IR Adiantamento Salarial – Mês diferente – Pagamento salarial mês seguinte | Reflexo Extras DSR

Perguntas e RespostasCategoria: Folha de pagamentoIR Adiantamento Salarial – Mês diferente – Pagamento salarial mês seguinte | Reflexo Extras DSR
karla.ikuta perguntou há 3 anos

Boa tarde, li uma matéria do site, mas continuo com a dúvida:
# Quando descontar Imposto de Renda do Adiantamento Salarial (Mês diferente)
“O cálculo do desconto do Imposto de Renda Retido na Fonte, será efetuado por ocasião de cada pagamento.
Pagamento salarial no começo do mês, terá um desconto do IRRF, por ocasião do pagamento do adiantamento salarial dentro do mesmo mês, (ex. dia 20), deverá ser recalculado o imposto e efetuado o desconto complementar.
Portanto, no caso de pagamento de salário e do adiantamento salarial dentro do próprio mês, o desconto será efetuado sobre o total dos rendimentos pagos no mês, ou seja somente no pagamento do salário. (RIR/1999, aprovado pelo Decreto 3.000 de 1999, § 2º do art. 620 e arts. 621 e 624).”
Por exemplo: trabalho o mês fechado de abril, no dia 20 de abril recebo um adiantamento de 40% do salário com desconto do “IRRF Adiantamento” e o restante do pagamento no 5º dia útil de maio (mês seguinte) com desconto de INSS e IR. Mas no dia 20 vem uma % do “IRRF Adiantamento” e no 5º dia útil outra % de IR.
Recebo pagamento de hora extra, até onde sei, este valor entra pra somar o valor final bruto.
Como calculo o desconto de IR neste caso?
Tentei diversas vezes e diferentes formas de calcular e não chego no valor que sou descontada.
Também ficaria muito grata se tivesse uma orientação sobre cálculo de “Reflexo Extras DSR“, já perguntei para minha empresa, olhei na internet e não chego no valor que vem no holerite.
Muito obrigada