Estagiário pode trabalhar remoto (home office – teletrabalho)?

Com a modernização nas formas de contratação de pessoal e a prestação de serviços nas empresas e como não há nenhum impedimento legal, nem mesmo na lei 11.788/2008, Lei do Estagiário, ele pode trabalhar como home office ou remoto.

A empresa/profissional liberal, que contratar estagiário nesta modalidade, deverá observar o que diz o artigo 3º, § 1º – o ato educativo escolar supervisionado deverá ter acompanhamento efetivo pelo professor orientador da instituição de ensino e por supervisor da parte concedente, comprovado por vistos nos relatórios referidos no inciso IV do caput do art. 7º desta Lei e por menção de aprovação final.

Portanto, não existe nenhum impedimento legal, porém o responsável pelo estagiário (tutor) deverá ter um efetivo acompanhamento de suas atividades, quer seja por vídeo conferência, skype, acompanhamento remoto via sistema informatizado etc. Também deverá acompanhar o desenvolvimento das tarefas e atividades, bem como o desenvolvimento do estagiário no decorrer do período de estágio.

Mesmo sendo um trabalho a distância, os demais requisitos e obrigações legais previstos na lei do estagiário, deverão serem cumpridos, tais como seguro de vida, normas de segurança no trabalho, horário que não poderá ultrapassar as 6 horas diárias e 30 horas por semana etc.

Hoje, as empresas devem utilizar a tecnologia, para facilitar a execução das tarefas e melhorar a qualidade de vida do trabalhador, também é interessante que faça algumas atividades presenciais na empresa, para analisar melhor a integração com a equipe e o relacionamento interpessoal.

Abelman Souza

Marcado como: Departamento PessoalestagiárioHome Officereforma trabalhistaTeletrabalhotrabalho remoto

Contabilista e administrador de empresas, formado pela FECAP – Fundação Escola do Comércio Álvares Penteado em São Paulo. Tendo vivência em escritório de contabilidade, tesoureiro em associação sem fins lucrativos e gerente administrativo em indústria de balança eletrônica; atuando como consultor na área de administração de pessoal e também tendo atuado como facilitador do Sebrae-SP; atualmente vem exercendo a função de docente no Senac, unidade Jabaquara-SP, ministrando competências para os cursos técnicos e cursos livres.
  • Bom dia Abelman e muito obrigada pelo artigo 🙂 Confesso que gosto muito trabalhar em casa :)) sinto me mais calma e segura 🙂 Com efeito, é muito difícil controlar o tempo quando Voce esta sentando em casa:))) Por isso sempre trabalho com o Kanban (kanbantool.com) ajuda me organizar todas tarefas e organizar o meu dia melhor :))

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *