médico me afastou por 30 dias começando a contar a partir de 27/09 os 15 primeiros dias quem paga é a empresa correto? Hoje dia 20/10 seria o dia do meu pagamento e eu não recebi nada, não seria hoje o dia para eles me pagarem esses 15 dias iniciais?

    • Ana Flávia

      Os primeiros quinze dias do afastamento são pagos pela empresa ou seja de 27/09 a 30/09, você recebeu no quinto dia útil de outubro. Os outros 11 dias, você receberá no salário de outubro no quinto dia útil de novembro.Dia 20/10 seria dia do adiantamento salarial, como vc somente terá 11 dias a receber, provavelmente a empresa não gerou adiantamento e pagara na folha deste mês.

  • Boa tarde, Abelman Souza me chamo lorena. No dia 15/09/2017 realizei uma cirurgia de apendicite o medico me deu atestado de 30 dias. No dia 05/10 veio descrito no meu contracheque 14 dias de salario e 15 de Licenca medica totalizando 29 dias , fiquei sem receber 1 dia. No dia 2 agendei minha pericia , quantos dias ao certo o INSS devera me pagar? Pq nao terei salario integral referente ao mes de Outubro em razao desse afastamento entao estou me sentindo prejudicada.

    • Lorena,
      A empresa fez o correto, pagou os dias trabalhados e os 15 primeiros dias do afastamento. O restante (15 dias) serão pagos pelo INSS após a perícia médica.
      Você não será prejudicada, porque 1 dia de setembro que faltou + os 14 dias de outubro, serão pagos pelo INSS após a perícia.

      • e os outros dias ate o dia da pericia ? a minha esta agendada para o dia 6/11 .

  • Oi quebrei o dedo dia 04de Outubro e o médico me deu atestado de 30 dias, a empresa me comunicou q vou receber só os 15 dias do atestado e os outros 15 é o INSS q paga? E outra eu posso ser demitida qdo voltar?

    • Nilce,
      A empresa está certa, ela pagará os 15 primeiros dias e o restante será pelo INSS, afastamento previdenciário.
      Se você quebrou o dedo através de um acidente de trabalho ou de trajeto, terá estabilidade de 12 meses a partir da data da alta médica. Se não foi acidente do trabalho ou trajeto, estabilidade somente pro convenção coletiva.

  • Ah detalhe a perícia está marcada para dia 08 de novembro passa cinco dias do atestado q o ortopedista me deu o q eu faço??? Me ajudem preciso de respostas

    • Nilce,
      Após a data do atestado médico, você deverá voltar para o trabalho e como previsto a NR 7 PCMSO, a empresa deverá encaminhar você para o médico do trabalho, se ele der alta vocêe volta a trabalhar e depois vai na perícia.

  • Quebrei o pé e médico me deu 15 dias, voltei a trabalhar no 16. Mas senti desconforto, voltei no médico e ele me deu mais 15 dias. E fui informado pela empresa que eu iria receber somente 15 dias. Procede esta informacao?

    • Fábio,
      A empresa tem razão, atestados médicos do mesmo motivo, são somados e no período de 60 dias a empresa paga só 15 dias, os demais se for o caso serão pagos pelo INSS após a perícia.

  • BOM DIA! COLOQUEI UM ATESTADO DE 13 DIAS DEPOIS TRABALHEI 2 DIAS E COLOQUEI OUTRO ATESTADO DE 13 DIAS! A EMPRESA DISSE Q SO VAI ME PAGAR 15 DIAS E QUER ME EMCAMINHAR PRO INSS! COMO PROCEDER! E SE EU VOLTAR A TRABALHAR! TENHO DIREITO
    TENHO 7 MESES DE CARTEIRA ASSINADA! TENHO DIREITO A ESSE BENEFICIO

    • Para ter direito ao benefício previdenciário do auxílio doença, precisa ter pelo menos 12 meses de registro (mesmo que não seja na mesma empresa), se for acidente do trabalho, não tem carência.
      A empresa tem razão, atestados médicos do mesmo motivo, são somados e no período de 60 dias a empresa paga só 15 dias, os demais se for o caso serão pagos pelo INSS após a perícia.

  • Torci o pé e fiquei 7 dias em casa voltei ao trabalho por 7 dias e depois o médico deu mais 15 dias .. como faço para passar pela perícia, é a empresa q encaminha?? Pois ainda sinto muitas dores no pé que ainda está inchado também! Queria saber como proceder nesse caso. Obrigada!

    • Kelly,
      A empresa vai pagar para você apenas os 15 primeiros dias (somando os dois atestados), a partir do 16 dia do afastamento voc~e deve ligar no telefone 135 ou entrar no site da previdência social e agendar a perícia médica. Após a perícia médica é que o INSS irá efetuar o pagamento do auxílio doença.

  • Boa tarde. Fiquei afastada por 90 dias e voltei na trabalhar no dia 16/10. Meu beneficio foi cortado por que nao fiz a segunda pericia (eu nao sabia e o escritório de contabilidade nao me avisou, enfim estou sem receber desde o dia 01/09). Como voltei a trabalhar no dia 16 eu gostaria de saber se vou receber o salario integral ou apenas o valor proporcional. Obrigada.

    • Carolina
      O controle de agendar e fazer perícia é do segurado. Portanto a empresa não tem nenhuma responsabilidade quanto a isso. No seu retorno, receberá apenas os dias trabalhados. Mas voc~e pode entrar com recurso no INSS e agendar nova perícia.

  • Boa noite. 23 de novembro Peguei 15 dias de atestado depois 2 dias de declaração. Estou gestante. Ai no 18 dia fui no pre natal e a medica queria me encaminhar para o inss. Mas em dezembro ja vou entrar de licença. Então não quero entrar no inss devido a demora da pericia. O que devo fazer

    • Adriana,
      Apenas quem pode decidir é sua médica. Se ela achar que você não tem condições de trabalhar, deverá fazer seu afastamento. Essa decisão é da médica responsável ou por conta e risco seu.

  • Bom dia Abelman . Como já havia comentado, no contracheque de Setembro a empresa me pagou 14 dias que foram os dias que eu trabalhei antes do atestado e mais 15 dias por lei, porem ficou faltando 1 dia. Fiz a pericia do inss e foi concedido o beneficio, No entanto, do dia 1 a 29/09 a empresa me pagou ficou faltando o dia 30/09 no qual alegam que o inss que paga, Na carta de decisao do inss consta que vao me pagar do dia 01/10 a 06/11. Agora minha duvida é se eles estao me pagando o dia que faltou eu receber . Se eles substituiram o dia 30/09 pelo dia 01/10 , porque agendei minha pericia no dia 02/10,

    • Lorena

      se a empresa pagou os 15 dias do afastamento, o restante seria devido pelo INSS.
      O INSS começa a contar no dia seguinte, apenas em casos de acidente do trabalho.
      Se foi afastamento normal, e você não trabalhou naquele primeiro dia de afastamento do Atestado,a empresa está certa, quem deve é o INSS. e para receber você terá que entrar com recurso ou perder um dia.

  • Ola quebrei o dedo do pé no dia 19/09 o médico me deu atestado de 20 dias.
    Meu pagamento desse mês de novembro já recebo os 15 dias da empresa

    • Vanessa
      Isso mesmo, receberá 18 dias de salário e 15 dias de afastamento da empresa. depois precisará agendar a perícia do INSS para poder receber os outros 5 dias.

      • Então me tire outra dúvida.
        Minha folha fecha todo dia 28.
        Dia 19/09 quebrei o pé e o médico me deu 20 dias apartir desta data. Meu pagamento cai todo quinto dia úteis. Então meu pagamento de novembro já veio os 15 dias ??
        Sendo que do dia 28/09 a 19/09 trabalhei

        • Vanessa
          Como você trabalhou dia 19, começa a contar o afastamento no dia 20/09, portanto 11 dias de afastamento voc~e recebeu com o salário de setembro e os outros 4 dias receberá no salário de outubro.

  • ola,me ajude
    estava gravida e no dia 27 de setembro 2017 sangrei no trabalho,fui parar no hospital,a partir dai só fiquei pegando sempre atestado 7 dias ,5 e assim por diante indo e voltando do hospital porque não parava de sangrar,e passando mal , por fim meu atestado terminava no dia 11 de outubro,foi quando fui parar no hospital já com começo de abortamento ..por fim tive o aborto de 15 semanas e foi mais 14 dias começando do dia 11,e minha pericia foi dia 06/11,quais os direitos sendo que a empresa paga no final do mês,ultimo dia ultil.??

    • Camila,
      Você não deixou claro se teve afastamento previdenciário devido aos vários atestados de 7 dias, 5 dias etc…
      No caso de aborto, você tem direito a uma licença de 14 dias.
      O seu salário de novembro, você receberá normalmente, sem desconto.
      Agora se teve afastamento previdenciário, os dias de afastamento quem pagará será o INSS, exceto os 14 dias que serão pagos pela empresa junto com o salário de novembro.

      • então meus primeiros atestados foi do dia 27 de setembro e terminava dia 11 de outubro,foi quando fui para o hospital e tive o aborto, ai tive mais 14 dias ,começando do dia 11 de outubro, com isso a empresa agendou o INSS por causa dos atestados que ultrapassou 15 dias, Tive a pericia nesta segunda dia 06,Saiu o resultado e me deram ate o dia 20 desse mês afastada..

  • quebrei o dedo do pé dia 19 de ououtubro medico me deu 20dias quando.recebo esses 15 diaS???

  • Boa noite Abelman Souza.
    Fui afastada do trabalho.O último dia trabalhado foi dia 19/09.Recebi da empresa dia 05/10 o pagamento de sentembro de 2017 todo.Porém o INSS vai me pagar a partir do dia 05/10 que é a data de início de vigência do benefício.Minha pergunta…Quem me paga do dia 01/10 ao dia 04/10,não seria a empresa?Se ela é responsável pelos primeiros 15 dias do dia 19/09 ao dia 04/10 dá os 15 dias correto?
    Um abraço

    • Sim Fernanda você está correta.
      A empresa paga os 15 primeiros dias então de 19/09 a 03/10 (conta o dia 19, a data do atestado), os 03 dias de outubro, você deve ter recebido dia 05 de novembro.

  • Olá, fiz uma cirurgia e fiquei 15 dias de atestado. No 16 trabalhei normalmente porém tive muita dor, passei novamente e o médico me deu mais 7 dias de atestado, porém o Cid é relacionado ao 1 da cirurgia, corro o risco de ir para o INSS.

  • Boa tarde me chamo Chrystie Camilo tive um problema com nervo ciático e o tratamento levou a um atestado de 18 dias embora já com desvio da função ! Perícia agendada pra início de fevereiro como fica a situação se o atestado já venceu e não pude retornar ao trabalho a empresa nem me deixou passar pelo médico do trabalho alegando necessário alta da perícia medica???

    • Na verdade Chrystie, a empresa não poderia ter proibido o seu acesso ao trabalho, porque seu atestado será de apenas 18 das ou seja o INSS vai remunerar apenas os 3 dias e os demais você não receberá do INSS.
      O certo seria a empresa ter encaminhado vc para o médico do trabalho e com base no laudo deste médico tomar a decisão de deixar voltar ou não ao trabalho.
      Para se precaver dos seus direitos, solicite da empresa alguma coisa escrita que você não está autorizado a voltar ao trabalho com a alta médica, assim poderá cobrar estes dias no futuro.

  • Boa tarde , eu fui afastado e
    30 dias por auxilio doença , os primeiros quinze dias a empresa deve pagar no mês seguinte e se nesse valor de 15 dias eles tem que descontar os descontos que vem no nosso olerite,
    E se o inss paga os meses que eu vou ficar afastado até o ano que vem quando eu fizer a perícia no caso cerca de 4 meses , e se é o valor do salário que recebemos ? Obrigado

    • Sidiclei,
      Sim, a empresa pagará os primeiros 15 dias e efetuará os descontos de lei.
      O valor do benefício é pela média dos últimos 12 meses, desse valor você receberá 80% como auxílio doença.

  • Oi boa noite!

    Um funcionário entregou um atestado de 10 dias a partir do dia 24/10/2017 então do dia 03/11/2017 até o dia 15/11/2017 ele não trabalhou e não deu nenhum atesado ou justificativa que abonasse as faltas dele, depois ele entregou um atestado de 90 dias a partir do dia 16/11/2017, como o atestado é o mesmo CID a empresa deverá pagar apenas 05 dias em sua folha do mês 11/2017?

    • Sim, de acordo com a legislação previdenciária (ver matéria em nosso site), a empresa só paga os 15 primeiros dias, no prazo de 60 dias desde que os atestados sejam pelo mesmo motivo.

  • oi meu nome é wagner fiquei afastado da empresa no periodo de 7 dias trabalhei so um 1 dia e o medico deu 15 dias sera recebe algum dinheiro da empresa

  • Boa noite!
    Minha esposa ficou afastada por 15 dias ( com atestado médico ) no 16 dia ela não foi trabalhar ( não por motivo de doença ) ela é obrigada a entrar pelo inss, mesmo estando bem de saúde ?

    • Marcelo,
      O benefício previdenciário somente se dá com atestado médico, falta normal, não tem direito ao benefício.
      E se ela não tiver como justificar, a empresa poderá descontar o dia e o Descanso Semanal Remunerado.

  • Oi assim eu ganhei 15 dias de atestado e a empresa ja me encaminhou pro inss o sérto nao seria eu voltar a trabalhar pois os primeiros 15 dias é a empresa que paga.Eu sou gestante minha pericia esta marcada pra 10 de janeiro mas eu nao tou de atestado medico.e tou parada e agora quem vai me pagar até lá.Por favor me ajudem.

    • Marquiele
      Precisa verificar se você não entregou na empresa outros atestados no prazo de 60 dias. Porque se isso aconteceu, você será afastada pelo INSS. Porém, a sua volta para a empresa se dará no término da data de afastamento do atestado médico e não após a perícia.
      Caso seu atestado já venceu, deverá voltar para a empresa e se a empresa não deixar você voltar, deverá pedir para eles encaminharem você para o médico da empresa e se ele afastar você, o INSS é quem deverá pagar, se ele autorizar a sua volta, a empresa quem pagará esses dias.

  • Boa tarde! Eu sofri um acidente com 2 semanas de experiência e peguei 15 dias de atestado e a empresa nao me pagou o valor completo estar certo?

    • Larissa,
      A empresa deveria ter pago os primeiros 15 dias do afastamento, para saber se está correto precisa verificar se estes quinze dias estão dentro do mesmo mês.
      Caso contrário poderá receber a diferença no mês seguinte.

  • Olá boa tarde sofri um acidente de trabalho estou afastada Deus do dia 25 de outubro de 2017 o médico dos premeiro socorros mim deu 14 dias de atestado e mim deu o e me deu o encaminhamento para eu passar em um cirurgião passei no cirurgião e ele me deu mais 30 dias de atestado e agora acabou os 30 dias e a empresa tá falando que tenho que pegar mais atestado até o dia da perícia. Minha pergunta é eu tenho que pegar mais atestado mesmo ou não porque o México falou que não tem mais necessidade de pegar atestado mas a empresa insiste que tenho que pegar

    • Rosângela
      Caso você não tenha atestado médico para justificar o afastamento da empresa, você deverá voltar ao trabalho, porém antes terá que ter a alta médica do médico da empresa. Portanto fale com a empresa que você não tem mais atestado médico, e para voltar a trabalhar ou continuar afastada, depende do parecer do médico do trabalho.
      A perícia do INSS mesmo que agendada para data posterior, se já passou a data do atestado, poderá voltar a trabalhar, porque eles só irão conceder o benefício pelo período do atestado.
      Para você se garantir que irá receber seu salário ou o benefício previdenciário, precisará do laudo do médico da empresa.

  • Olá fiz uma cirurgia de varizes peguei um atestado de 15 dias do vascular e no 16 dia eu trabalhei …
    Aí peguei outro de 15 dias mais coloquei outro Cid…
    Agora vou trabalhar mais um dia e vou dar outro atestado de 15 dias… Pode me dizer oq a empresa pode fazer comigo???
    Não queria me afastar me ajudem….

    • E hoje estou trabalhando mais o médico vai me dar outro 15 dias sem Cid me ajudem podem afastar ??

      • Priscila,
        A empresa poderá solicitar que você passe no médico do trabalho, e mesmos em CID se ele atestar que é pelo mesmo motivo, você continuará afastada, sem receber do INSS e nem da empresa.

    • Priscila
      Mesmo você colocando outro CID, se for pelo mesmo motivo, atestados acima de 15 dias, dentro de 60 dias da data do primeiro atestado, irá gerar o afastamento previdenciário. A empresa poderá solicitar que você passe pelo médico do trabalho para confirmar os seus atestados e o motivo relacionado.

  • Boa tarde, por favor me ajude! estou com uma enorme duvida
    No dia 25/04 me afastei da empresa por motivo de saúde (cirurgia vesícula) o meu medico me atestado por 3 meses.
    nesse meio tempo fiz a pericia no INSS, que foi negada por carência, assim a empresa não me pagou e nem o INSS, fiquei em casa os tres meses até passar pelo medico do trabalho e retornar.
    No pagamento do meu decimo terceiro, a empresa não pagou referente os 3 meses afastada, disse que o INSS que teria que pagar, mais como se eu não consegui o beneficio?.
    Queria saber se essa informação é verdadeira, ou se a empresa tem que pagar? Por favor

    • Bruna,
      Como você não tinha cumprido a carência mínima exigida pelo INSS, ficou sem direito ao benefício.
      Como também não trabalhou devido ao impedimento por motivo de saúde, também não foi gerado salário neste período e para ter direito ao 13o. sala´rio, precisaria ter trabalhado pelo menos 15 dias em cada mês.
      A empresa está correta, os meses em que você não trabalhou pelo menos 15 dias, não tem direito ao 13o. salário.
      Veja a lei 8.212/91, artigo 25, inciso I

      • Oi eu trabalho 3 vezes por semana como diarista de carteira assinada e recebo 1100 me machuquei no serviço e peguei 15 dias de atestado peguei de pagamento 357.52 ta certo esse valor recebido .

        • Se você está registrada, os dias que ficou parada (sem trabalhar) deverá agendar no INSS pelo telefone 135 e receberá estes 15 dias diretamente do INSS.

  • Boa noite rompi os ligamentos do meu joelho esquerdo. Fui afastado do dia 30/11 /2017 até 14/12/2017 .O médico especialista em joelho me pediu pra fazer fisioterapia até aliviar as dores e eu ganhar mobilidade no joelho para cirurgia. Se eu voltar no décimo sexto dia ao trabalho e me afastar novamente eu recebo esses novos dias de afastamento já que tinha retornado ao trabalho ou recebo pelo INSS?Estou confuso.

    • Caso você seja afastado novamente pelo mesmo motivo (joelho), deverá agendar a perícia do INSS. A empresa somente paga os primeiros 15 dias de afastamento dentro de 60 dias quando se trata do mesmo motivo.

  • Eu me afastei dia 19 de setembro minha perícia foi dia 06 ganhei os 15 dias da empresa e15 dias do inss ,marquei outra perícia para o dia 12 de dezembro após esse dias fiquei em casa ,vou retomar ao trabalho hoje dia 16 de dezembro ,será que posso ser mandado embora trabalho como balconista de açougue auxílio que recorri foi ernia de disco a empresa pode me mandar embora.

    • Depende qual foi o motivo do afastamento. a estabilidade legal por doença, somente se dá se for por acidente do trabalho ou doença ocupacional. Se era uma doença pré existente ou mesmo não relacionada ao trabalho, somente tem estabilidade se constar na convenção coletiva.

  • Olá, meu nome é Adriana. Sofri um acidente de trabalho e fiquei 15 dias afastada. O médico me deu alta. Porém a empresa disse que para não entrar na caixa deveria ter voltado a trabalhar no 15 dia. Ou seja, o atestado deveria ser de 14 dias. Será preciso fazer pericia no Inss?

    • Não, até 15 dias não tem afastamento previdenciário, somente a partir do 16 dia que gera o afastamento pelo INSS. Veja o artigo 59 da Lei 8.212/91.

  • Olá eu peguei atestado médico dia 04/12/17 e fiquei até dia 08/12/17, sábado 09/12 e domingo 10/12 era minha folga.
    Voltei na segunda 11/12/17 e não consegui trabalhar,fui ao médico no mesmo dia e ele me deu mais 10 dias de atestado médico,fiquei do dia 11/12/17 até 20/12/17,era pra voltar no dia 21/12/17,mais passei no médico no mesmo dia e ele me afastou pelo INSS.
    Era pra eu receber o vale e a segunda parcela do 13°que no caso daria uns 1.100,00 mais só tinha 483,00 o que houve?

    • Provavelmente você só recebeu a segunda parcela do 13o. salário, tem empresa que se o funcionário está afastado pelo INSS não concede o adiantamento. No dia 5 de janeiro, você irá receber os 3 dias trabalhados e os 15 primeiros dias do afastamento. (confira no seu recibo de salário e do 13o.)

  • Oi eu estou desenvolvendo atestado 15 dias acaba dia 28,mais tenho médico dia 29 de dezembro se o médico me deram outro atestado de 5 dias com outro Cid a empresa pode me afastar.

  • Ola tudo bem? estou afastada 15 dias porem medico me deu 30 dias a empresa ja marcou a perícia pois e a primeira vez q marco pericia. Gostaria de saber como se faz o calculo dos 15 dias que estou de atestado, que a empresa ira me repassar. Desde ja agradeço obrigada

  • Olá gostaria de saber se tenho direito a receber décimo terceiro referente aos dias trabalhados, fui encaminhada para o INSS duas vezes mas antes desses afastamentos eu trabalhei 5 meses e quinze dias antes dos primeiros atestados que me enviaram pro INSS. A empresa tem obrigação de me pagar décimo pelos dias trabalhados?

    • Sim, você terá direito ao 13o. salário da seguinte forma: os meses que trabalhou pelo menos 15 dias, receberá da empresa, os meses em que ficou afastada por 15 dias ou mais, já deve ter recebido do INSS junto com a última parcela do benefício. Se ainda estiver afastada, recebe em dezembro.

    • Depende o que diz essa “carta”, o médico deveria ter fornecido um atestado médico acompanhado com a carta endereçada ao INSS sugerindo o afastamento. Sendo assim,da empresa receberia os primeiros 15 dias e os demais do INSS, após a perícia, como auxílio doença.

  • Boa tarde Abelman, minha perícia está agendada para o dia 24/01/18 caso eu tenha alta e volte ao trabalho vou receber os dias trabalhados do próximo mês, ou só o auxílio doença?

    • Depende do período de afastamento. A empresa paga os 15 primeiros dias, se foi em janeiro, receberá estes dias no salário deste mês. os demais dias receberá do INSS geralmente em até 30 dias após a perícia.

      • Outra coisa…meu atestado terminou antes da perícia…nesse período que estou aguardando a perícia, devo buscar outro atestado ou estou respaldada pelo INSS?

  • Bom dia.
    Eu estou afastada do emprego a 10 dias hj e peguei mais 15 dias de atestado e ja dei entrada no inss. Quando devo receber mru primeros 15 dias de atestado. Antes de ir pra pericia ou so quando eu voltar para a empresa?!

      • No caso meu pagamento e sempre dia 30 entao eles ja me pagaram referente a dezembro. E eu estou afastada desdo dia 25 de dezembro.

        • Vou ficar afastada assim que eu voltar posso ser mandada embora? (Me machuquei em casa)

  • Oi eu sou gestante de 36 semanas, e meu médico deu 14 dias de atestado 04-12-17eu voltei trabalhar dia 17.12 até 02.01.18 ganhei mais 14 dias e a empresa me encaminhou p inss só q eles declaram q eu trabalhei só até dia 17.12.17,mas eu trabalhei de 17 .12 a 02.01 isso pode acontecer ?

    • Encaminhar para o INSS, está correto, desde que o afastamento seja pelo mesmo motivo. Agora a empresa deve declarar o último dia trabalhado, como o dia 02 de janeiro data do efetivo ultimo dia de trabalho. Porque se o médico atestou mais 14 dias a partir do dia 03 de janeiro, a empresa pagará 1 dia e o INSS os outros 13 dias.

  • Meu ultimo dia trabalhando foi 28/11/2017 peguei um atestado de 15 dias mas ate agora a empresa ano me pagou nada tenho pericia marcada para dia 19/01/2018
    Oq fasso ano tenho direito??

    • Se você não tem outro atestado, já deveria ter voltado a trabalhar, mesmo com a perícia agendada para data posterior ao retorno. Este período que não trabalhou caso o INSS não conceder como benefício, terá dificuldade para receber da empresa.

  • Meu atestado terminou antes da perícia…nesse período que estou aguardando a perícia, devo buscar outro atestado ou estou respaldada pelo INSS? Sendo que passei pelo médico do trabalho e ele me deu INAPTO e me pediu para voltar após a perícia.

  • No dia 02/01/2018, recebi um atestado de 30 dias de afastamento.
    Meu patrão após 15 dias me chamou pra assinar os papéis do inss.
    Isso é necessário mesmo ou ele tá querendo se isentar da responsabilidade,
    Do meu problema, alegando que já tinha essa doença.

    • Se você está afastado, com atestado médico de 30 dias, tem que agendar a perícia no INSS, para poder receber seus direitos previdenciários. Quanto a responsabilidade da empresa será somente se a sua doença for ocupacional ou acidente do trabalho.

  • 17:12
    Meu atestado terminou antes da perícia…nesse período que estou aguardando a perícia, devo buscar outro atestado ou estou respaldada pelo INSS? Sendo que passei pelo médico do trabalho e ele me deu INAPTO e me pediu para voltar após a perícia.

  • Fiquei 7 dias de atestado pois sofri um acidente, retornei ao trabalho e tive que fazer o exame de retorno ao trabalho e o médico me atestou inspira ao retorno pois ainda estava ruim, após mais 7 dias retornei nele e fui considerada apta,mas a empresa não quer me abonar esses 7 dias que o médico do trabalho me atestou inspira até meu retorno pois eles alegam que o médico do trabalho não dá atestado

    • Se o médico do trabalho não liberou para trabalhar, ele deveria ter encaminhado você para retornar ao médico e pedir novo atestado médico. Você pode questionar o pagamento dos dias, porque foi impedida de trabalhar pelo médico da empresa e ainda estava dentro dos 15 dias de obrigação da empresa.

  • Queria tirar uma dúvida meu ultimo dia trabalhado foi dia 8/12 mas eu estavo com atestado e no dia 19/12 dei entrada no INSS.No dia 20/12 sai o nosso adiantamento da empresa eu peguei 400 .E no dia 5/1 Eu peguei de salário 500 sendo que agora a minha empresa tá dizendo que depositou a mas no meu pagamento e que vai ser descontado quando eu voltasse a trabalhar. AGORA A MINHA CHEFE DISSE QUE EU DEVO MAS DE 450 REAIS.QUERIA SABER SE ENTAO EU NAO TINHA NADA PARA RECEBER NO MEU PAGAMENTO.EU GANHO UM SALÁRIO MINIMO

    • A empresa deve os 15 primeiros dias do atestado, como não fala quantos dias de afastamento constava em seu atestado médico e quando retornou ao trabalho, é difícil afirmar se está certo ou não. Só que se teve R$ 400,00 de adiantamento e ainda recebeu R$ 500,00, a empresa provavelmente pagou a maior sim.

  • boa noite me astaei dia 26 de dezembro de 2017.. minha folha de pagamento ja havia fechado e recebi meu salario normal porem minha pericia e dia 6 de fevereiro os quinze primeiros dias e da empresa correto? so que a empresa lancou esse quinze dias no meu holerite e diz que so vai me pagar depos que passar no inss. isso esta correto por ja que os quinze primeiros e da emresa eu teria que recebr no quinto dia util de fevereiro

    • Os primeiros 15 dais serão pagos pela empresa de acordo com a data do atestado médico, se foi em dezembro, de 26 a 31 de dezembro, você já recebeu no salário de 5 de janeiro, de 01 de janeiro a 09 de janeiro, recebera no quinto dia de fevereiro.

  • Olá. Estou gestante e dia 30/12 peguei um atestado de dois dias com o Cid 0234 e no dia 24/01 meu obstetra deu um atestado de 15 dias com o Cid 0261. Fui encaminhada ao Inss pelo RH da empresa e a mesma informou que os Cids não tem ligação nenhuma,mas estou sendo encaminhada por ambos atestados serem de gravidez(com doenças sem ligação alguma). Meu pagamento caiu hoje dia 30/01 porem veio sem acréscimos totalizando os 15 dias. Mas o RH tinha informado que eu não receberei sobre a quinzena de Fevereiro. Então porque não pagaram junto os dias restantes do atestado(15 dias)?.
    Outra duvida,eu já havia entregue 3 atestados sobre pressão alta. Inclusive um com 10,dias que foi dado dia 12/12. Pq ela não me encaminhou com esse atestado que é minha causa de tratamentos e atestados contínuos?

    • Provavelmente por um erro do RH, porém se você possui atestados médicos com CIDs que não se relacionam a gravidez, o INSS está certo, quem deve pagar é a empresa. Sempre que dentro de 60 dias tiver atestados médicos com o mesmo motivo de afastamento (a contar do primeiro atestado), a empresa paga apenas os 15 primeiros dias.

  • Boa noite! Fiquei afastada 7 dias por atestado medico, quero saber se vou receber por esses dias não trabalhados.

  • Boa noite gostaria de saber se inss soma meses anteriores de trabalho antigo ,com atual,sou empregada doméstica fiz uma cirurgia de vesícula,faz 39 dias ,meu auxilio doença deu indeferido ,tenho 7 meses de registro, o dia que liguei no inss para marcar perícia médica o atendente do inss disse que somam meses anteriores de trabalho antigo,isso é verdadeiro a informação que foi falado desde já agradeço pela sua atenção!

    • Sim, soma se o período anterior, mas precisa verificar se não perdeu o direito de segurada.
      Poderá fazer um recurso, mas precisa ter pelo menos 12 meses pagos, e não ter perdido o direito de segurada.

  • Eu sofri um acidente de trabalho vou ser encaminhado ao INSS meu salario e de 1400 o meu beneficio sera de quantos

  • Boa tarde. Agradeço se puder me ajudar.
    Me chamo Thamara.
    Tive um afastamento pelo ortopedista no período de 5 dias em dezembro/2017 e outro afastamento pelo período de 7 dias pelo mesmo ortopedista no mês de janeiro/2018, por problemas na coluna ambos, porém o médico não colocou CID no atestados. Em janeiro passei mal por outros motivos (clínica médica) e tive mais 4 atestados de dias diferentes, também esses sem CID. Somando um total de 16 dias de atestado dentro de 60 dias. Chegando pra trabalhar no dia seguinte do último atestado a empresa me encaminhou pro INSS.
    Marquei ontem a perícia para o dia 21/02.
    Minha pergunta é a seguinte, a empresa pode me encaminhar pra perícia mesmo sabendo que não são atestados pela mesma doença? Pois estou bem e é certo até a data da perícia eu ficar sem trabalhar e receber? Pois acredito que logicamente a perícia médica vai negar meu benefício.
    Obrigada.

    • Não está correto, se o afastamento foi por motivos diversos, cabe a empresa pagar esses dias. E para poder te encaminhar, ela primeiro deveria ter pedido para você passar no médico do trabalho da empresa. Mesmo no período de aguardo da perícia deveria voltar a trabalhar. Por isso é importante o laudo do médico da empresa. Você tem direito a receber esses dias do INSS ou da empresa.

  • olá, me operei de apendicite no dia 29/12/2017, minha pericia já foi marcada somente para dia 16/02/2017 eu gostaria de saber se tenho direito de receber pela empresa?

    • Você tem direito de receber os primeiros 15 dias do afastamento. Os demais serão pagos pelo INSS (veja de quantos dias é seu atestado deverá voltar ao trabalho após esta data)

  • Boa tarde, eu fiz uma cirurgia dia 9 de janeiro de 2018, o médico me deu 45 dias de atestado e a empresa onde trabalho me pagou o vale dia 20 de janeiro normalmente. minha dúvida é: Eu recebo agora no 5º dia útil de fevereiro o total de 23 dias sendo 8 trabalhados e 15 atestado???

  • Pedi demissão dia 5/01/18 e comecei cumprir aviso prévio trabalhado mas peguei 16 dias de atestado dia 18/01/18 a folha na empresa fecha dia 21e eu entreguei o atestando dia 23 e ele terminou um dia antes do término do meu aviso e só depositaram apenas 15 dias na minha conta
    Como fica os outros dias que trabalhei? Quais são os meus direitos ?

    • Se for uma atestado médico válido, a empresa deverá pagar os 15 primeiros dias do afastamento dentro do aviso prévio. Porém se você entregou o atestado depois da folha fechada, a empresa não tinha como saber que as faltas seriam justificadas. Pode ser que receba na rescisão.

  • Ola!Pedi demissão dia 5/01/18 e comecei cumprir aviso prévio trabalhado mas peguei 16 dias de atestado dia 18/01/18 a folha na empresa fecha dia 21e eu entreguei o atestando dia 23 e ele terminou um dia antes do término do meu aviso e só depositaram apenas 15 dias na minha conta
    Como fica os outros dias que trabalhei? Quais são os meus direitos ?

  • Olá. Estou gestante,tenho escoliose e artrose , tive no dia 05 dezembro um atestado de 3 dias, e retornei no dia 8 de dezembro. No dia 02 de janeiro apresentei um atestado de 3 dias, no dia 0 5 de janeiro apresentei outro de mais 8 dias. Retornei no dia 13. No dia 16 apresentei um outro de mais 3 dias, totalizando 17 dias. Minha perícia é amanhã, porém a empresa não pagou os 15 dias, recebi apenas 138 reais. Oq pode ter acontecido?

  • Levei uma pancada na empresa montando um manequim não dei importância,mas logo em seguida comecei a sentir dores.fiquei com uma sensação de torcicolor,fiz uma ressonância e estou com minha cervical comprometida!!!tenho como saber e provar acidente de trabalho?

    • Na época do acidente, você comunicou a empresa? Se não fez a comunicação, poderá provar através de um perito, o qual poderá determinar a causa da lesão na cervical, porém será muito difícil e você quem arcará com esses custos.

  • Olá boa tarde, fiz uma cirurgia de hidrocele bilateral dia 11/12/2017 o medico deu 30 dias de atestado, a empresa só deu entrada no dia 03/01/2019 e eu conseguir marca a pericia medica só para o dia 07/02/2018 e quando foi neste dia o INSS me ligou cancelando pq o medico nao iria e agendou para o dia 22/02/2018, minha duvida é se eu irei receber esses dias que estou esperando a pericia ?

    • Depende, você irá receber os dias que consta no atestado ou determinado pela perícia. Seria bom se tivesse mais um atestado de afastamento ou caso contrário deeveria voltar a trabalhar para não perder os dias, caso a perícia só determine o pagto até o dia 11 de janeiro.

  • Ola o medico me atestou 12 dias,depois trabalhei e depois peguei mais 7 dias ,nesse caso posso volta a trabalhar depois do termino desse atestado

  • Boa noite Minha esposa recebe por quinzena e eu queria entender ela foi afastada dia 6/2/18 no dia 5 ela recebeu normal sua quinzena eu gostaria de saber se ela recebe dia 20 referente ainda o mês de janeiro e dia 5 de março referente aos 15 dias de afastamento e isso que vai acontecer? Por favor me tire essa duvida

    • a empresa deverá pagar os dias de afastamento, de 06 a 21/02/2018.
      No dia 05/02 ela recebeu referente a janeiro. no dia 05 de março, irá receber de 01 a 21/02/2018, incluído os primeiros 15 dias do afastamento.
      Obs: ela poderá adiantar no dia 20/02.

  • meu pagamento é feito nos dias 15 e 30 sendo o vale dia 15 e o pagamento dia 30 meu atestado acabou no dia 31 de fevereiro tenho direito ao vale ou a empresa paga os 15 dias no pagamento que seria no dia 30 ??

      • Boa tarde eu tenho uma dúvida o médico 15 de atestado e no 16 dias voltei a trabalhar só que com 5 dias depois fiquei doente do mesmo Cid e o médico mim deu mais 15 dias de atestado a empresa que pagar esses dias afastado ou vou te que dá entrada no INSS?

  • Boa tarde quebrei o meu dedo dia 02/02/18 e peguei 30 dias de atestado eu recebo os 15 dias dia 20 quando a folha de pagamento fecha ou recebo dia 05/03 e recebo 15 ou 17 dias?

    • Receberá no quinto dia útil de março, e se trabalhou pelo menos parte do dia 2, receberá 17 dias da empresa, sendo 2 dias trabalhados e 15 de auxílio doença;

  • Olá, estou de atestado desde 5 de fevereiro, e agora aguardando a perícia.. .. gostaria de saber porque nao tive direito ao vale esse mes ?

  • Olá boa noite ,eu gostaria que me tirasse uma dúvida eu peguei varios atestados de 4,5,7 dias no total acabou sendo 21 dias de afastamento o primeiro atestado peguei dia 01/02/2018 e eu recebi o meu vale dia 15/02 normalmente meu pagamento sempre é 15 e 30 de cada mês minha dúvida é,irei receber meu salário dia 28/02/2018? Vou receber algo dia 28/02

  • Olá boa noite ,eu gostaria que me tirasse uma dúvida eu peguei varios atestados de 4,5,7 dias no total acabou sendo 21 dias de afastamento o primeiro atestado peguei dia 01/02/2018 e eu recebi o meu vale dia 15/02 normalmente meu pagamento sempre é 15 e 30 de cada mês minha dúvida é,irei receber meu salário dia 28/02/2018? Vou receber algo dia 28

  • Boa tarde sofri um acidente de trânsito saindo do trabalho peguei inicialmente 15 dias de atestado depois mas 50 dias de atestado com o mesmo cid minha pericia ficou marcada para o dia 06/04/2018 no inss recebi meu pagamento no 5°dia útil mas no holerite não veio contando as faltas justificadas já que a folha de pagamento fechou no dia do acidente eu ainda vou receber os dias de atestado e meu atestado médico vence antes da pericia o quê eu faço tenho que pedir outro do meu médico ou fico pegando falta até a pericia ou fico como se tivesse amparada desde já agradeço sua atenção

    • Você receberá incluso no salário do mês os primeiros 15 dias (não necessariamente estará separado os dias de auxilio acidente). Para a perícia deverá levar o atestado, os exames e o laudo médico. Após o término do atestado atual, se ainda não estiver em condições de trabalhar, deverá retornar ao médico e pedir um novo atestado. Lembrando que no retorno deverá passar pelo médico do trabalho da empresa.

  • Tenho dois vínculos empregatícios, caso em me afaste por mais de 15 dias devido cirurgia, meu salário sofre mudanças? Qual o cálculo realizado pelo INSS?

    • Não sofrerá mudanças, receberá de acordo com a somatória dos dois salários de contribuição. O INSS paga pela média dos últimos 12 meses (91%).

  • Quando o funcionário é afastado pelo INSS, ele recebe somente os 15 dias, ou recebe os dias até a data da perícia? Fiquei 15 dias de licença por ter feito uma cirurgia de ernia, depois o médico me deu mais 15 dias, porém a perícia está marcada só para 03/04, minha dúvida é vou receber só os 15 dias do INSS ou recebo também os dias que fiquei esperando a perícia?

    • Os dias que ficou esperando a perícia, deveria ter voltado a trabalhar (se já estava de alta médica). O INSS pagará após a perícia, pelo período de afastamento do atestado médico, excluído os 15 dias que foram pagos pela empresa.

  • Oi qria sou gestante de 14 semanas de gêmeos e estou com fortes crises de lombalgia meu medico me deu três atestados no período de 60 dias totalizando un de 7 voltei trabalhei 4dias mais um d 5 trabalhei 2 dias e peguei mais um de 8 q encerrou ontem qndo voltei hj pra trabalhar o RH me informou q estariam me encaminhando para o INSS…gostaria de saber os eu vou receber no pagamento agora

  • Boa tarde,me afastei por 15 dias consecutivos e voltei no 16 ,agora precisei afastar por mais 8 ,entro no INSS ou esse dia que trabalhei conta como se o afastamento começar de novo?

  • Bom dia tive 17 dias de atestado dois com Cid e os outros sem a empresa ajuntou os atestados e me mandaram pro inss gostaria de saber referente a esses 15 dias ele vai começar a contar do primeiro atestado que eu dei ou do último pois o primeiro seria de 26 de dezembro e o último dia 02 de fevereiro fizeram a contagem de 60 dias e deu 17 a menina do RH disse que conta do primeiro então eu só receberia 2 dias pela empresa e não os 15 isso é certo?? Obrigada

  • Olá! Fiz uma cirugia de hérnia umbilical no Dia 21/09/2018, e o médico me deu 60 dias de atestado, mais a empresa marcou minha perícia inicial apenas para 17/08/2018. Então queria saber se vou receber Referente a esses dias que vou esperar até a perícia e, se vou receber somente após a perícia?

    • Mesmo com a perícia marcada para depois da data do retorno, deverá voltar ao trabalho, e passar pelo médico da empresa, se ele der alta, poderá voltar ao trabalho e depois, os dias parados receberá do INSS.

  • Eu estou afastada do trabalho desde 01 de fevereiro de 2018,o atestado estendeu se por quinze dias, então todo esse período até a perícia o INSS vai me pagar por que a perícia é 20/04/2018

  • Boa noite, estou com um atestado de 7 dias do dia 28/02 a 06/03 com o cid F41.2, porem no dia 03/03 sofri um acidente de moto e estou com muita dor no corpo tenho consulta com o ortopedista que me atendeu no pronto socorro dia 07/03 ele pode me afastar por 15 dias e eu nao entro pelo INSS? Lembrando que são CIDs e causas diferentes. Obrigada

  • Ola boa tarde! queria saber a seguinte informação. Se eu pegar um atestado de 30 dias a empresa paga 15 e os outros 15 seria o INSS, mas se o INSS vier a negar esses 15 dias a empresa é obrigada a pagar ou apenas pode fazer o retorno do mesmo?

  • Trabalho na prefeitura,contribuo p o inss,se entrarmos com atestado inferior a 15 dias somos obrigados a fazer pericia por um medico indicado pela mesma ou teremos is dias cortados.A intencao e reduzir os atestado.Isso pode?E legal?

    • A empresa pode solicitar que o empregado passe no médico do trabalho em caso de afastamento por qualquer período, somente sendo obrigatório a partir de 30 dias, conforme NR7.

  • Olá, trabalho a 8 meses na empresa. Tem mais ou menos uns 2 meses que venho entregando alguns atestados de 1/2 dias com cid’s diferentes, mas sem passar de 15 dias com o mesmo cid. Dessa última vez peguei dois atestados com cid’s correlacionados a depressao que juntos contam 14 dias. Voltei ao trabalho no 15 mesmo o psiquiatra querendo me afastar ( eu não quis!).. a empresa marcou médico do trabalho para mim assim que voltei.
    minha dúvida é: se o médico do trabalho achar que não estou em condições de trabalhar na função por conta da depressao, serei obrigada a passar por perícia no inss ?

    • Sim, se o médico do trabalho entender que você não tem condições de trabalhar, e pelo histórico de atestados médicos, poderá encaminhar para tratamento médico e posterior afastamento previdenciário.

  • Bom dia!
    Sou professora estou com o pulso inchado o médico me deu um atestado de 21 dias, como passou de 15 dias vou para a perícia . Minha dúvida é o INSS irá pagar o mesmo valor que eu recebo ou terá um desconto?

  • Boa Tarde !!
    Quero saber peguei 15 dias de atestado, marcaram a pericia mais tava muito longe quase 3 meses de espera e voltei a trabalhar Mais aguentei trabalhar só 3 dias e me sinto mal ainda do problema de saúde. Posso pegar outro atestado esses dias? e Posso ainda Marcar a Pericia?

    • Não só pode como deve passar novamente no médico, pedir outro atestado e também o laudo médico para levar na perícia. Agendar nova perícia, com a data de afastamento do primeiro atestado, desde que seja pelo mesmo motivo (ou mesmo CID)

  • Fiquei adoecido peguei atestado para 3 dias .
    E no mes seguinte nao recebi o adiantamento salarial pos a empresa alegou que com 3 dias de afastamento perdi o direito .
    Isso e certo?

  • Bom dia, sou gestante, estou de 33 semanas. Minha obstetra me forneceu atestado de 15 dias por estar já apresentando contrações. Minha dúvida é a seguinte caso minha médica veja que não tenho condições de retornar ao trabalho no 16 dia, deverá me dar novo atestado…daí deverei agendar perícia no INSS a partir daí isso? Mas como já estarei de 35 semanas e se tudo correr bem minha médica irá agendar a Cesária com 38 semanas. Vai dar tempo de passar em perícia para receber do INSS como auxílio doença, ou entrará como auxílio maternidade a partir somente do nascimento do meu bebê???Obrigada!!!

  • Olá! Fiz uma cirugia de hérnia umbilical no Dia 21/02/2018, e o médico me deu 60 dias de atestado, mais a empresa marcou minha perícia inicial apenas para 17/08/2018. Então queria saber se vou receber Referente a esses dias que vou esperar até a perícia e, se vou receber somente após a perícia?

  • Boa tarde tive um problema de pecundelite no cotovelo causado por movimentos repetitivos ..o ortopedista me afastou do dia 26/02 a 12/03..e mais dois meses pelo inss. Então a empresa depositou meu pagamento do dia 05/03 .gostaria de saber se eu não tinha direito ao restante dos dias e e eu tinha direito ao vale ???mto obrigado

  • Olá queria tirar uma duvida estou grávida e minha medica me deu 15 dias em casa em fevereiro quando voltei minha patroa me falou que eu não podia por mais atestado durante 31 dias se não eu era obrigada a ir para a me encostar .Quero saber se isso é. Verdade porque minha doutora me deu mais 7dias hoje? Dia 21.03

  • bom dia,

    quem está afastado já fazem vinte dias mas ainda não fez pericia, mesmo assim já esta afastado oficialmente? e já ira receber o beneficio?

  • Olá boa tarde! Tirei férias de 20 dias era pra eu voltar dia 21 tive que fazer uma cirurgia no dia 15 faltando 6 dias pra eu voltar a trabalhar,o médico me deu 30 dias de atestado,fui na empresa e pegaram os 6 dias que me restava de férias e completaram os 15 dias dele (15 a 29)pela empresa e os outros 15 pelo inss.Era pra empresa contar do dia que eu voltar de férias os 15 dela é os restantes do dia para o INSS?como 21 a 04 e 05 a 13 o INSS?

  • São 30 dias de atestado tirando dos 30 6 dias de férias fica 24 dias dos 24 se a empresa contasse 15 para empresa e 09 para o Inss eu pensava assim.Pode incluí meus dias de férias?

  • Bom dia ,estou começando em um tratamento para reumatismo estou inchando muito as mãos, braços ,pés dedos muito dolorida mancando e meu emprego exige sapatos fechados e meus pés estão muito inchado trabalho como caixa operadora pego peso toda hora e meus dedos as vezes de tão inchados nem fecham sinto muita dor e por pegar peso toda hora todo dia os antiflamatorios nao estão me ajudando muito não estou conseguindo movimentar direito minha mão direita meu lado direito pe mão joelho cutuvelo doem noite e dia e estão pesados posso pedir afastamento do trabalho por esses motivos ?

  • Você está precisando de dinheiro urgente ou precisa de algum tipo de ajuda financeira, se sim, então eu gostaria que você recebesse uma master cartão já carregada com dinheiro, com este cartão você tem acesso diário a 3000 $.
    Para obter este cartão basta entrar em contato com: [email protected]
    ou enviar uma mensagem whatsapp para +14243655441

    obrigado

  • [email protected] é realmente o lugar certo para obter o seu cartão ATM em branco. Muito tem sido dito sobre esta empresa que eu vi on-line sobre sua confiabilidade e serviços certificados estou reafirmando isso porque eu testei-los também e eles são confiáveis. Recebi meu cartão há 4 dias e demorou apenas 2 dias para ser entregue a mim depois que fiz todos os pagamentos necessários. Se você está cansado de desperdiçar seu dinheiro em empresas falsas, então [email protected] é o lugar certo

  • O fechamento do mês na empresa em q trabalho é dia 15,peguei meu atestado de 60 dias dia 16 ,minha dúvida é recebo o salário fechado mais 15 dias de atestado? Pagamento é todo dia 30

  • Boa noite.
    No dia 21 de fevereiro quebrei 2 ossos do pé, e peguei 15 dias de atestado, apos os 15 dias, peguei os 30 dias de ferias que estam vecidas. Porem meu pe ainda nao esta bom.
    Posso recorrer ao inss? O que devo fazer?

  • Bom dia. No dia 9/03 peguei 14 dias de atestado por uma lesão no cóccix. Agora dia 01/04 o médico me deu mais 15 dias por que quebrei o dedo. Então são CID diferentes. Sou encaminhada para o INSS??

  • Boa noite.
    Fiquei afastada por 7 meses do trabalho decorrente de fratura e cirurgia de platô tibial. Retornei ao trabalho após a cessação do beneficio e liberação da medicina do trabalho, trabalhei por 25 dias e não consegui mais, neste intervalo procurei um especialista em joelho, que constatou após tomografia que ficou uma deformidade no joelho que terei que colocar uma prótese posteriormente… E me afastou por mais 30dias com o mesmo CID… O INSS pode não aceitar a licença?

  • Bom dia Albeman!
    Sofri acidente no dia 27/02/18, atestado de 15 dias,fui ao retorno o médico deu mais 90 dias correto.eu deveria receber o mês trabalhado mais os 15 dias de afastamento ou não ? Ou a empresa depositária os 15 dias no mês de abril ?devido ter sofrido acidente no final do mês?

  • Olá, meu filho tem 16 anos. Conseguiu o primeiro emprego como menor aprendiz. Trabalhou 30 dias, e por infelicidade quebrou a mão em atividade física na escola. Já tem atestado de 15 dias, porém ainda não está apto a voltar a trabalhar. Sei que ele não tem direito ao INSS por conta da carência de 12 meses de contribuição. Mas como proceder agora?

  • Olá , tenho cinco meses de carteira assinada no meu atual emprego, peguei um atestado de 15 dias pois meu médico me diagnosticou com artrite reumatóide e pediu meu afastamento . até vai tudo bem foi marcada a perícia médica fiz o perito na hora falou que tinha dado tudo certo . a noite entrei no site do INSS e falou que eu não tinha direito ao benefício pois não tinha vencida a carência.fui na empresa eles me explicaram que tinha uma carência de seis meses para conseguir afastar . sendo assim tinha que trabalhar mais um mês para me afastar .Mas devido minha doença não consigo trabalhar e a empresa não vai aceitar mais meu atestado médico a empresa pode se negar a receber meu atestado?

  • Poderia me ajudar a entender
    Sobre acidente de trabalho. Meu acidente ocorreu dia 02/03 mais um dia antes trabalhei meu dia normal no caso dia 01/03
    É correto a empresa me pagar somente 15 dias do atestado?
    E o dia anterior trabalhado não foi pago.
    Contaram o meu ultimo dia trabalhado dia 1
    E o dia do acidente de trabalho foi dia 2.
    Como funciona isso?
    A empresa deveria pagar 15 de atestado mais 1 dia trabalhado?
    Ou somente 15 ?

  • Olá, não recebi o meu pagamento dos 15 dias de atestado que o médico me deu. Hoje é o quinto dia útil e eles não me pagaram até agora. O que eu devo fazer?

  • GRAÇAS AO GRANDE DR Sunny PARA RESOLVER MEUS PROBLEMAS SEU EMAIL É ([email protected]

    meu nome é Caro Lillian, eu era casada com meu marido há 5 anos, estávamos vivendo felizes juntos para este ano e não até que ele viajou para a Austrália para uma viagem de negócios onde conheceu essa garota e desde então ele me odeia e as crianças e amor ela só. então, quando meu marido voltou da viagem, ele disse que não queria mais ver a mim e aos meus filhos, então ele nos expulsou de casa e agora estava indo para a Austrália ver aquela outra mulher. Então eu e meus filhos estavam tão frustrados e eu estava ficando com a minha mãe e eu não estaria tratando bem, porque minha mãe se casou com outro homem depois da morte do meu pai, então o homem com quem ela se casou não a estava tratando bem. e meus filhos eram tão confusos e eu estava procurando uma maneira de trazer meu marido de volta para casa porque eu amo e aprecio ele tanto, então um dia, enquanto eu estava navegando no meu computador, eu vi um testemunho sobre este feitiço. Dr.Ogbe testimonies compartilhado na internet por uma senhora e me impressionar tanto eu também acho que de tentar. No começo eu estava com medo, mas quando eu penso no que eu e meus filhos estão passando então eu entrei em contato com ele e ele me disse para ficar calmo por apenas 24 horas que meu marido deve voltar para mim e para minha melhor surpresa recebi uma chamada do meu marido no segundo dia perguntando depois das crianças e eu liguei para o Dr, Ogbe e ele disse que seus problemas foram resolvidos para o meu filho. Então, foi assim que consegui minha família de volta depois de um longo estresse por uma dama má, então com toda essa ajuda do Dr. Ogbe, eu quero que todos vocês neste fórum se juntem a mim para dizer um imenso agradecimento ao Dr, Ogbe e eu também conselhos para qualquer um em tais ou problemas semelhantes ou qualquer tipo de problemas também deve contatá-lo seu e-mail é ([email protected]) ele é a solução para todos os seus problemas e dificuldades na vida. mais uma vez seu endereço de e-mail é ([email protected])

    ELE É ESPECIALIZADO NO SEGUINTE SÉRIE.

    (1) Se você quer seu ex de volta.

    (2) se você sempre tiver sonhos ruins.

    (3) Se você quer ser promovido em seu escritório.

    (4) Se você quer que mulheres / homens corram atrás de você.

    (5) Se você quer um filho.

    (6) Se você quer ser rico.

    (7) Se você quer amarrar seu marido / esposa para ser seu para sempre.

    (8) Se você precisar de assistência financeira.

    (9) Como você foi enganado e quer recuperar você perdeu dinheiro.

    (10) se você quiser parar o seu divórcio.

    (11) se você quer se divorciar do seu marido.

    (12) se você deseja que seus desejos sejam concedidos.

    (13) Gravidez para conceber o bebê

    (14) Garantir que você vença os casos judiciais e divórcio problemáticos, não importa em que estágio

    (15) Pare o seu casamento ou relacionamento de se separar.

    (16) se você tiver alguma doença como (H I V), (CÂNCER) ou qualquer doença.

    (17) se você precisar de orações por libertação para seu filho ou para si mesmo.

    mais uma vez, certifique-se de contatá-lo se você tiver algum problema que ele irá ajudá-lo. seu endereço de e-mail é ([email protected]) em contato com ele imediatamente …. ou Whatsapp ele ……… + 2348116609774

  • Bom dia, fiquei afastado do dia 20/12/2017 até 27/03/2018 por vários atestados com o mesmo CID… A pericia concedeu meu beneficio e irá pagar no dia 17/04. Já retornei ao trabalho, porém durante esse periodo que fiquei afastado, a empresa não me pagou os 15 primeiros dias. Gostaria de saber se o correto seria a empresa me pagar no 16• dia que fiquei afastado, ou se irá me pagar agora que retornei ao trabalho.

  • Ola meu nome é Valdinéia,dia 14 de dezembro sofri um acidente de percurso fiquei afastada por dois meses voltei a tra balhar continuei sentindo dor passei no posto perto da minha casa o clinico pediu um raio x e comprovou que ainda esta quebrado meu dedo fiz reabertura da cat passei no outro clinico mesmo quebrado ele me deu alta só que não voltei a trabalhar pq vou passar no ortopedista ele que me afastou a primeira vez e agora se ele também me der alta como vou recebe os quinze dias

  • recebi da empresa meu pagamento normal estou afastado amais de 45 dias como ela avlia os 15 dias ;e recebo 1.,800 por mès

  • Boa tarde eu fiz uma cirurgia dia 28 do 4 então então a moça do RH da empresa marcou a perícia o dia 30 do 5 gostaria de saber se eu posso remarcar uma data mais próxima pelo site,o médico me deu o laudo de afastamento de 3 mess

  • Oi,fui afastado no dia 26/o3/18,gostaria de saber se os primeiro 15 dias a empresa deposita no meu vale que é dia 15 ou no pagamento q é no dia 30.

  • Oi,fui afastado no dia 15,gostaria de saber se os primeiro 15 dias a empresa deposita no meu vale que é dia 15 ou no pagamento q é no dia 30.

  • Boa tarde,eu peguei atestado do dia 28de março ao dia 11 de abril,era pra ter retornado dia 12 ,mas o medico nao liberou e me deu mais 15 dias,minha pericia é dia 27/4/18 . o inss paga esses 15 dias ? eu vou receber o vale da empresa?

  • Boa tarde, Abelman Souza.
    Será que pode me ajudar? Bom o funcionário foi afastado e já encaminhado para perícia
    afastado sendo o ultimo dia trabalhado 23/03 – atestado de 60 dias.
    a pergunta é:
    Ele tem direito ao adiantamento?

  • gostaria de tirar uma dúvida , fiz uma cirurgia na região da cabeça, foi feito biopsia e deu cançer , o cirurgião me de 30 dias de atestado , fui até o inss para agendar uma periçia , tenho uma dúvida o atestado queo cirurgião me deu vai vençer antes que eu passar pelo médico da periçia , o que eu faço?
    dia 03 /05 vençe meu atestado , dia 08/05 tenho retorno ao cirurgião e dia 09/ 05 periçia ,

  • e mais uma observação o cirurgião falou que vou ter que fazer quimioterapia , no laudo médico deu neoplasia maligna

  • Boa tarde
    Dr peguei um atestado de 14 dias de um cid, passou 5 dias peguei um novo de 2 dias com cid diferente. Entro pelo inss,ou não entro por ser de cid diferente?

    Desde já agradeço

    Att

    Tatiana

  • Eu tô de atestá até o dia 10/04./2018 agendei a perícia no inss para o dia 25/05/2018,eu recebo da empresa nesse período ate diá 25/5/2018 ou não?

  • Boa tarde.fiz uma cirurgia.no dia 13/04/2018.o médico me deu 15 dias.ja cumpri é votei no dia 30/04/2018.era para voltar dia 28/04/2018.Mais eu tinha 2 feriados e emendei voltei dia 30/04/2018.posso trabalhar dia 30 e se não me sentir bem ainda posso pegar mais 15 dia e não ir para o INSS.e receber normal.o ppt.obrigado.

  • Olá bom dia!!
    Eu peguei um atestado médico de 15 dias no dia 11/04 que foi até dia 25/04 o fechamento de folha de pagamento da empresa foi dia 20/04 eu recebi o vale inteiro no dia 15/04. No dia 24/04 a médica me deu a carta com 90 dias de afastamento com outro Cid meu pagamento caiu ontem 200,00 a empresa n teria que pagar o salário completo? N entendi estou com dúvida meu salário é 1435,00 peguei 570,00 de vale é agora no pagamento 200,00 sendo que pego sempre 540,00 com os descontos.

  • Bom dia !
    Eu sofri um aborto espontâneo, ganhei 7 dias de atestado, após retornei ao trabalho onde fui desligada imediatamente.
    Gostaria de saber se eu tenho direito ao artigo 395 clt.
    Tenho direito a receber referente a duas semanas?
    E o que eu devo fazer também pois já se passaram 30 dias e eu não recebi o acerto.

  • Peguei 15dias depous trabalhei um dia se eu pegar outro atestado de 5 dias tenho q ir para o inss

  • oi boa tarde
    fui ao médico e ela me deu 15 dias de atestado, e.mandou eu voltar na consulta no 16 dia se ela me der um novo atestado quem paga depois dos 15 dias ?

  • Boa noite, peguei 18dias de atestado,a empresa ficou de marcar minha perícia,a pericia foi marcada,passou o dia da perícia e a empresa não me comunicou, quando fui no INSS me disseram que tinha dado indefirido por não comparecimento,a perícia foi dia 16/04 e eu só posso marcar a perícia denovo depois de 30dias ou seja 17/05 queria saber esse tempo q eu estou em casa quem vai me pagar? Por q a empresa não me chamou pra trabalhar novamente e nem remarcou a perícia novamente,o q devo fazer?

  • Eu estou grávida e a empresa pelo motivo de atestado me encaminharam pro inss ..Se o inss falar que eu tou apta a trabalhar a empresa pode me mandar embora mesmo eu tanto grávida?

    • No caso de atestado médico superior a 15 dias, a empresa deve encaminhar para o INSS. Sendo considerada apta, deverá voltar ao trabalho. Você tem estabilidade até o quinto mês após o parto.

  • Bom fia!
    Estava em auxílio doença desde 2015, retornei ao trabalho em 18 de Março, havendo dificuldades para exercer minha função, retornei ao médico ele me afastou novamente, a quem cabe os custeios dos 15 dias de atestado?

    Obrigada!

    • Aqui você não menciona a data do novo afastamento. Mas é devido pela empresa, porque já se passaram 60 dias do afastamento anterior.

  • Boa tarde! Meu esposo teve um acidente de trabalho no dia 03/05/18, foi até a urgência e o medico deu 2 dias de atestado, o mesmo indicou que procurasse um especialista, assim o meu esposo fez. Ele procurou um especialista que solicitou um raio-x, esse especialista deu 5 dias de atestado pra ele, e logo após o retorno dos exames deu mais 8 dias de atestado para um tratamento com fisioterapia. Meu esposo teve reação as medicações e retornou ao seu medico que lhe deu mais 15 dias de atestado. Como fizeram mais de 15 dias de atestado marquei uma pericia no Inss, o agendamento ficou para o dia 23/07. Enfim… sei que os primeiros 15 dias a empresa irá pagar. A minha dúvida é que o ultimo atestado dele de 15 dias foi no dia 14/05 e como a pericia só foi agendada para o dia 23/07, ele ficará até o dia 23/07(data da pericia) afastado da empresa? Ou passando os 15 dias ele retornará para a trabalhar na empresa? E nesse periodo caso o beneficio seja concedido ele receberá o retroativo apartir do dia da pericia23/07 ou do dia atestado 14/05?. Desde já, grata pela atenção!

    • Boa tarde, sim você está certa, como os afastamentos são pelo mesmo motivo, a empresa pagará apenas os primeiros 15 dias pela soma dos atestados. A perícia foi agendada para uma data posterior a data do afastamento, antes de vencer o último atestado, ele pode voltar ao médico e verificar se pode voltar a trabalhar, caso contrário pedirá mais um atestado.
      Se o médico der a alta, ele volta a trabalhar, e na data da perícia, irá receber o período correspondente ao 16 dia do afastamento até o tempo previsto nos atestados.

  • Eu sai de férias em abril e voltei em 5 de maio fiquei doente 7 de maio Eu fiz um cirurgia dia 10 05 2018 o e o médico deu 15 dias de atestado eu recebo esses dias quer fiquei em casa

  • SOU FUNCIONARIA PÚBLICA, SOU PROFESSORA E PRECISO SABER DE UMA INFORMAÇÃO. ADOECI E E APRESENTEI ATESTADO DE 5 DIAS, MAS A EMPRESA QUER QUE EU PAGUE ESSES DIAS. EU SOU OBRIGADA A PAGAR ESSES DIAS MESMO APRESENTANDO ATESTADO E ESTAVA DOENTE?

  • Bom dia vo fazer uma cirurgia particular ela custa 5000 queria saber se a empresa que eu trabalho tem direito de ajuda na cirurgia

  • Bom dia ! Médico me deu 15 dias de atestado , mas eu nao quero dar entrada no INSS. Eu posso ao término desses 15 dias retornar ao trabalho normalmente??

  • Ola, dia 16 fiz uma cirurgia para a retirada da vesícula, o medico me deu 15 dias de atestado e outro papel para fazer encaminhamento ao inss. dia 31 acaba meu atestado e minha pericia ainda nao foi marcada. vou receber apos a data da pericia ou a partir do termino do atestado? a contabilidade mandou eu ir ao medico e pedir mais um atestado de 10 dias, devo fazer isso?

  • ola!!!
    trabalho em uma empresa na qual recebo salário+comissão , sendo pago certinho no contracheque.
    no ultimo dia 21/05/2018 ( segunda-feira) sofri um acidente de trabalho, aonde houve um rasgo em um dos dedos , fui socorrido e consequentemente levei alguns pontos no mesmo.
    O medico me deu 10 dias de atestados e estarei retornando no dia 01/06/2018.
    A minha duvida é : Diante esse acidente de trabalho e sendo pago a mim salário+comissão , como seria meu pagamento?
    Recebo alguma indenização ?
    Posso ser demitido diante esse acontecido?

  • boa tarde devido ao uso da cocaina mais de 6 anos comecei a trabalhar numa empresa fais 36 dias e me acarretou a depresao estpu afastado pelo cid 34 e dia 26 de julho vence meu contrato como fica minha situaçao

    • Poderá ser encerrado o seu contrato, porque não tem estabilidade por depressão neste caso. Como também a empresa pode continuar contigo, caso ela ache interessante.

  • Boa noite!!! No dia 30 de abril eu fui ao reumatologista e a medica me deu 7 dias, 30 de abril à 6 de maio. OBS: tenho A,R. Cid M060. No dia 7 de maio, fiz uma artrodese da coluna cervical,com outro cid sem relação com a minha doença e o medico me deu contando do dia 7 de maio, 2 meses. A empresa que eu trabalho juntou os 2 atestados e colocou meu ultimo dia trabalhado no dia 28 de abril. Trabalho 12 por 48. Está correto??? O INSS assumiu os 15 dias em 14/05. E eu fiquei devendo a empresa 260,00 pois a mesma disse que não tive saldo pra cobrir os descontos e a mesma teve que me emprestar. eu pensei que a empresa ia me pagar os 7 dias do reumatologista e os 15 dias da cirurgia com o neurocirurgião..

    • Mesmo sendo CID diferentes, os atestados foram sequenciais, ou seja você não voltou a trabalhar para ter um novo afastamento, portanto a empresa está correta, paga apenas os 15 primeiros dias, contados da data do primeiro atestado.

  • Boa tarde meu médico me deu 30 dias de atestado no meu segundo mês de gestação, os primeiros 15 dias recebi da empresa após fiquei afastada por 30 dias e depois por mais 90 dias pelo INSS devido a uma gestação de risco, estou no sexto mês de gestação e não posso retornar ao trabalho, o meu médico me deu os laudos e atestados para prorrogação mas o INSS indeferiu meu pedido, so posso remarcar uma nova perícia daqui 30 dias, retornei ao médico que me acompanha e ele me deu mais um atestado de 30 dias dizendo que não posso em hipótese nenhuma retornar ao trabalho. Nesse período (atestado de 30 dias) eu recebo pela empresa??

    • Você tem que entrar com um recurso no INSS, e a empresa somente pagará os 15 primeiros dias. Você só poderá voltar ao trabalho, se o médico da empresa liberar.

  • Bom dia. Um rapaz tinha acabado de começar a trabalhar. Trabalhou 20 dias e se acidentou em uma maquin que ele nao estava nem mexendo. Quem estava mexendo era outro funcionário e ele co versando colkcou o dedo e nao percebeu e ja esta afastado por quase 30 dias e eu estou pagando o salario dele como se ele estivesse trabalhando. So que ele nao era registrado. Gostaria de saber por quanto tempo tenho que pagar ainda para ele sendo que ele nao volta a trabalhar?. E paguei as custas dos remédios tambem

    • Patrícia, este é o risco de manter funcionário sem registro. Por ser acidente do trabalho e ficar afastado por mais do que 15 dias, ele terá direito a estabilidade de 12 meses após a alta. E o correto seria registrar este funcionário com a data real da admissão, assim ele passaria a receber o benefício previdenciário e você evitará uma reclamação trabalhista futura.

  • Bom dia! gostaria de tirar uma dúvida,estava trabalhando em uma fábrica,essa fabrica vai fechar,estou afastada pelo INSS fiz uma cirurgia na perícia me deu mais 2 meses de afastamento,ia volta em agosto só nesse tempo a fábrica já vai está fechada,fiz acordo com a empresa, gostaria de saber se vai interferir no meu pagamento pelo INSS

  • Bom dia. Estou com uma duvida a respeito do pagamento apresentando o atestado.
    Meu marido sofreu um acidente a caminho do trabalho.
    A senhora do RH da empresa está se recusando a liberar o pagamento dele dos dias que ele já trabalhou antes do acidente e do atestado. Primeiro ela disse que precisaria de um documento do médico afastando ele por mais que 15 dias e se recusa a aceitar o laudo de outro médico que não seja o que o atendeu primeiro. Ele foi atendido em um pronto socorro e lá eles dizem que não fazem este tipo de documento, E o que ela deve estar querendo é o apto ou o não apto dele. Mas este apto quem dará será o medico do INSS.
    Ele apresentou um laudo do médico particular onde afastava ele por mais 60 dias.
    Ela agora se recusa a aceita-lo e disse que só iras liberar o pagamento dele mediante ao CAT e o BAM.
    O CAT irá demorar porque ela só deu entrada depois de 13 dias do acidente.

  • Olá fiz uma cirurgia de apendicite dia 15/05/18 o médico me deu 30 dias de atestado,era pra mim voltar a trabalhar dia 14/06/18,fiz a perícia dia 04/06/18 peguei o resultado da perícia foi concebida lá diz q devo ficar afastado até o dia 30/06/18 Tá certo?

  • Boa noite !Eu fui liberado pelo inss mais n to conseguindo trabalhar ‘por isso voltei ao médico e peguei atestado’mais a empresa falou q n tem o direito de pagar os dias q eu fiquei de atestado .Então quem q tem q pagar esses dias para mim ?

  • Boa tade, Abelman Souza, meu nome é Rafael, meu ortopedista me afastou 14 dias por um.problema no meu ombro esquerdo Cid M75.1, hoje que completa os 14 dias retornei ao médico e ele me afastou mais 14 dias, porém, por outra doença no caso punho direito Cid G56.0 a empresa vai me encaminhar ao INSS com doença diferente? Obrigado.

  • Oi trabalhei o mês passado do dia 1 a dia 26 e Tive que fazer cirurgia de emergência e o médico me deu 15 dias de atestado. E a empresa não me pagou meu salário qual é o meu direito. Desde de já agradeço.

  • Bom dia .eu peguei 15 dias de atestado ..do dia 7 até o dia 21…pela empresa ..porém
    no dia 22 empresa não me liberou para trabalhar alegando q eu iria ter q passar com o medico da empresa …rh marcou o médico pra mim somente no dia 24 ….sendo q a médica me afastou pelo INSS….veio no meu holerite falta do dia 22 isso esta certo?ela só paga os 15 dias e porque descontou.?

  • Boa tarde. Eu trabalho por cooperativa, estou de atestado desde dia 30/05 e minha perícia foi dia 21/06 o médico me concedeu benefício até dia 23/07 Mas estou em dúvida pois como sou cooperada a cooperativa não me repassa os 15 primeiros dias. Com o faço para receber esses 15 dias?

    • Cooperado, equipara-se a trabalhador autônomo, portanto o INSS paga todo o período de afastamento, desde o primeiro dia do atestado, após a perícia.

  • Bom dia!trabalho em loja de moveis e recebo minha comissão por dentro. Tudo entra no meu contra cheque. A minha careteira de trabalho ainda não voltou, não sei informar se na carteira consta como piso do comercio ou se tem comissão. com 6 meses na empresa, precisei fazer uma cirurgia. Fiquei 14 dias afastada. Agora recebi meu pagamento e o cálculo foi feito em cima do salario base do comercio. Sendo que eu recebo muito mais. O correto não seria fazer a minha media salarial e dividir pelos 14 dias?

    • O auxílio doença, primeiros 15 dias pagos pela empresa, não é calculado pela média dos recebimentos anteriores e sim pelo salário fixo.

  • Olá!meu nome é Ana Paula meu médico indicou um afastamento de 90 dias minha perícia foi marcada pra 120 esse período de esperar tenho algum direito a benefício?

    • Você deverá voltar ao trabalho, após passar no médico da empresa. Caso não tenha condições de voltar após os 90 dias, poderá procurar o seu médico e pedir um novo atestado de afastamento (para a empresa) e um laudo para entrega na perícia do INSS.

  • ola me chamo Andreia eu passei por uma crise de visicula no dia 20 21 22 de junho fiquei internada e de atestado entao voltei a trabalhar no dia 25 2627 no dia 28 e 29 fiquei doente de novo e não pude trabalhar voltei a trabalhar no dia 234 no dia 4 sai pra consuta onde fiquei internada e fiz a serugia e o medico me deu atestado de mas 15 dias e eu queria saber se vou pra o inss o nao se recebo meu pagamento normal como vai ser ja que os outros atestados foram do mes passado e eu posso voltar a trabalhar antes de fazer a pericia caso seja emcaminhada para o inss como fica minha situacao

    • A partir da data do primeiro atestado, soma com os afastamentos dos demais atestados, dentro de 60 dias do primeiro atestado a empresa pagará apenas os 15 dias, os demais serão pelo INSS. Mesmo antes da perícia poderá voltar a trabalhar, desde que liberada pelo médico do trabalho da empresa.

  • Bom dia!
    Um amigo foi afastado por 15 dias do trabalho por motivo de saúde, antes do retorno foi informado pelo gerente que só poderia retornar apos passar pela perícia do INSS, isso procede? Não teria que passar apenas pelo médico da empresa?

    • Não procede, se o atestado dele era de apenas 15 dias, deveria passar pelo médico da empresa e com a liberação, voltar a trabalhar mesmo antes da perícia. Ou voltar ao médico e pedir outro atestado e laudos médicos prorrogando o afastamento.

  • Boa noite estou grávida de 31 semanas e por causa de complicações vasculares meu medico me deu 90 dias de atestado ( que vai ate dia 03/09) passei pela perícia que foi aceito ate o dia 16/08 ( a moça me falou que o INSS só afasta gestante ate 36 semanas) no dia 17/08 terei que voltar a trabalhar? ( o que não é recomendado pelo obstetra pois estou com complicações na gestação) posso pegar atestado do obstetra? Ou posso entrar com o pedido de licença maternidade?

    • Você deverá passar com seu médico e se ele achar conveniente poderá afastar novamente pelo auxílio doença, ou se já estiver no 8o. mês, poderá conceder a licença maternidade.

  • Boa tarde Abelman, me oriente por favor sou aux.. de creche aproveitei esses 15 dias de ferias para procurar um ortopedista, porem não consegui pelo INSS pois demora as consultas então fui em um particular. Já a muito tempo venho sentindo muita dormência nas mãos a noite e quase não conseguia dormir,por isso procurei um medico relatei a ele tudo que sinto. Então ele me pediu para fazer dois exames um é a eletroneuromiografia e uma ultrassonografia de punho. Feito os exames levei ao medico que detectou que tenho STC NAS DUAS MÃOS E TENOSSINOVITE NA MÃO ESQUERDA, Me deu um atestado de 18 dias, imobilização na mao esquerda por 30 dias e tala para dormir na mão direita. Pois bem levei todo documento na empresa deixando xerox de tudo e o atestado original. Sei que 15 dias a empresa paga mas e os outros 3 dias ? Como proceder nesse caso? Como não consultei pelo INSS não tenho como dar entrada no CAT o que faço? Me oriente por favor. Minhas ferias acabariam ontem dia 30/07 mas com tudo isso so volto daqui a 18 dias. Por favor me oriente, muito obrigado aguardo contato, Fernanda,

    • A empresa pagará os 15 primeiros dias e o INSS os 3 dias referente ao atestado de 18 dias, após você ter feito a perícia do INSS. A CAT (comunicação de acidente do trabalho) deverá ser feita pela empresa, porém apenas nos casos de ter adquirido esta doença na empresa.

  • Oi bom dia peguei 15 dias de atestado mais não foi consecutiva aí eu depois peguei mais um dia d atestado depois de 40 dias aí a empresa quer me afasta pelo INSS dizendo q eu só podia colocar atestado depois de 60 dias do último atestado ela pode fazer isso?

  • Boa noite eu peguei um atestado de 5 dias em julho, dia 20 de julho a medica da empresa me afastou mais 30 dias com cid diferente, dia 15 de agosto fiz a pericia e o perito mandou eu voltar ao trabalho. hoje fui ao trabalho a mulher do rh falou que nao vai pagar os 15 dias de afastamento pode acontecer isso? aguardo retorno.

    • Mesmo com CID diferente, mas com motivo relacionado ao afastamento anterior, a empresa no prazo de 60 dias a contar do primeiro atestado, só paga 15 dias, precisa agendar a perícia.

  • Minha esposa está grávida e a médica deu 15 dias de repouso pra ela ,porem ela retornou ao serviço e sentiu dores a médica deu mais 15 dias pra ela . A empresa só vai pagar os quinze primeiros dias?
    Obs: ela trabalhou dois dias apenas antes de pegar o outro atestado.

    • Sim, dentro de 60 dias, sendo pelo mesmo motivo ou relacionado, a empresa pagará apenas os 15 primeiros e a empregada deverá agendar a perícia médica.

  • Bom dia.. retornei ao trabalho após ficar afastado por benefício acidental.Posso pegar atestado por outra doença dentro dos 60 dias após retorno ao trabalho?A empresa alega que não tem obrigação de pagar atestado dentro desse período.

  • Bom dia..retornei ao trabalho após receber benefício acidental.Posso ter atestado médico de outra doença dentro dos 60 dias após o retorno ao trabalho?A empresa diz que não é obrigada a pagar atestados dentro desse período.

  • Peguei 11 dias de atestado retornei ao trabalho trabalhei um dia e peguei mais 15 dias de atestado sendo encaminhada para o INSS, mais meu afastamento foi negado por tempo de carência, gostaria de saber quem paga meus atestados, a empresa ou o INSS?

    • Como você não tinha cumprido prazo mínimo de carência para receber o benefício previdenciário, a empresa pagará os 15 primeiros dias e você não irá receber o restante do INSS e a empresa também não é obrigada a pagar estes dias de afastamento.

  • Olá, fiquei afastada por 14 dias por um CID, retornei ao trabalho e dentro dos 60 dias me afastei por outro CID. Estou gestante de 36 semanas e o banco quer me encaminhar a perícia médica. Está correto?

  • Fiz uma cirurgia de histerectomia e a médica me deu atestado de 30 dias. 15 pela Prefeitura (Sou servidora Municipal) e 15 pelo INSS. O atestado iniciou dia 20.08.2018 e vence dia 19.09.2018 e a perícia foi agendada para 25.10.2018. O INSS pagará por todo o período que eu permanecer afastada, já que só poderia retornar após a perícia? Só receberei após a perícia?

    • Sim, somente receberá após a perícia. A volta ao trabalho será após o 30o. dia, quando deverá passar no médico do trabalho e efetuar o exame de retorno.
      O INSS pagará apenas 15 dias, se não estiver bem de saúde, deverá retornar ao médico e pedir um novo afastamento, bem como o laudo médico a ser apresentado na perícia, assim receberá todo o período, caso necessário.

  • Olá. Meu médico me deu um atestado de 15 dias e logo depois desse período tive que agendar perícia no INSS porque necessitei de mais tempo para recuperação.Tive benefício previdenciário. Os primeiros 15 dias de licença médica são considerados “Exercicio Efetivo” pela CLT? Não sou servidor, mas trabalho em empresa publica e algumas progressões utilizam o exercício efetivo.Grato.

  • Olá.A empresa ê obrgada a pagar os dias de espera até a perícia caso a mesma seja indeferida?

    • Não, após o vencimento do atestado médico, deverá voltar ao trabalho. a perícia irá pagar até a data do término do afastamento. Se indeferida e vc não estiver trabalhando, a empresa não é obrigada a pagar.

  • Boa noite! Tenho dos empregos e os dois são registrado na carteira ( Telemarketing no Call Center e Monitora disciplinar em uma Escola Privada) , fui ao medico e o mesmo me deu um atestado de 20 dias por conta de tendiniti nos punhos e nos ombros. Segundo o médico eu teria que me afastar de uma das empresas a de Call Center por contas dos movimentos repetitivos, mas que poderia continuar indo pra Escola, pois meu trabalho é so monitorar( observa) os meninos nas horas vagas. Diante disso eu me afastando de um dos trabalhos o INSS ira me pagar pelo período q eu ficar afastada de um dos empregos ate a perícia ou por eu continuar na Escola recebendo normalmente eles nao iram me pagar? Irei receber dos apois os 16 dias ate o dia da perícia ou eles podem alegar q eu estava trabalhando na escola e assim nao me pagar pelo tempo q eu fiquei sem ir pra empresa de Call Center? ( no call center traballho a 3 anos e 7 meses e na escola trabalho a 1 ano

    • Situação atípica, se você levar o atestado para a escola, eles irão te afastar das atividades também, ou seja pagar os primeiros 15 dias e os outros 5 serão por conta do INSS. Na empresa de Call Center será a mesma coisa.
      Não achei na legislação este tipo de situação, só tem o afastamento ou não das atividades. Porém, entendo que estando afastada, as duas empresas pagarão os 15 primeiros dias e o restante será pro conta do INSS.

  • Gostaria de saber estou gestante com 2 meses tive descolamento de placenta fiquei 15 dias de atestado do dia 31 de agosto ao dia 15 retornei a trabalhar novamente só que voltei a sangrar hoje dia 24/09/2018 e eu dr me deu um atestado de 6 dias pra ter repouso nesse caso eu já vou pro INSS ? ALGUEM PODE ME RESPONDER

    • Caso a soma dos atestados dê mais do que 15 dias (dentro do prazo de 60 dias a contar do primeiro atestado) deverá sim agendar a perícia do INSS, e se afastar por auxílio doença.

  • Boa noite! Me chamo Andréia e gostaria de tirar uma dúvida. Minha cirurgia foi agendada para o dia 15/08 e trabalhei até o dia 13/08 e o INSS começou a contar o meu benefício à partir do dia 29/08, mas devido a minha cirurgia ser um pouco delicada peguei afastamento até 14/12. Esses 15 dias de atestado a empresa terá que me pagar ou eu perco esses dias? Muito obrigado pela atenção.

  • Meu funcionário quebrou o dedo trabalhando , tirou os 15 dias de licença, até 03/08, q o médico do SUS atestou . Fiz o CAT , mas o meu funcionário mesmo marcou a perícia para 19/11,.Ele teve retorno no SUS dia 14/08 e me disse que o médico orientou que ficasse mais 30 dias sem trabalhar , esperei me levar o atestado e nada , questionei e ele disse que o médico não deu , aí falou que ia retornar ao médico pra pedir e até hoje nada , falei pra ele que ia precisar desse atestado no INSS e também pra eu poder receber ele de volta , mas ainda assim no dia 20/09 me falou que ainda não tava 100% e dia 01/10 me falou q já estava bem e queria voltar a trabalhar . Questiono como devo proceder , visto que não me apresentou atestado após os 15 dias .

    • Primeiro, ele deve apresentar o atestado na empresa, para não caracterizar falta ao trabalho. Como o afastamento dele passou de 30 dias, na data de seu retorno, deverá passar no médico do trabalho da empresa, somente poderá voltar as atividades se o médico der apto.

  • EU FIZ UMA CIRUGIA PEGUEI UM ATESTADO DE 15 DIAS , E APOS OS 15 DIAS QUE VENCEU NO DIA 04/10/18 , EU PEGUEI UM RELATÓRIO NO DIA 07/10 , E LEVEI NO RH MAS A FUNCIONÁRIA FALOU QUE PRECISAVA DE OUTRO ATESTADO PARA OS 03 DIAS ,TA CORRETO ISSO ?

    • Sim, está correta a solicitação da empresa, o relatório só servirá para a perícia médica. Para a empresa sempre será necessário o atestado médico.

  • Levei o atestado/laudo medico indeterminado e a empresa nao aceitou devido nao ter um atestado de 15 dias alegando que esses 15 dias quem pagara a empresa por isso nao aceitou o laudo e agora que faço?Ele

    • A empresa precisa de um atestado médico, informando que o afastamento é por tempo indeterminado. O laudo médico será apenas para efeito da perícia do INSS.

  • No dia 1 /09 de 2018. Estava no sitio cai e quebrei o braço peguei atestado de quiinzé dias,já passei pela perícia do inss e foi indeferido o meu pedido sou professora seletiva trabalho pelo municipio .queRodrigo saber quem vai me pagar todos esses dias.por favor aguardo a resposta.

    • Esta estranho este indeferimento, se quebrou o braço, ainda deve estar afastada. Precisa analisar o indeferimento, juntar os atestados e o laudo médico e entrar com recurso no INSS.

  • Bom dia !Durante um mês peguei 4 atestados q deram 17 dias porém minha filha nasceu com 14 dias a partir daí peguei minha licença maternidade porém ñ recebi nenhum desses dias alegando q ultrapassou os 15 dias .está certo?

    • Se a sua filha nasceu antes de completar 15 dias de atestado, você receberá os 13 dias não trabalhados e o restante será como licença maternidade, ou seja 13 dias de atestado e 17 dias de licença maternidade, resultando em seu sala´rio normal do mês.

  • ola. eu tive uma depressão e me afastei por 30 dias, 15 dias a empresa me pagou e os outros 15 eu tinha que fazer uma pericia para receber, meu atestado venceu no dia 13/10/2018 e retornei ao trabalho dia 15/10/2018 e no mesmo dia fiz o exame de retorno ao trabalho e fui mandada embora. no dia seguinte dia 16/10/2018 eu tinha a pericia para fazer e na pericia fui afastada para nao trabalhar do dia 18/10/2018 ate o dia 10/01/2019. a empresa agora quer cancelar o aviso eles podem continuar dando andamento na minha demicao ou isso não e possível

  • Olá, Boa tarde!
    No meu caso, estava grávida de 21 semanas e a bolsa rompeu no trabalho. Nisso infelizmente minha filha não sobreviveu ao parto. Peguei atestado de 45 dias e volto a trabalhar dia 1 de novembro. A empresa me acertou 15 primeiros dias. E marcou perícia pro dia 8 de novembro. No caso dia 5 que vai ser o pagamento eu não vou receber, certo? E sim esperar a perícia pra poder receber?

  • Eu trabalhei até o dia 14/10/2018 e no dia 15/10 eu entreguei um atestado de 10 dias pelo Cid f411. A empresa juntou esse atestado com outros dois do Cid H10 e deu 16 dias de afastamento em 60 dias por doenças diferentes. A empresa não pode marcar perícia nesse cado, mais ela marcou e me informou que iria me pagar somente os 15 dias. Nesse caso, esses 15 dias eu recebo agora no próximo 5 dia útil? Minha perícia está marcada para 20/11/2018, caso permaneça afastada o meu décimo terceiro eu recebo quando da empresa?

    • O mesmo motivo, não quer dizer o mesmo CID. Você receberá os dias depois da perícia, bem como o 13 do afastamento, do INSS. A empresa pagará a diferença do 13o. salário.

  • Olá! Tive um acidente fazendo trajeto indo pro trabalho, quebrei a mão o médico deu 1 mês de atestado aí ganhei outra de tempo indeterminado, queria saber se a empressa tem que paga os 15 dias inteiro ? Pq teve desconto recebi 300 em vez de receber 600.

    • Sim, a empresa pagará os primeiros 15 dias (inteiros) porém mantém se todos os descontos, tais como INSS, VR, VA, adiantamento salarial etc.

  • meu beneficio foi cortado e mandaram eu retornar o trabalho mais não tenho condições de voltar…se por a caso eu voltar amanhã posso colocar um atestado amanhã?

    • Sempre que não estiver em perfeitas condições de saúde, apto para trabalhar, deverá procurar um médico para avaliação e se for o caso afastamento.

  • Olá, sou autónoma, fiz a cirurgia em 14/09/18 e me afastei por 30 dias ate 15/10/18 concedido pela perícia do inss. A pergunta é: devo recolher o inss referente a setembro e também referente a outubro. Grata,

    • Não, no período de afastamento, não recolhe o INSS. Porém, o INSS do autônomo que venceu no dia 15/09 é referente ao mês de agosto, este é devido, bem como o do mês de outubro, que venceu em 15/11, quando já tinha findado o benefício.

  • Bom dia
    Fiz uma curetagem dia 12/11 por motivo de uma doença gestacional chamada gravidez molar,onde não há formação fetal.
    A médica me atestou por 30.Quais procedimentos a empresa para a qual trabalho deve tomar?

    • A empresa irá pagar os primeiros 15 dias normalmente na folha de pagamento e você deverá agendar a perícia no INSS para receber os demais dias da previdência.

  • Boa tarde peguei um atestado de 15 dias por um acidente, eu vou voltar no 15 dia mesmo eu tenho que fazer algum exame quando eu voltar ou passar com algum médico ou só levar o atestado no RH e trabalhar normalmente ? Obrigado

    • O atestado já deveria ter sido entregue na empresa. Não precisará passar no médico do trabalho por ter sido menos de 30 dias, somente se a empresa exigir.

  • Bom dia, estou gravida de 5 meses tive hiperemese Gravídica e depressão o medico me deu um atestado de 15 dias no dia 25/09/2018 entao eu tinha que retornar ao trabalho 09/10/18 como eu já tinha um atestado de 1 dia 03/09/18 a empresa me encaminhou ao INSS e a minha perícia foi agendada para 10/10/18 como ainda estava fazendo o uso de medicamentos antidepressivos o medico me deu um laudo e nele dizia que necessitava de repouso por mais 30 dias, o INSS concedeu o benefício de 30 dias porém eles me pagaram proporcional do dia 10/10/18 á 31/10/18 acredito que a empresa deveria arcar com os 15 dias que fiquei de atestado mas o pagamento dos mesmos não foram feitos, gostaria de saber se esta correto? Se realmente a empresa não tem obrigação de me pagar esses dias? Desde já agradeço a atenção.

    • A empresa é obrigada a pagar os primeiros 15 dias do atestado médico, verifique no seu recibo de salário do mês de setembro, deve ter recebido o salário integral e no mês de outubro, 8 dias de salário, totalizando os 15 dias devidos pela empresa.

  • Olá boa noite tenho uma duvida, eu tenho um atestado de 15 dias peguei no dia 14/11/2018 termina no dia 29/11/2018 tenho outro de 07 dias que peguei nesse mesmo mês de novembro do mesmo Cid só que depois do atestado de 07 dias eu fui trabalhar alguns dias e depois peguei esse de 15 dias , para entrar no INSS eu tenho que pegar um atestado de 16 dias ou 15 dias ? Ou será somado com esse de 07 dias mesmo eu ter voltado para empresa ? Também tenho outros só que de outros Cid do mês de novembro também não sei irá valer… alguém pode me ajudar ??? A empresa até agora não me falou nada se vou para o INSS fazer perícia ou se volto a trabalhar quando acabar esse atestado de 15 dias tô perdida …

    • A soma dos atestados, se dá pelo mesmo motivo e não pelo mesmo CID. Dependendo o caso, poderá somar todos os atestados e a empresa pagará apenas os 15 primeiros dias. Após o 16o. dia você deverá agendar a perícia e receberá do INSS o auxílio doença.

  • Eu estou de atestado faz 18 dias, eu posso voltar normalmente a trabalhar. Sem nem uma autorização médica ?

  • Eu estava afastada desde o o dia 15/10 até o 20/11 os 15 primeiros dias a empresa me pagou e o restante entrei pelo o INSS e voltei a trabalhar no dia 21/11. Se hoje 27/11 eu ficar doente de novo pela mesma doença e entregar um atestado de 15 dias a empresa vai somar esses dias com os outros atestado que eu já entreguei e já passei pela perícia e me encaminhar novamente para o INSS?

  • A Cardiologista me deu um atestado de 40 dias de dias 16/10 a 25 /11/18, mas a pericia só vai ser dia 21/12/18 , Sou empregada domestica, posso voltar a trabalhar, após o termino do atestado ? E quando posso voltar a pagar o e-social ?

  • Eu afastei dia 26 de outubro peguei 30 dias, mas como nos meses anteriores no período de 60 dias eu já tinha 13 dias de atestados picados , referente ao atestado de 30 dias consecutivos que eu peguei apartir do dia 26 a empresa disse que me pagaria somente mais 2 e os 13 primeiros dias desse atestado de 30 a empresa não pagaria como é isso?

    • A contar do primeiro atestado, pelo mesmo motivo, dentro dos 60 dias seguinte, a empresa só paga 15 dias, se já pagou 2, agora parará apenas 13, completando os 15 dias e o restante será pago pelo INSS.

  • Bom dia meu nome é Ivânia eu tenho atestado com o mesmo Cid depois um de 15 dias com isso a empresa mim afasto para e INSS mandou que marcase a perícia dia22de novembro e dia 1mim afasto só que não pagou os quinze dias de afastamento como isso pode acontecer

  • Meu pai está afastado por motivo de doença por 15 dias de atestado. No 16 ele deve voltar a trabalhar ou procurar a previdência para uma perícia? Pois ele não está em condições de voltar a trabalhar. Ele é gari, efetivo

    • Se o atestado médico dele é de 15 dias, deverá voltar ao trabalho ou procurar novamente o médico, pedir um novo atestado e o laudo médico, e assim agendar a perícia.

  • Bom dia…. gostaria de saber se eu tenho direito de receber da impresa a quinzena quê sai dia 20 de cada mês pois estou afastado da impresa por 30 dias fiz uma cirurgia no dia 03 de dezembro aí gostaria de saber se eu tenho direito de receber fora os 15 dias de atestado pela impresa..

    • Sim, os 15 primeiros dias de afastamento quem paga é a empresa. Receberá os dias trabalhados e os dias de afastamento dentro do mês. E no mês seguinte o restante dos dias de afastamento até completar os 15.

  • Olá, trabalhado do dia 1/12 até o dia 11/12 no dia 12/12 levei meu atestado de 30 dias, porém não recebi pagamento no quinto dia útil e não recebi meu Vale no dia 26/12 está certo a empresa fazer isso?

    • Tem alguma coisa errada, o pagamento de novembro deveria ter sido feito até o quinto dia útil de dezembro. O adiantamento como teve afastamento, poderá ser proporcional, no dia 20. Algo não está correto.

  • Boa tarde,no dia 18/12 tive um diagnostico de paralisia de bell,onde paralisou o lado direito do meu rosto..O medico dos SUS me afastou 3 dias,e me encaminhou para o medico do trabalho e o mesmo me afastou mais 7 dias e colocou no atestado que estou inapto para trabalhar,o atestado já deu 7 dias porem o médico só volta atender dia 04/1,como devo prosseguir? No rh da empresa me disseram que quem deve me avaliar para eu voltar é qualquer medico,mas quem me afastou foi o da empresa..Mas ainda estou tomando remédio pq sinto mt dor no ouvido,olho embaçado,e vou ter que Fazer fisioterapia.

    • Após a data do atestado médico, deverá voltar ao trabalho. caso ainda não esteja em condições, deverá procurar um outro médico (não precisa ser o da empresa) e se ele conceder um novo atestado, poderá ficar afastada por mais alguns dias ou ter o afastamento previdenciário.

  • Boa tarde..
    eu tive um acidente de trabalho e estou afastado desde o dia 29/11/2018 minha perícia está marcada agora para dia 10/01/2019 queria saber além dos 15 dias q a empresa tem pagar eu vou ter direito de receber esses dia q estou esperando a perícia pelo INSS…e se caso eu naonpassar pela perícia do INSS e eu tendo atestado a Impresa não tem direito de me pagar.mesmo tendo o atestado…

    • A empresa só paga os q5 primeiros dias do afastamento. Como sua perícia está marcada para uma data posterior, e se não estiver em condições de voltar ao trabalho, deverá procurar o médico novamente e se for o caso ele dará mais um atestado de afastamento. Caso contrário deveria ter voltado a trabalhar, mesmo sem ter feito perícia. Se o INSS não pagar este período todo, também não será pago pela empresa. A empresa somente pagará os 15 primeiros dias os demais dias do atestado quem paga é o INSS.

  • Boa tarde gostaria de tirar uma dúvida fiz uma cirurgia da hérnia inguinal fiquei 60 Dias de atestado 15 empresa paga o restante é o INSS já passei pela perícia .eu recebi que vou receber 26 Dias a primeira parcela é 1.600
    O meu salário é 1.990 Gostaria de saber si o INSS ele paga parcelado o restante como funciona ?

    • Primeiro, precisa verificar quanto é a sua média do salário de contribuição (médias dos 12 últimos meses) e depois verificar na carta de concessão, a partir de qual dia será pago o benefício. Divide o valor do benefício por 30 e multiplica por 26. No próximo mês receberá integralmente e depois proporcionalmente. O auxílio doença é pago mensalmente pelo INSS.

  • Fiz uma cirurgia no joelho e o médico me deu 15 dias de atestado e quando venceu os 15 dias ele me deu mas 30 .o INSS paga os 45 dias.ou a empresa tem que parar os 15 primeiros

  • Oi eu peguei um dia de atestado e no outro dia eu continuei passando mal aí peguei mais 15 dias e que estou gravida então no total 16 dias de afastamento a empresa só me pagou 15 dias e me deu um dia de falta e serto isso

    • Não, ela não pode lançar como falta, se você entregou o atestado na forma da legislação. Porém o 16º. Dia, você precisará agendar a perícia do INSS para receber.

  • Bom dia
    Dei um atestado dia 27/12 de 15 dias
    E depois o médico me deu mais 30
    A folha de ponto fecha dia 10
    E eu tenho que entregar o outro atestado ainda
    Será que meu salário vai ser bloqueado?

    • Depende da política da empresa, o atestado deve ser entregue imediatamente, caso não possa pessoalmente, envie por e-mail, whatsapp ou qualquer outro meio.

Comentários não são permitidos.