Como se calcula o 13o. salário sobre a licença maternidade?

Eliane Reis – Campinas

Resposta

O decreto 4.032/2001 determinava que a licença maternidade e o 13º. salário seria pago diretamente pela previdência social, inclusive a mãe recebia o 13º.  salário juntamente com a última parcela da licença maternidade.

A partir 5 de agosto de 2003, através da lei 10.710/2003, artigo 72, parágrafo primeiro, a licença maternidade voltou a ser paga pela empresa, sendo o empregador ressarcido pelo INSS através da compensação da GPS.

O 13º.  salário da mesma forma, deverá ser pago pela empresa, sendo reembolsada pelo INSS através da GPS do 13º.  salário.

Esta instrução também consta no manual da GFIP.

Forma de cálculo

13º. salário 8/12 devido pela empresa

13º.  salário 4/12 referente licença maternidade (pago pela empresa e reembolsado na GPS do 13º. salário.

Portanto a mãe recebe o 13o. integral da empresa.

Marcado como: 13º Salário

Contabilista e administrador de empresas, formado pela FECAP – Fundação Escola do Comércio Álvares Penteado em São Paulo. Tendo vivência em escritório de contabilidade, tesoureiro em associação sem fins lucrativos e gerente administrativo em indústria de balança eletrônica; atuando como consultor na área de administração de pessoal e também tendo atuado como facilitador do Sebrae-SP; atualmente vem exercendo a função de docente no Senac, unidade Jabaquara-SP, ministrando competências para os cursos técnicos e cursos livres.
  • Tenho uma funcionária que retornou da licença maternidade em março, Como devo fazer o cálculo do 13º e onde devo informar para o reembolso na GPS?

    • Cintia
      Se não for empregada doméstica e ela não trabalhou 15 dias em março, o procedimento será esse:
      Primeira parcela do 13o. salário será igual a metade do salário dela (se não tiver variável) e recolha o FGTS.
      Em dezembro até o dia 20, deverá pagar a 2a. parcela, calcule 9/12 de 13o. salário normal, mais 3/12 de 13o. salário sobre licença maternidade, desconte INSS da soma dos dois 13o. salários e IRRF se for o caso. Desconte a 1a. parcela e recolha o FGTS sobre a diferença do 13 integral (9/12 + 3/12) deduzido da 1a. parcela. O valor referente aos 3 meses da licença maternidade, será lançado na Sefip do 13o. salário no campo compensação para deduzir do INSS a pagar.

      • Olá fui registrada dia 4 de fevereiro desse ano pois engravidei,e sai de licença maternidade dia 21 de agosto vou receber so metade do 13° ?ou receberei integral ?
        Desde já obrigada

        • Marcela,
          Como você foi registrada dia 4 de fevereiro de 2017, receberá 11 meses de 13o. salário (divide o salário por 12 e multiplica por 11).
          Receberá o 13o. salário diretamente da empresa.

    • Bom dia. Entrei de licença maternidade agora dia 1 de dezembro, não recebi a 2 parcela do décimo integral, qual o motivo? Recebi da 1 em 30/11.

      • Até hoje 20 de dezebro, que é o prazo legal, você deverá receber o 13o. salário integral de 2017, apenas vai constar em seu holerite dois lançamentos, 1/12 de 13o. salário sobre licença maternidade e 11/12 de 13o. salário normal, deduzido a 1a. parcela, o INSS e o IRRF se for o caso.

  • boa tarde. sai de licença doença por gestação de risco em 02/12/2016 ate 21/03/2017 e entrei em licença maternidade dia 22/03/2017 ate 20/08/2017 . gostaria de saber se esses 8 meses que fiquei fora contara na calculo para receber o decimo terceiro?

    • Jennifer,
      Se você estava de licença médica pelo INSS, quando recebeu a última parcela do auxílio doença, deve ter recebido o 13o. proporcional (3 meses), de uma conferida no seu recibo de pagamento previdenciário de março de 2017. O período da licença maternidade, receberá pela empresa ou seja de abril a dezembro.

  • dei entrada na minha licença maternidade no dia 23/10/2017, sou autonomo,vou receber tecimo terceiro?

  • Boa tarde! Fiquei afastada do meu trabalho de dezembro até maio de 2017, por que tive gravidez de risco. E logo depois de junho a setembro fiquei de licença maternidade. Gostaria de saber se tenho direito a receber o décimo terceiro salário?

    • Thays
      Sim, você terá direito ao 13o. salário integral, e a empresa fará a compensação da parte referente a licença maternidade na guia de pagamento do INSS (GPS).

  • Fui dispensada após o período de estabilidade e cumpri o aviso. Minha Patroa diz que não tenho direito no décimo terceiro,nem as férias isso confere?

    • Juliana,

      Depende, de quanto tempo foi o seu afastamento? Porque se foi por mais de 6 meses, receberá apenas as férias vencidas e as proporcionais contadas a partir da alta médica, No caso de 13. salário, receberá deste ano, os meses que trabalhou mais do que 15 dias.
      Exemplo: retornou ao trabalho em setembro, foi dispensada em outubro, sendo que tinha sido afastada em janeiro. Neste caso receberá apenas de setembro até a data do término do aviso.

  • Olá vou dar entrada na minha licença maternidade nessa primeira semana de novembro,quem deve me pagar o decimo terceiro meu patrão ou a previdencia ?Sou empregada domestica.

  • Entrei de licença maternidade em julho 2017 e minha licença maternidade termina agora dia 4 de novembro como não pretendo voltar a trabalhar pedi demicao que vai ser assinada no dia 5 fui liberada do aviso.
    Só q pelos cauculos foram descontados da minha recisão o 13 referente aos 4 meses de licença. Sou empregada doméstica meu empregador disse q esses meses seriam pagos pela previdência.
    Mais no extrato não está constando nada do 13.

    • Rosali,
      O empregador tem razão, os 4 meses da licença maternidade deveria ter sido pago juntamente com a última parcela do benefício da licença maternidade.
      Você deverá agendar no INSS pelo telefone 135 e verificar o que aconteceu ou se vão pagar agora em dezembro.

  • Boa noite! Entrei em licença maternidade no dia 25/07/2017, retornarei ao trabalho dia 22/11/2017. Como será o pagamento do meu 13° ?

    • Islayne,
      O pagamento do 13o. salário será normal, pela empresa (a empresa paga o 13 sobre a licença maternidade para você e desconta do INSS que ela vai pagar).

  • Oi boa tarde..entrei de licenca maternidade dia 10/10/2017 e pelo que li em algumas materia que emprega domestica o inss que paga o 13° entao isso quer dizer que so vou receber esse valor referente os 4 meses que fiquei afastada..e os 8 meses passados eu perco?
    Obrigada

    • Rosângela
      Você receberá o 13o. sala´rio da seguinte forma: 4 meses do INSS e o restante será pago pelo empregador. Você não perderá nada.

  • Olá, entrei de licença em julho, mes que vem dia 23 volto ao trabalho.. recebo a metade do décimo dia 5 junto com meu salário? Ou só dia 20? Desse mês?

      • olá sou angela, e estou gravida de 5meses , e vou sair de licenca maternidade em julho , e eu deveria voltar a trabalhar no início de no novembro, mais vou sair da empresa, eu vou pedir para sair , vou ter direto a décimo e ferias.?

        • Se você pedir demissão após a volta da licença maternidade, terá direito as férias vencidas e proporcionais se for o caso e também ao décimo terceiro salário proporcional.

  • Boa tarde! Entrei na licença maternidade no dia 8 de agosto e termina agora em dezembro, sou empregada doméstica eu recebo só os quatro meses que estive de licença ou não.

    • Andréia
      O 13 salário será pago na data prevista pela empresa, ou seja a 1a. parcela até o dia 30 de novembro e a segunda até o dia 20 de dezembro. No caso de empregado doméstico o 13. salário é pago diretamente pelo INSS.

  • Bom dia gostaria de saber se eu vou receber o decimo terceiro salario,eu tive afastamento de julho a setembro pelo inss porem a pericia foi indeferida,dei a luz em setembro e estou recebendo o auxilio maternidade tive uma nova pericia em 4 de outubro onde o perito aprovou e recebi os atrasados do inss a minha duvida e eu irei receber da empresa o decimo integral ou apenas um proporcional? Esclarece p mim essa duvida desde ja obrigada!

    • Dayane
      Você receberá integral.
      Cópia da resposta acima:
      Você tem direito ao 13 salário integral. Sendo 8 meses de 13 salário normal e 4 meses de 13 sobre licença maternidade. A escola pagará integral e ela fará a compensação dos 4 meses na guia de pagamento do INSS (GPS) da competência 13.

  • Olá, bom dia! Sou professora e trabalhei até o dia 14 de Junho e a minha licença comecou no dia 22 de Junho , meu ultimo pagamento agora dua 05 de novembro so recebi referente as minhas ferias de junho e o decimo falaram q so vou receber proporcional , está corrreto? ??

    • Luciana,

      Não está correto.
      Você tem direito ao 13 salário integral. Sendo 8 meses de 13 salário normal e 4 meses de 13 sobre licença maternidade. A escola pagará integral e ela fará a compensação dos 4 meses na guia de pagamento do INSS (GPS) da competência 13.

  • Estou de licença maternidade
    Meu décimo cai junto com o salário?
    Ou na data prevista que a empresa paga ?

    • Lilian
      O 13o. salário será pago juntamente com dos demais funcionários da empresa, no prazo legal, primeira parcela até o dia 30 de novembro e a segunda até o dia 20 de dezembro,

  • Boa tarde….vou entrar de licença maternidade dia 12/12 mês que vem, e sou Babá quem tem que me pagar o 13 salário o meu patrão ou o INSS?

    • Jaqueline
      Se você entrar de licença depois do dia 14, quem pagará o 13 salário deste ano será o “patrão”, e no ano que vem, você receberá os meses de afastamento do INSS, junto com a última parcela da licença maternidade.

  • Oi boa boa tarde gostaria de saber eu entrei de licença maternidade dia 3 de outubro e volto so em Janeiro gostaria de saber se eu recebo o décimo terceiro integral ou proporcional e quem me paga a empresa ou inss sou operadora de caixa em um supermercado???

    • Daiane,
      Quem irá te pagar o 13 salário será a empresa. De forma integral, e a empresa será reembolsada pelo INSS na proporção do seu afastamento pela licença maternidade.

  • To recebendo o salário maternidade mais eu estou desempregada , tenho direito a o salário maternidade? Termina em Dezembro

  • Desculpe. Quis dizer se tenho direiro oa décimo terceiro . Estou recebendo o salário maternidade e termina agora em Dezembro

  • Boa noite estou recebendo salario maternidade mas estou desempregada eu tenho direito ao décimo terceiro?

  • Bom dia , entrei de auxilio doença em 7 de março em 14 de agosto entrei em licença maternidade pela empresa, ja recebi pate do 13 pelo inss e o restante a empresa tem q pagar agora ne??? Como sera o calculo?????

  • Peguei licença maternidade esse ano e recebo 100 reais gostaria de saber qual o valor que receberei de 13 terceiro

  • Olá boa noite! Estou de licença maternidade volto em dezembro. Como são os descontos após a licença e o que desconta?

  • Boa noite! Tive minha filha dia 25-7-17 termina minha licença dia 22-11-17 só que vou tirar férias e voltarei dia 23-12-17 eu recebo minhas férias junto com o 13?

    • Chaiene,
      Você receberá suas férias dois dias antes de sair de férias e o 13. salário nas datas correspondentes, 1a. aprcela 1té o dia 30 de novembro e a segunda até o dia 20 de dezembro.

  • Boa tarde Estou recebendo salário maternidade porém estou desempregada, recebo o 13° integral?

  • Oi sou operadora de caixa. Gostaria de saber como será meu décimo terceiro porque eu entrei de licença maternidade dia 8 de agosto e retorno dia 5 de dezembro?

    • Neucieli,
      Você receberá normalmente e integralmente o seu 13. salário, em duas parcelas. A parte correspondente a licença maternidade a empresa será reembolsada pelo INSS.

  • Minha única dúvida é em qual data que vai cair meu décimo terceiro? Estou de licença maternidade mês qe dezembro será o terceiro mês qe estarei pegando o benefício. Só que preciso muito saber da data qe o INSS deposita o décimo , pq o salário normal recebo todo começo de mês . Obrigada

    • Carla
      Geralmente o 13 salário pago pelo INSS é em dezembro ou junto com a última parcela do salário maternidade, para esclarecer ligue no telefone 135.

  • Boa tarde! Estou afastada da empresa em que trabalho desde o dia 30/05. Entrarei de licença maternidade em dezembro. Como será realizado o pagamento do meu 13° salário?

      • Receberei nas datas previstas em dezembro, junto com a última parcela da licença, ou apenas quando retornar ao trabalho? Obrigada pela atenção!

      • Ola, queria tirar uma duvida, eu entrei de lincesa maternidade no dia 01/06/17 e voltei no dia 29/09/17 tive quatro meses de lincesa gostaria de saber se vou receber somente 8 meses trabalhando 13° salario, a empresa disse que sim somente os oito meses, então vou perder os 4 meses? Mesmo estando de carteira assinada? Favor tirar dúvida…
        Desde já Agradeço.

        • Rayane
          Você tem direito ao 13o. salário integral, apenas com dois lançamentos, sendo 4/12 de 13o. salário sobre licença maternidade e 8/12 de 13o. salário norma. A empresa será reembolsada no valor do INSS sobre a licença maternidade pelo INSS, na guia GPS do 13. salário.

  • Licença modernidade
    Tenho direito ao 13 salário. ?
    Dia 01/05/2017
    Voltei dia 30/10/2017

  • Ola entrei de licença maternidade em julho e retorno em dezembro 120 dias de licença e 1 mês de férias!
    A empresa está alegando que vou receber meu décimo proporcional aos meses que trabalhei está correto

    • Kettlen
      Voc~e receberá o 13o. salário integral, a empresa deverá pagar para você em dois lançamentos, sendo 4 meses de 13o. salário sobre licença maternidade e os outros 8 meses 13o. salário normal. A empresa será reembolsada pelo INSS no valor do 13o. salário de sua licença maternidade, na guia GPS do 13o. salário.

  • Bom dia trabalhei até meu último dia deu um pouco mais de 15 dias 20 e alguma coisa. Meu filho nasceu dia 23 de março de 2017 e peguei minha licença maternidade,após os 4meses retornei. Gostaria de saber como fica o cálculo do meu décimo terceiro.

    • Jéssica
      Voc~e receberá integralmente, apenas lançado em duas verbas diferentes: 4/12 de 13o. salário sobre licença maternidade e 8/12 de 13o. salário normal. A empresa será reembolsada pelo INSS no valor do INSS sobre a licença maternidade.

  • Olá estou de licença maternidade
    Volto a trabalhar dia 22/12
    Recebo o valor do 13 salário integral pois a empresa alega que vou receber proporcional isso está correto .?

    • Vanessa
      A mesma resposta que foi dada a Jéssica, receberá integral, apenas com dois lançamentos, sendo 4/12 de 13o. salário sobre licença maternidade e 8/12 de 13o. salário norma. A empresa será reembolsada no valor do INSS sobre a licença maternidade pelo INSS, na guia GPS do 13. salário.

  • Boa tarde! Estava de auxilio doença no mês de agosto,recebi pelo inss dia 5/9 2017 fiz o pedido para licença maternidade .Recebi o primeiro pagamento referente a licença no dia 8/10 2017 gostaria de saber como fica o meu pagamento do décimo terceiro salário?recebo pela empresa (sou empregada domestica) ou pelo inss?

    • Helen.
      Empregada doméstica recebe tanto o auxílio doença, quanto a licença maternidade + o 13o. salário sobre a licença maternidade, pelo INSS.

  • Boa tarde entrei com pedido de licença maternidade através da minha micro empresa ja estou ate recebendo .. gostaria de saber se tenho direito a 13° salário ????

  • Oi comecei na empresa dia 21 de março de 2017 e entrei de licença dia 23 de outubro de 2017 tenho direito a quantos meses de 13° salário e quando devo receber

    • Ingrid
      Você terá direito ao 13o. salário de abril a dezembro, da seguinte forma:
      abril a outubro, 7/12 avos normal
      Novembro e dezembro, 2/12 avos 13o. salário sobre licença maternidade
      Totalizando 9 meses de 13o. salário.

  • boa noite minha meu salario maternidade termina em fevereiro de 2018 ,tenho direit ao decimo terceiro? estoo desempregada ja recebi a primeira parcela do salario ,e como er o calculo do decimo terceiro? recebo no valor de salario em parcelas er? e quantas?

    • Vãnia,
      Receberá o 13o. salário referente a 2017 (correspondente aos meses da licença em 2017) e depois receberá em 2018 referente aos meses da licença em 2018.

  • Bom dia tive uma gestação de risco por ser gemelar fiquei afastada uma vez por 2 meses e depois por quase 3 meses esse ano estou na empresa desde janeiro desse ano entrei na licença maternidade esse mês como funciona o décimo terceiro salário recebo integral ou não

    • Angela,
      Seu 13. salário, no período de afastamento por auxílio doença, foi pago pelo INSS juntamente com a última parcela do benefício.
      Pela empresa, receberá os demais meses (trabalhados + o mês da licença maternidade).

  • Olá meu nome er maciele gostaria de saber sair de licença martenidade dia 31/10 gostaria de saber quando vou receber pagamento quem paga primeiro parcela décimo terceiro quando recebo.

    • Maciele
      A sua licença maternidade será paga diretamente pela empresa, bem como o 13o. salário.
      O INSS reembolsará a empresa no pagamento da guia do INSS.

  • Fiquei afastada de 11 de julho a 23 de setembro e entrei de licença apartir do dia 23, recebo 13° salário e férias?

    • Sabrina,
      Que tipo de licença??
      Se for licença maternidade, receberá integral, apenas com dois lançamentos, sendo 4/12 de 13o. salário sobre licença maternidade e 8/12 de 13o. salário norma. A empresa será reembolsada no valor do INSS sobre a licença maternidade pelo INSS, na guia GPS do 13. salário.
      Também tem direito as férias no período correspondente.
      Agora se for licença não remunerada, provavelmente não terá direito ao 13o. sala´rio do período da licença, bem como poderá perder o direito as férias.

  • Tou de licença maternidade eu recebo décimo terceiro??
    Só q sai com 2 meses antes de ganha neném e recebi um mês pelo INSS e véi com décimo
    Aí queria sáb ser a empresa vai paga décimo terceiro ou não ???
    Porq não recebi.??

    • Não entendi bem a sua pergunta.
      Se você saiu da empresa, o INSS já pagou o seu 13o. salário junto com a licença maternidade.
      E se voc~e saiu da empresa, não tem mais nada a receber.

  • Entrei de licença em setembro volto em janeiro até agora meu décimo terceiro não Costa na conta estou de licença maternidade irão pagar junto ao meu salário ou dia 30mesmo?

    • Cintia,
      Sim, você terá direito ao 13o. salário integral, apenas com dois lançamentos, sendo 4/12 de 13o. salário sobre licença maternidade e 8/12 de 13o. salário norma. A empresa será reembolsada no valor do INSS sobre a licença maternidade pelo INSS, na guia GPS do 13. salário.

  • Entrei de licença maternidade em setembro é volto em janeiro até o momento não consta o meu décimo terceiro na conta …irão pagar dia 30 ou só junto com meu salário?

    • Cintia
      O 13o. salário deverá ser pago pela empresa nos prazos estipulados em lei, a primeira parcela até o dia 30 de novembro e a segunda parcela até o dia 30 de dezembro.

  • Estou afastada desde julho retorno dia 1 de dezembro! Meu salario e 1.310 quanto vou receber de 13 salario

    • Tamara,
      Você receberá normalmente o 13o. salário, até o dia 20 de dezembro. Em dois lançamentos no mesmo holerite, se está na empresa desde janeiro, receberá 4/ de 13o. salário sobre licença maternidade e 8/12 de 13o. salário normal.

  • Entrei de licença dia 15 de setembro . Tenho uma férias vencida . Voltarei a trabalhar em fevereiro . Quais os meus direitos ? Tenho direito a 13○ e valor da ferias? Pode me ajudar ?

    • Vanessa
      Você questiona seus direitos em relação ao 13o. salário?
      Você receberá normalmente o 13o. salário, até o dia 20 de dezembro. Em dois lançamentos no mesmo holerite, se está na empresa desde janeiro, receberá 4/ de 13o. salário sobre licença maternidade e 8/12 de 13o. salário normal.
      Em relação as férias segue o procedimento normal, valor do salário mais a média das variáveis se houver acrescido do terço constitucional de férias.

  • Sou empregada doméstica, vou entrar de licença maternidade agora em Dezembro, por onde recebo meu 13 décimo terceiro, com meu empregador ou pelo Inss ?

  • Ola bom dia, entrei de licença dia 8 de setembro e volto dia 5 de janeiro. Botei a empresa em que trabalho na justiça e foi feito um acordo que assim que acabar minha licença vai se feito meu desligamento na empresa, até então recebo meu salário maternidade normal até acabar minha licença. A pergunta é tenho direito a 13° salário? ( Recebo meu salário maternidade pela empresa) não pelo INSS

    • Marcela

      Provavelmente seus direitos foram preservados neste acordo, se realmente aconteceu assim, terá direito a receber da empresa o valor do seu 13o. salário.

  • Boa noite tenho uma amiga que recebe meio salario mais ja faz tres meses que ela ta de licença maternidade ela tem direito ao 13¤salario e vc sabe me dizer quanto ela recebera mais ou menos obrigada pela atençao.

  • Sou registrada como domestica na carteira com meio salario, dia 28 dei entrada na licenca maternidade e voltarei dia 28 de dezembro tenho direito a 13° ? E a empresa ou o inss que paga ?

    • Pamela
      Todos os benefícios previdenciários dos empregados domésticos são devidos pela Previdência Social-INSS.
      Precisa verificar se você terá direito, recolhendo apenas sobre meio salário mínimo, ligue no 135 para mais esclarecimentos

  • Fui registrada dia 22/08/2016
    Sai de licença maternidade dia 5/10/2017
    Irei receber valor integral, como faço o cálculo?

  • Olá gostaria de tirar uma dúvida estou de licença maternidade desde o dia 22 de setembro a empresa pode descontar alguma coisa do meu 13°?

    • Gasparina,

      Não, receberá integralmente.
      Você receberá normalmente o 13o. salário, até o dia 20 de dezembro. Em dois lançamentos no mesmo holerite, se está na empresa desde janeiro, receberá 4/ de 13o. salário sobre licença maternidade e 8/12 de 13o. salário normal.

  • o 13º conta na licença dos 120 dias de licença maternidade?
    ou desconto na gps 4 meses da licença e mais 13º.?

    • Márcia,
      Você pagará normalmente o 13o. salário, até o dia 20 de dezembro. Em dois lançamentos no mesmo holerite, se está na empresa desde janeiro, receberá 4/12 de 13o. salário sobre licença maternidade e 8/12 de 13o. salário normal.
      Os 4 meses da licença maternidade, fará a compensação na GPS.
      Em janeiro teremos o curso de dpto pessoal na prática, atualizado com a nova reforma trabalhista, veja em http://www.planejarcursos.com.br

  • Olá gostaria de saber se vou receber o 13° este ano, dei entrada na licença maternidade dia 11 de outubro, mais não tenho idéia de como vão ser as coisas. Sou vendedora em uma loja de informática.

  • Olá, sou funcionária pública de um processo seletivo. Comecei em junho dia 1, entrei de licença em setembro dia 11. Tenho direito de receber o 13 esse ano ou somente na última parcela da licença?

    • Talita
      Você precisa verificar no Estatuto do funcionalismo público que você pertence (municipal, estadual ou federal).
      Geralmente funcionário público recebe em uma parcela única no mês de dezembro.

  • Olá
    Boa Tarde!
    SAI de licença maternidade dia 13/11 como será feito pagto do 13 Salário ?
    Obg

  • Oi boa tarde, estou recebendo licença maternidade pelo inss e quero saber que paga meu décimo terceiro? Antes de tia minha licença estava trabalhando mas sem carteira assinada

  • Olá gostaria de sabe se eu tenho direito ao 13 eu entrei de licença maternidade dia 12 de Outubro.

  • oa tarde estoi com uma duvida fiquei com licenca licenca pir quase 2 meses recebi o 13 agora estou de licença maternidade ate qdo eles pidem me pagar a 2 parcela e tipo e proporcional ao tempo da licença ou do tempo da empresa vou fazer 1 ano no dia 6 de dezembro obg

  • Boa tarde estou com dúvidas sobre meu salário maternidade meu 13 sai de licença dia 02 de outubro recebi corretamente minha primeira parcela no total de 3,100 mas esse mês já veio menos o meu vale de 611,00 que recebi mês passado recebi 543,00 não entendi bem certo o pq é minha parcela de 13 tbm veio menos veio 1,475,00 que pela minha conta está errada pode me ajudar ?

  • Olá! Gostaria de saber se no período de licença maternidade, cálculo para 13• é diferente dos outros empregados. Pois recebi o meu com valor bem reduzido…
    Entrei de licença dia 06/10.

    • Tamires,
      Não tem nenhuma diferença a não ser a forma de lançamento.
      Em dois lançamentos no mesmo holerite, se está na empresa desde janeiro, receberá 4/12 de 13o. salário sobre licença maternidade e 8/12 de 13o. salário.
      normal.
      Você receberá integralmente o valor do seu salário + as médias das variáveis se houver.

  • Boa noite
    Estou recebendo o salário maternidade, porém estou desempregada , tenho direito ao 13° salário ?

  • Olá Boa Noite…. Estou na empresa desde 01/03/2016, engravidei e sai de licença maternidade no dia 08/06/2017 retornando ao trabalho dia 11/11/2017 meu salário base é 1.330,00 quanto deveria ser a primeira parcela do meu 13•? A licença maternidade interfere no valor do décimo?

  • Oi boa noite gostaria de saber eu estive Afastada durante cinco meses pelo inss pelo auxílio doença so q eu engravidei em seguida porém eu voltei a trabalhar em julho e quando foi dia 03 de outubro agora eu saí de lincenca e volto só no final de janeiro e quero saber q paga o meu décimo terceiro e como funciona o cálculo???

  • Entrei de licença maternidade di16 de junho sou empregada domestica trabalho a 4 anos nessa casa e voltei dia 16 de outubro tenho direito a meu decimo terceiro completo ou só 8 messes

  • Boa tarde
    Quando entramos na licença maternidade o 13• muda ? Vem menos ,mesmo quando o valor da licença é o mesmo ? E o empregador pode alterar o valor do salário da licença?

  • Boa tarde, empregada de MEI esteve afastada por auxilio doença de 07/04 a 31/07 e emendou licença maternidade de 01/08 a 28/11, recebe o decimo 13º só de 5/12 avos (de 01/01 a 21/04 – visto que os 15 primeiros dias do atestado a empresa paga e de 29/11 a 31/12 – apos retorno ao trabalho). a licença maternidade foi paga pelo inss

    • Patrício,
      Aqui tem coisa errada, se ela é do MEI, não tem salário e nem 13o. salário.
      Sim, o 13 salário do MEI é pago pelo INSS devido ela ser uma prestadora de serviços.

  • Entrei de licença maternidade dia 21 de julho, retornária dia 21 de novembro, porém a escola não me chamou e agr quero saber se tenho direito ao décimo e quanto ?

  • Boa tarde,

    Estou de licença maternidade pela empresa, porem ate a data de hj 05/12/2017 não recebi a 1ª parcela do 13º, oq ue devo fazer?? Ja solicitei resposta do RH porem nao obtive resposta. Sera que não irei recebr por estar afastada?

    • Jackelyne
      Você tem direito a 1a. e segunda parcela, e como já passou do dia 30 de novembro, a 1a. parcela já está com atraso.
      Não importa se está afastada, deverá receber integralmente.

  • Ola bom dia emtrei de licenca no dia 21/08/17 a licenca acabara no dia 18/12/17 entrarei de ferias dia 19/12/17 na minha empresa o pagamento e feito no ultimo dia util do mes eu receberei esses dias proporcionais do dia 1/12/17 ao dia 18/12/17 ou nao?? E a empresa que paga o inss?? Ou recebo o beneficio normal no final do mes?

    • Luciane,
      Pelo que entendi, você não terá saldo de salário, volta e já sai de férias.
      Então a empresa até o dia 17 (dois dias antes do período de gozo) pagará suas férias de 19/12 a 18/01.
      Do dia 01 a 18 de dezembro, você receberá como licença maternidade pela empresa, no ultimo dia do mês de dezembro.

  • Tenho uma enorme dúvida!!!
    Peguei a licença maternidade em Abril deste ano e fiquei os quatro meses afastada como direito, mais dois meses de férias que tinha uma vencida do ano passado e outra que iria vencer em novembro, a empresa deixou pegar ela um mês antes, voltei dia 06 de novembro
    Porém agora quando veio receber a 1.parcela do décimo terceiro o chefe disse que por conta das férias eu recebi R$436,00 sendo que meu salário é de R$1637,00 na carteira!
    A minha dúvida é que estou sendo lesada, acho que por conta de licença e férias o 13. não afeta em nada!!!!
    Me responda o quanto antes esta dúvida!!!! Obrigada.

    • Luciana,
      Você tem direito ao 13o. salário integral, sendo 4 meses sobre licença maternidade e 8 meses sobre 13o. normal. A empresa será reembolsada pelo INSS nos 4 meses da licença, descontando do INSS a pagar do 13o. salário.
      Provavelmente o programa da folha de pagamento está com algum desajuste ou vão pagar a diferença agora na segunda parcela.
      13o. salário normal = 8/12 = R$ 1.091,33
      13o. salário sobre licença maternidade = 4/12 = R$ 545,67
      Totalizando = R$ 1.637,00
      (-) 1a. parcela R$ 436,00
      (-) INSS 8% = R$ 130,96
      Líquido da segunda parcela = R$ 1.070,04

  • Estou recebendo salario maternidade porem estou desempregada tenho direito ao decimo terceiro salario e qual o valor para quem recebe salario minimo.

  • Bom dia ! Entrei em setembro do ano passado na empresa e quando foi em dezembro descobre q estava gravida e comuniquei ao meu patrão e quando foi em 1 de fevereiro q assinaram minha carteira tive meu bebê em 1 de agosto passei 4 meses em casa. Mas recebe minha primeira parcela do décimo a meu cheque veio errado e meu contracheque tbm perguntei ao meu patrão ela disse q foi erro de digitação e que minha licença maternidade não conta pq? Me chamo Samara…

    • Samara,
      Foi um erro sim, mas a licença conta para fins de 13o. salário, devendo a empresa pagar integralmente para você e pedir o reembolso do INSS na GPS do 13o. salário (pagamento do INSS). Você tem direito a 6/12 de 13o. salário normal e 4/12 de 13o. salário sobre licença maternidade (todos pagos pela empresa)

  • Boa trade fui registrada 1de abril e sai de licença materninadde dia 5 de setembro eu recebo 13°normal?

  • sai de licencia maternidade em 25 de julho voltei em 22 de novembro quero saber se tenho direito no meu decimo todo ou nao

    • Sim, você terá direito ao 13o. salário integral pago pela empresa. Mesmo durante a licença maternidade, tem sim direito ao 13o. sobre este período e a empresa será reembolsada pelo INSS.

  • Boa noite estou recebendo salario maternidade estou desempregada qual e O valor q vou receber do decimo?

      • Olá bom dia !no momento estou desempregada e vou receber o seis dias que
        ainda falta do meu salário maternidade e decimo 13 qual o val que vai da pode me forma

        • Verônica,
          Não tenho a base de cálculo da sua licença maternidade paga pelo INSS, por isso não tem como fazer a conta, mas ligue no tel. 135 que poderá obter mais informações.

  • entrei de licencia maternidade 25/07/voltei 22/12 tenho direito de receber meu decimo todo

    • Mayara,
      Você receberá normalmente o 13o. salário, até o dia 20 de dezembro. Em dois lançamentos no mesmo holerite, se está na empresa desde janeiro, receberá 4/12 de 13o. salário sobre licença maternidade e 8/12 de 13o. salário normal.

  • Ola boa tarde eu estou trabalhando pela agencia com seis messes de fui afastada com gravides de risco me afastei em agosto ate novembro ! Em 01/11 deii entrada no auxilio maternidade quero saber se recebo decimo terceiro pois dia 05/12 recebi a ptimeira parcela mas nao veio decimo

    • Daniele,
      A agência deverá pagar o seu 13o. salário normalmente até o dai 20 de dezembro de 2017. (na verdade deveria ter pago a 1a. parcela até od ia 30 de novembro).

  • Olá, tenho uma dúvida: durante a licença maternidade (de ago/2017 a dez/2017) tenho o vale alimentação descontado e recebo $ 254 a menos. Até aí tudo bem porque já vi na Convenção Coletiva e está correto. Porém minha dúvida em relação ao 13°: A conta é feita de que forma? 8/12 com o salário normal e 4/12 com o salário sem o vale alimentação? Ou recebo o 13° integral? Desde já agradeço!!

    • Cintia,
      No 13o. salário não tem direito ao vale alimentação.
      Você receberá normalmente o 13o. salário, até o dia 20 de dezembro. Em dois lançamentos no mesmo holerite, se está na empresa desde janeiro, receberá 4/12 de 13o. salário sobre licença maternidade e 8/12 de 13o. salário normal.

  • Boa tarde gostaria de saber eu fiquei de licença maternidade de maio até agosto sou doméstica mais na minha carteira de trabalho sou contratada como jurista voltei a trabalhar e minha patroa falou que eu tenho direito só 8 meses sobre décimo terceiro isso será que procede trabalho lá a 1 ano e 3 meses falou que o INSS me pagou o décimo terceiro na licença maternidade estou nervosa gostaria que alguém me orientasse.

    • Cristiane,
      Sua patroa tem razão, ele pagará para você apenas o período trabalhado ou seja 8 meses, os outros 4 meses você deve ter recebido junto com a última parcela da licença maternidade, caso não tenha recebido ligue no telefone 135 para maiores esclarecimentos.

  • Entrei de licença maternidade dia16/6e voltei 14/10como fica meu decimo,recebo completo oú só os 8 meses?

  • Sou cuidadora ganhei meu BB 31/12/2016
    Sou empregada dsd 2/05/2016 ….fiquei 4 meses de licença maternidade mais 1 mês de férias …eu receberei a segunda parte do meu 13 decimo terceiro salario ?

    • Haiara,
      Como você esteve de licença em 2017, receberá do empregador apenas os 8 meses trabalhados, os outros 4 meses provavelmente já recebeu do INSS, juntamente com a última parcela do auxílio maternidade

  • Fui mandada embora da empresa em janeiro fui reintegrada em julho pq meu patrao mando embora gravida setembro entrei de licença maternidade eu tenho direito decimo terceiro?

  • Entrei de licença maternidade em maio e ate outubro pq peguei as ferias tenho direito ao 13º salario integral

    • Sim, terá direito ao 13o. salário integral, inclusive pago em duas parcelas, sendo a primeira até o dia 30 de novembro e a segunda até o dia 20 de dezembro.

  • Boa tarde! Gostaria de saber se tenho direito ao décimo terceiro salário. Fui contratada 01/12/16, daí fui reintegrada por meio judicial 12/07/17 e dia 02/09/17 entrei de licença. Eu terei direito ao décimo.? Sendo que já foi decido em juiz que quando for pra voltar e pra dar baixa na carteira.

  • Empresa tem empregada que ficou dois meses do ano afastada por licença maternidade. A mesma recebe fixo + variáveis. No cálculo da média para recebimento do salário maternidade, foram considerados os variáveis.

    Agora com o 13, como a empresa deve proceder? esses dois meses que ela ficou afastada entram para a média paga pela empresa, ou a empresa deve calcular a média de 10/12 (parte dela) e 1/12 referente à parte do INSS? o salário maternidade entra para o cálculo das médias?

    • Para fins de cálculo do 13o. salário, deve ser considerado o salário base + a média das variáveis do período, não considerando o período da licença, porque não teve variáveis e sim o valor da média incluso no calculo da licença maternidade.

  • Olá, estou desempregada mas tive direito do salário maternidade pois dei entrada antes de completar 2 anos sem contribuição. Minha vigência começou dia 10/10/2017 e provavelmente recebi até fevereiro mas gostaria de saber como é feito o cálculo do 13° pois recebe no mês de novembro referente a este ano, mas vou receber ainda referente a Janeiro e aos dias de fevereiro o 13°?

  • Sai de licença em 29 de setembro de 2017 e recebi meu decimo um valor menos que um salario minimo está correto foram pagas as duas parcela a 1 de 463 e a segunda de 396 com descontos altos e trabalho a mas de anos na empresa o meu salario é 1.058

    • Você não menciona quanto tempo está na empresa, se tiver 1 ano ou mais, o seu 13o. salário deveria ser pelo valor integral R$ 1.058,00 deduzido o INSS de R$ 84,64, totalizando R$ 973,36; Porém se não tiver um ano, precisa calcular pela proporcionalidade.

  • Olá boa noite, eu recebo um salário fixo mais comissões, em janeiro fiquei de férias e mesmo assim foi gerado um contra cheque sem comissões, entrei de licença maternidade onde recebi um salário fixo sendo a média dos 6 últimos meses entrei em maio e voltei em setembro, como deve ser o cálculo do meu 13°?
    Obrigada

    • Se 13o. salário será considerado pelo salário base + a média das comissões recebidas no ano (não considera o período da licença maternidade para as médias).

  • Olá sou empregada doméstica entrei de licença maternidade 20 de junho retornei 20 de outubro como sera pago meu 13 terceiro

    • Você receberá diretamente do INSS. (veja se não recebeu junto com a última parcela do benefício em outubro), caso não tenha recebido ligue para maiores informações no tel. 135.

  • Bom dia meu tenho uma funcionaria que entrou de licença Maternidade em 01/10/2017. minha pergunta como eu faço para abater esses 3 meses na guia da GPS do 13º 2017 da empresa ou não pode ?! proporcional.

    • Sim, pode abater na guia GPS do 13o. salário, é um lançamento automático feito pelo sistema da folha de pagamento, quando irá gerar o arquivo da GFIP.

  • Olá, estou afastada pelo INSS devido gravidez de risco desde 17/11 minha perícia está agendada para dia 17/01/18, gostaria de saber como ficaria e qdo entraria a licença maternidade pois a data provável do meu parto é até dia 29/01 mas devido a diabetes minha médica irá fazer o parto um pouco antes dessa data, e se eu ganhar a bebê antes do dia 17/01 que é o dia da perícia, qdo começo a receber a licença maternidade, já que enquanto não passar na perícia não vou ter pagamento ?????

    • Agora em dezembro você receberá o 13o. salário da empresa referente aos meses de janeiro a novembro), após a perícia, irá receber auxílio doença do INSS + 1 mês de 13o. salário de 2017. Caso fique mais do que 15 dias em auxílio doença em 2018, receberá além do auxílio doença, o 13o. salário correspondente a 2018 do INSS. A partir do momento em que tiver o bebê, ou o médico der o atestado da licença maternidade, voltará a receber da empresa.
      No caso de auxílio doença por gravidez de risco, fica a mãe afastada por auxílio doença e depois o médico atesta a licença maternidade. Você precisa comunciar o INSS quando isso acontecer.

  • Eu saí s licença maternidade 3 de março 2017 e retornei setembro recebi 711 reais da primeira parcela e minha Média salário mais comissão e a s licença sempre.foi 2300 meu fixo 1500 acho que eles me.pagaram 900 segunda parcela e eu não estou de acordo

    • Bem, fica difícil fazer a conta correta, mas vou tentar explicar como é feito o cálculo:
      13o. salário, utiliza como referência o salário base + a média das comissões do ano corrente. Na segunda parcela tem as deduções do INSS e do IRRF e da 1a. parcela.
      Precisa verificar no seu holerite do 13o. salário, qual foi a base de cálculo utilizada e os descontos. (obs: a base você pode verificar pela base do INSS)

  • Boa noite!!
    Tenho um salário fixo mas tbm tenho uma porcentagem de comissão na carteira. Entrei de licença maternidade em maio 2017 voltei em setembro 2017 por período da licença tive um salário variante. Nessa situação como vai ser calculado meu décimo??

    • Sua resposta é igual da consulta anterior:
      Bem, fica difícil fazer a conta correta, mas vou tentar explicar como é feito o cálculo:
      13o. salário, utiliza como referência o salário base + a média das comissões do ano corrente. Na segunda parcela tem as deduções do INSS e do IRRF e da 1a. parcela.
      Precisa verificar no seu holerite do 13o. salário, qual foi a base de cálculo utilizada e os descontos. (obs: a base você pode verificar pela base do INSS)

  • Boa tarde Abelman, minha esposa trabalha em academia, ganha por aula e mais bonificação por ser cordenadora, media de salario bruto dos últimos 3 meses R$ 3.300,00 entendendo que voltou de licença maternidade no mês 9 de 2017 e isso nao afeta o calculo, ela receberia o 13º em cima dos R$ 3.300,00?

    • A base de cálculo da licença maternidade para quem possui salário variável é a média dos últimos 6 meses. Para cálculo do 13o. salário será considerada a média do ano. Ela receberá integralmente o 13o. salário pela empresa.

  • BOA NOITE!!! ENTREI NA EMPRESA DIA 01/11/2016 E ENTREI DE LICENÇA DIA 15/05/2017 E VOLTEI A TRABALHAR DIA 12/09/2017 E FOI DESCONTADO 390 REAIS DO MEU 13 NA SEGUNDA PARCELA PODE ISSO?

    • Depende do que se refere este desconto, veja como está lançado no seu recibo de pagamento, se for , imposto de renda ou antecipações do 13o. salário, pode sim. O seu 13o. salário integral corresponde ao seu salário base + a média das variáveis se houver.

  • Olá eu sai de licença maternidade dia 21 de maio e retornei em julho do mesmo ano. Recebi meu 13° que estava 336,67 é o desconto esta no mesmo valor. Isto esta certo?? Preciso de ajuda para entender melhor.

    • Depende, o valor do seu 13o. salário corresponde ao seu salário base / 12 x o número de meses que trabalhou neste ano (se tiver variáveis deverá somar a média ao salário base). Veja em seu recibo de salário o valor do 13o. salário integral, e como consta nos descontos, caso este valor de R$ 336,67 corresponda a 1a. parcela está correto.

  • Bom dia
    Estou desempregada mas por tempo da última contribuição ao Inss tivê o direto ao auxílio maternidade .
    Minha dúvida é !
    Dei entrada no dia 23/10/17
    Já recebi 2 parcelas do auxilo ,no auxílio de novembro veio uma parcela do décimo, .porém para a px parcela que é para o fim de dezembro não consta no historio a segunda parcela. .
    Nao tenho direto as 2 parcelas? Ou a segunda Segunda pode vime na última parcela do auxílio ?

    • Veja de quanto foi o valor recebido, divida o valor da licença maternidade por 12 e multiplique por 2, este será o valor do seu 13o. salário. deste ano, quando receber a ultima parcela do auxílio maternidade receberá o 13o. salário de 2018 proporcional.

  • Boa noite. Me chamo Daiane, e 22/05/17 sai de licença maternidade, retornando em 19/09/17, tendo trabalhado na empresa durante o ano todo, o que tenho direito de receber no 13 salário? Sou comissionada e durante a licença maternidade recebi um proporcional de salário + comissão. Obrigada.

  • Sou vendedora em um shopping e meu salário é composto por fixo + comissão.
    Entrei de licença maternidade em fevereiro.
    Retornei ao final de agosto (pós licença tirei um mês de férias mais 15 dias que a empresa me ofereceu de licença amamentação e mais 15 dias de atestado que o pediatra pediu pra que eu continuasse a amamentação até meu bebê completar 6 meses devido a prematuridade e necessidade de cuidados especiais)
    Recebi salário maternidade super direitinho, um valor aproximado de R$3500
    Ao receber o décimo terceiro desse ano, recebi um valor bem menor que o esperado, cerca de R$1200, somando-se as duas parcelas.
    Ao questionar o RH da empresa, fui informada que “o Salário Maternidade é calculado sobre as médias salarias dos últimos 06 meses anteriores ao seu afastamento.
    A média do 13 salario é composta pelos pagamentos variáveis efetuados de Janeiro a Dezembro.
    Os pagamento variáveis seriam comissão, banco de horas, horas extras, DSR, abonos, prêmios, etc.” E que por não se tratar de um salário variável, os meses que recebi de salário maternidade não entrariam nas médias.
    Está correto?
    Não deveria receber um média salarial dos meses todos de 2017?
    Obs: estive afastada pelo INSS antes da licença, de 01/10/2016 a 31/01/2017, e recebi o valor equivalente ao décimo terceiro desses meses na última parcela do meu benefício.

    • Para saber se o seu valor do 13o. salário está correto, tire as médias das variáveis dos meses que trabalhou (sem considerar os meses da licença maternidade). Some essas médias com o seu salário base. Esse será o valor do seu 13o. salário depois subtraia o INSS, o I.Renda se for o caso e a 1a. parcela.

  • Ola
    Entrei em licenca maternidade dia 10/01/17 ate 9/05/17 e depois peguei um mes de ferias. Na minha segunda parcela do décimo terceiro veio um desconto de decimos terceiro situação maternidade. O que seria? E pode ser descontado algo sobre a licenca maternidade?

    • Não deveria constar nenhum desconto do 13o. salário referente a licença maternidade e sim um pagamento. A empresa deve pagar o 13o. sobre a licença maternidade e descontar da guia do INSS a pagar sobre o 13o.

  • Boa tarde minha esposa é empregada doméstica ficou de licença maternidade de abrir a julho( 4 messe ) a patroa dela tem que pagar o décimo terceiro dela,porque ela não recebeu nem a primeira parcela ainda

    • Sim, deveria ter pago a primeira e a segunda parcela referente aos 8 meses trabalhados. O período da licença ela recebeu do INSS na ultima parcela da licença maternidade. Se não recebeu ligue no tel. 135 e verifique o porque.

  • Boa tarde
    Entrei de licença maternidade dia 15/05 /17 e retornei no dia 15/10/
    Como fica meu décimo terceiro?

  • Entrei de licença maternidade dia 15/05/17 voltei a trabalhar dia 15/10/17 como faço receber o décimo terceiro

    • Já deveria ter recebido pela empresa, 1a e 2a parcela. O valor do 13o. salário se você tiver um ano ou mais será o valor do seu salário + a média das variáveis se houver.

  • Boa noite. Por favor me ajudem.
    Como faço para calcular o meu décimo terceiro salário maternidade uma vez que ganho somente comissão.
    Estou com dificuldades de calcular e gostaria de saber se por ser comissionada minha licença maternidade é variável pois meu primeiro e segundo mês de licença veio o mesmo valor já terceiro mês o auxílio foi pago com diferença de 600,oo a menos e no quarto mês mil reais a menos. Está correto, o auxílio é variável e não parcelas fixas.
    Obrigada.

    • Tem alguma coisa diferente no sue cálculo. A licença maternidade para quem recebe apenas comissões é pela média dos últimos 6 meses.
      O seu auxílio fica com parcelas variáveis, porque no cálculo das médias para um determinado mês, utiliza os 6 anteriores, como tem variações de comissões, o valor poderá variar também.
      Agora o 13o. salário, é calculado pela média do ano corrente.

  • Boa
    Quando as férias estão vencidas até quando o patrão pode pagar?
    Me ajuda

  • Sai de licença maternidade dia 07/11/2017 dei entrada no salário maternidade dia 27/12/2017 não recebi nada ainda. Quem tem que pagar meu 13° sou empregada doméstica.

  • Olá,
    Estou desempregada desde Janeiro de 2016, trabalhei por 15 anos de carteira assinada em diversas empresas, durante esse período fiquei somente uma vez o prazo máximo 1 ano e 1 mês sem contribuir, porém recebi 5 parcelas do seguro desemprego da empresa que havia saído (como recebi seguro desemprego nesse período eu ganhei mais 1 ano de carência). Durante esse período de 2016 que fiquei desempregada recebi 5 parcelas de seguro desemprego (como recebi seguro desemprego nesse período eu ganhei mais 1 ano de carência). Estou grávida e o meu filho vai nascer em Julho de 2018. Pela minha pesquisa eu tenho direito ao salário maternidade, está correto?

    Tem direito também ao 13º salário?

    • Sim, eu entendo que você tem direito a licença maternidade, poderá tirar a dúvida através do telefone 135. Mas pelo que está previsto no artigo 13 do decreto 3048/99 entendo que tem o direito. Mas para etr direito a outros benefícios tais como auxílio doença, deveria contribuis como desempregada, com a alíquota de 11% sobre o sala´rio mínimo.

  • Boa tarde dei entrada no auxílio maternidade dia 22de dezembro minha bebê nasceu dia 06 de dezembro gostaria de saber o q irei receber de décimo terceiro do INSS sou doméstica

  • Bom dia eu conseguir da entrada dia 19/02 no Salário Maternidade
    Vou começar a receber dia 13/03 eles falaram que eu vou pegar referente do dia 02/16 foi quando meu bebê nasceu a 30/12 mais o décimo terceiro
    Eu vou pegar equivalente a 90 dias e como que eu faço o cálculo pra saber quanto que eu vou receber .

    • Depende, você estava desempregada? ou recolhia como facultativa? No mínimo receberá 1 salário mínimo por mês de licença maternidade.

  • Bom dia doutor .
    Dei entrada mas licença maternidade dia 18/01/2018 , e retornarei dia 19/05 , a empresa que trabalho já depositou a primeira parcela do décimo, me falaram q eu não tenho direito por estar de licença. Sabe me dizer o porquê? Eu perguntei e o rapaz do Rh disse que foi informado so isso que não tenho direito
    Desde já, grata

  • Olá,tive pela primeira vez a carteira assinada, porém acabei engravidando,meu parto será final de agosto para comecinho de setembro, pretendo ficar só até 8 meses de gestação,meu salário maternidade é de quantos meses na empresa privada (quem paga é o empregador?)e final do ano tenho direito a alguma coisa do 13°?

  • Olá! bom dia!
    No ano de 2017 trabalhei na prefeitura de meu município durante 10 meses, sendo que 8 deles foi licença maternidade e acabei saindo devido minha bebe ter nascido com um problema de saúde e eu não poder retornar pra trabalhar, eu era contratada entrei de licença em março e sai em outubro, trabalhei apenas janeiro e fevereiro e os demais meses foram licença, como fica meu 13°, lembrando que ninguém que era contratado recebeu o 13° no ano de 2017, mas, colocaram na justiça e agora saiu favarocendo a todos os contratados, pagaram ontem mas algumas pessoas não receberam inclusive eu, quais os meus direitos?

  • Olá! bom dia!
    No ano de 2017 trabalhei na prefeitura de meu município durante 10 meses, sendo que 8 deles foi licença maternidade e acabei saindo devido minha bebe ter nascido com um problema de saúde e eu não poder retornar pra trabalhar, eu era contratada entrei de licença em março e sai em outubro, trabalhei apenas janeiro e fevereiro e os demais meses foram licença, como fica meu 13°, lembrando que ninguém que era contratado recebeu o 13° no ano de 2017, mas, colocaram na justiça e agora saiu favorecendo a todos os contratados, pagaram ontem mas algumas pessoas não receberam inclusive eu, quais os meus direitos?

  • Ola sou profeasora em uma instituiçãode ensino particular. Estou de licença maternidade ate junho. Posso pedir adiantamento da primeira parcela do 13 salario para a empresa? Ou ela neste momento nao tem obrigação de adiantar? Sei que mesmo se nao.estivesse de licença ela.poderia se negar a dar agora em abril. Mas pelo fato do afastamento ela pode liberar?

  • Boa tarde! Empregadas normais (não domésticas), no 13o salário maternidade, tem as mesmas incidências de um 13o salário normal (FGTS, INSS e IRRF)?

  • Bom dia vou entrar de licença maternidade em agosto e trabalho como empregada doméstica tenho direito ao décimo terceiro e se tiver quem me paga

  • Olá!
    Dei entrada na licença maternidade dia 07/03 volto em julho. Vou receber o 13° em dezembro normal ou vão descontar referente a esses meses ? porque esta descontando o INSS normal na folha. M

  • Bom Dia
    Gostaria de saber se para o caso de 13º salario maternidade ha incidência de impostos, como INSS, FGTS, IR?
    Esse 13º referente ao salario maternidade reflete na rescisão?

  • boa tarde meu nome e cleidiane sou funcionaria publica efetiva vou sai se licença maternidade agora em maio 2018 vai terminar em outubro,vou ter direito de receber ferias e 13? QUEM PAGA E O INSS OU a prefeitura?

    • Cleidiane, se você for concursada estatutária, receberá do RPPS se houver na prefeitura de seu município, se não houver ou for concursada pelo regime de CLT, receberá do INSS, porém, quem pagará para você, será a prefeitura que depois será reembolsada pelo INSS.

  • Boa tarde vou entrar de licença maternidade em Setembro e quero saber se vou ter direito em receber o Décimo terceiro?

  • Bom dia peguei inss recebo auxilia maternidade tenho direito decimo terceiro tenho direito?

  • Bpa tarde! A empresa que eu trabalho é MEI, minha carteira foi assinada em abril, já estava grávida e já trabalhava também. Entro em licença maternidade no dia 10/11/2018 desse ano, como fica o pagamento do meu 13 salario?

    • Após o nascimento do Bebê, agende pelo telefone 135 e receberá a licença maternidade diretamente do INSS, bem como o 13o. salário proporcional.

  • Boa tarde. Eu trabalhei 8 meses sem carteira mais engravidei e a empresa me registrou dia 6 de junho. Saio de licença maternidade em novembro como funciona? Quem encaminha minha licença?. Recebo décimo em dezembro ? Recebo férias tbm em dezembro?

    • Se voc~e está registrada, mesmo depois da gravides, receberá o salário maternidade da própria empresa, bem como o 13. e as férias.

  • Olá Boa noite me chamo Andréia tirei um mês de férias e agora em agosto vou tirar licença maternidade mais meus patroes foram embora para Brasília eles vai mim mandar embora após voltar eles tem q mim pagar o q em total desde já agradeço obrig.

    • Andreia, ele deverá pagar os direitos trabalhistas, tais como férias proporcionais se houver, 13o. salário, aviso prévio e liberar o saque do FGTS e você poderá solicitar o seguro desemprego.

  • Bom dia sou empregada domestica e to d licença maternidade pego a última parcela agora em Setembro tenho direito a décimo teceiro

  • Olá! Sou empregada doméstica entro de licença maternidade dia 25/11/2018 quero saber se quem vai pagar meu 13° é o meu patrão ou o inss?

    • No caso de empregada doméstica, o período da licença maternidade será pago pelo INSS, os outros meses do ano, será pago pelo(a) empregador(a) doméstico.

  • Olá boa tarde me chamo Karol trabalho como jovem aprendiz meu contrato é de um ano, mais como engravidei estendeu-se os 4 mês de licença maternidade,queria tira uma dúvida..? – eu começei a trabalhar no dia 10 de agosto de 2017,só que eu engravidei e tirei licença maternidade dia 09 de julho de 2018 agora, ai eu tenho os 45 dias de estabilidade que é 1 mês e 15 dias, então quer dizer q volto a trabalho dia 09 de novembro e dia 09 de dezembro já vai fazer um mês q voltei a trabalhar, ai trabalho só mais 15 e recebo minhas conta, acho q tenho direito ao décimo 13°salário, ai então como eu já vou ter um ano e 5 mês de trabalho vou receber o dobro que recebo por mês ou não que é o décimo?

    • Voc~e receberá proporcional, de janeiro até o mês da rescisão, se for depois do dia 15 de dezembro, receberá integral o 13o. salário

  • Entrei e licença maternidade dia 04 de Junho e voltarei a trabalhar dia 4de Outubro tenho direito a decimo terceiro integral???

  • Oi gostaria de saber se tem direito a receber o décimo terceiro estou de licença maternidade que começou dia 14/04/2018 e vai até 11/08/2018 pois eu pago o guia INSS e gostaria se possível saber o valor que eu irei receber supostamente pelo que atende me disse e uma dúvida porque eu não recebi pis PASEP . deste já grata

  • Ola. Sou MEI e recebi licença maternidade no inicio de 2017. Eu teria direito a 13?

  • Olá boa noite,gostaria de saber se tenho direito a décimo terceiro porque peguei a última parcela da licença maternidade em junho,e não trabalho porque tenho que cuidar da bebê.

  • Olá boa noite, eu estava desempregada quando recebi em julho deste ano o aulixo maternidade, em uma parcela única, e minha filha já está a com 1 ano e 7 meses, hoje vi uma reportagem que disse que quem pegou ou pega auxílio maternidade tem direito ao 13° , pode me explicar melhor?

  • Boa tarde.
    Minha cunhada paga o INSS pelo carnê. Não trabalha em empresa privada.
    Está recebendo pela Licença. Maternidade pelo INSS. Terá direito ao 13° salário?

  • Olá boa tarde meu nome e Sinaria e meu salario maternidade recebi do inss o valor total de uma fez já faz 1 ano q recebi sou agricultora ,moro na zona rural e não recebi 13 salario eu tenho direito ainda

    • Ligue no telefone 135, pelo que consta, a trabalhadora rural, sem vínculo empregatício não tem direito a 13 salário sobre a licença maternidade.

  • Boa tarde! Fui registrada em 01/02/18. Fiquei grávida e vou sair de licença maternidade em outubro. A minha dúvida é se quando entro de licença, para de contar o tempo de registro? Ou seja em fevereiro de 2019 eu não completo 1 ano de empresa? E não posso ter férias?

  • Olá Boa noite eu tenho dúvidas sobre o 13 sobre o salário maternidade pois o contador da empresa onde trabalho disse que não tenho direito sobre ele agora é que só vou receber quando o empregador for pagar o 13 total . Porém li acima que o empregador deve pagar sim sobre o salário maternidade. Recebo a ultima parcela este mês. Afinal tenho direito ou não?

    • Sim, tem direito ao 13 salário sobre licença maternidade, porém se é empregada de empresa privada, irá receber a 1a. parcela até 30 de novembro e a segunda até 20 de dezembro. Somente recebe antecipado, quem recebe o salário maternidade diretamente do INSS.

  • Olá!
    Dei entrada no auxílio maternidade desempregada em 25/05/2018 (porém começou a contar dia 11/05/2018 quando a bebê nasceu), o pagamento saiu referente a 11/05 a 31/08 + o décimo terceiro referente a 02/12 (o restante do dia 01/09 a 11/09 ainda vai ser liberado).
    Minha dúvida é, ainda vou receber os outros 02/12 de décimo (que completa os 4 meses de benefício)???
    Obrigada pela atenção.

  • Olá trabalho em 2 empregos ambos doméstico um como baba e outro como domestica 2 com carteira assinada qual será o valor do meu auxilio maternidade? E o décimo será pago como? Sairei mês que vem de licença?

    • O valor do seu 13o. salário, será pela média do seu salário de contribuição limitado ao teto do INSS, ou seja soma os dos vínculos. Tanto a licença maternidade como o 13o. salário serão pagos pelo INSS.

  • Olá me chamo silvanéa, bom eu trabalhei por 6 anos e 11 meses em uma empresa depois fiquei 8 meses sem contribuir depois trabalhei por mais 6 meses saí do emprego passou 2 meses fiquei grávida e estava segurada pela empresa que trabalhei por quase 7 anos bom quero saber pois já recebi esse mês de agosto a 4 parcelas do licença maternidade mais Vejo no aplicativo do inss que posso receber décimo terceiro até 31 de outubro não consigo entender isso e possível
    No recibo do banco manda eu voltar 28/09 Sera que vou receber mais 2 parcelas

  • Bom dia me chamo joseli comecei a trabalhar na empresa dia 01/08/2017 e no dia 03/08/2018 foi concedido meu Aux doença por esta né uma gestação de risco até dia 30/11/2018 estou no Aux doença minha dúvida e sobre o décimo terceiro quem paga o INSS ou a firma e quando recebo o 13 do INSS se for ele q vai paga obrigado e tenha um bom dia

    • Referente ao período do auxílio doença, o 13o. salário será pago pelo INSS, junto com a última parcela. Em relação a licença maternidade será pago pela empresa, a qual será reembolsada pelo INSS.

  • Olá estou de licença maternidade e dia 21 era pra eu retornar. Porem pedi demissao e a empresa pediu que escrevesse uma carta pedindo a demissao e abrindo mao da estabilidade da maternidade. Então no caso nao tenho direito de receber nada ? nem ferias que estao vencidas e 13 salario?

    • Você abriu mão da estabilidade, portanto terá direito a receber todos os direitos do pedido de demissão, se não cumprir o aviso prévio, a empresa poderá desconta-lo das verbas rescisórias. Não terá direito ao seguro desemprego e não receberá a multa rescisória.

  • Oi recebi auxílio maternidade pelo inss eu recebi na última pacela com décimo 13¤ foi 318$ e só esse o valor do décimo ou vou receber ainda a outra

  • Oi sou empregada doméstica entrei de licença maternidade dia 22 de Maio e voltei agora dia 22 de setembro gostaria de saber se eu tenho direito ao décimo terceiro

  • Olá gostaria de saber eu trabalho de carteira assinada ganho 1380 reais na carteira.
    A empressa tem que me pagar este valor ? Eles podem descontar alguma coisa , peguei 180 dias pois minha empresa se encaixa no empressa cidadã . Obrigado

  • Bom dia ! Dei entrada no meu licença maternidade dia 12 DE JUNHO DE 2018. Porém só agora eles concederem meu beneficio e colocarão a data pro dia 16/10/ 2018 para eu receber parcela unica no valor de 890,40 isso estar certo. Não tenho direito de 4 parcelas como todas as mães.

    • Sim, terá direito a 4 parcelas, após receber este valor, volte ao INSS e faça o questionamento, provavelmente as demais parcelas ainda serão liberadas.

  • Entrei de licença maternidade dia 02/09 ! Tenho direito ao Décimo terceiro ? E se tiver de quem vou receber ?!

  • Oie boa tarde gostaria de saber como calcular meu 13 o terceiro. Ja tenho 1 e 6 meses empregada e sai de licença maternidade em 17/07 e qual prazo para o pagamento?

    • Você não deixa claro, se é empregada em empresa ou empregada doméstica. Se for em empresa, o 13o. será pago pela empresa junto com os demais funcionários, 1/12 (um doze avós) por mês trabalhado em 2018.

  • Olá, sou a elaine , estou recebendo 9/12 de décimo, porém veio descontando 450,00 , tive 4 meses de licença maternidade, esta certo ?

  • Boa tarde , gostaria de saber se o décimo terceiro é pago junto com a licença maternidade que a empresa paga dia 1 ou no mesmo período normal dia 30 de novembro com prazo até dia 5 de dezembro?
    Desde já obrigada.

    • O 13o. salário sobre a licença maternidade, para as trabalhadores pelo regime de CLT, será pago pela empresa no prazo legal, ou seja 1a. parcela até 30 de novembro e segunda parcela até 20 de dezembro.

  • Olá sou vendedora e peguei a licença maternidade em maio deste ano! Meu salário é de 1200. … Quanto é meu décimo?

    • Como vendedora, seu salário será calculado pela média das comissões do ano, e se tiver salário fixo, deverá somar a média mais o salário fixo, este será o valor bruto do seu 13o. salário.

  • Boa tarde…minha licença maternidade acabou dia 15/10 incluindo as férias, gostaria de saber se esses 120 dias de licença conta pra ser pago o décimo terceiro? Ou só os meses que trabalhei grávida?

  • Olá Boa noite, fui demitida em fevereiro desse ano e uma semana depois que meu ex patrão me pagou tudo descobrir que tava grávida, ele não quis me readimitir mais me paga tudo direitinho, estou no último mês de gestação aguardando o nascimento da minha filha,gostaria de saber como vai ser o pagamento do 13° salário??

  • Oi boa noite, entrei de licença maternidade em agosto e volto trabalhar em dezembro, sou doméstica, com carteira assinada,tenho direito a décimo terceiro?

  • Olá, sou trabalhadora rural, estou registrada desde 18/10/2017, dei entrada na licença maternidade em 03/07/2018, tenho direito ao décimo terceiro e férias??? Minha licença acaba em 30/11 e como cálculo???

  • Bom dia. Estou de licença maternidade, volto dia 5 de dezembro, posso pedir o aviso assim q eu voltar? Ou tem q esperar mais 30 dias.

    • O pedido de demissão podo ser feito a qualquer momento. A empresa é quem tem que esperar os 30 dias após o retorno caso queira efetuar sua demissão.

  • Olá. ..fui registada na firma em março desse ano, engravidei e vou entrar de licença em 01 de Dezembro ,gostaria de saber se eu vou ter direito a décimo terceiro e se tiver se eu recebo em dezembro junto com a licença ou quando voltar .

  • Ola tive bb em novembro de 2017 e voltei a trabalhar em junho de 2018 como calculo meu decimo terceiro

  • Oi
    Bom dia!
    Gostaria de saber se vou receber o 13 salário e o auxílio maternidade, pois estou de licença maternidade desde o dia 03/09/2018
    Comecei a trabalhar em 01/12/2017.

    • Sim, receberá integralmente pela empresa, e a empresa será reembolsada pelo período da licença maternidade através da guia de pagamento do INSS do 13o. salário.

  • Boa tarde Abelman Souza, minha esposa deu entrada na licença maternidade em 01/06/2018, e só no dia 27/09/2018 teve o beneficio liberado com pagamento para 16/10/2018. Ela sendo MEI, deveria ter recebido 04 parcelas de R$ 954,00 + R$ 318,00 de 13º o que a tornaria isenta do IRRF, No entanto ela recebeu apenas R$ 3465,00. Pergunto é legal isso?

    • Quanto ao 13o. salário, ela não teria direito por não ser funcionária de empresa ou doméstica. O valor da licença maternidade seria de R$ 3.816,00 (954,00 / 30 x 120 dias), com o desconto da contribuição previdenciária o valor seria aproximadamente este que ela recebeu. Caso de dúvida ligue no telefone 135 e verifique.

    • Empregada doméstica, o empregador, pagará pelos meses trabalhados e o período da licença maternidade será pago pelo INSS inclusive o 13o. salário.

  • Olá,trabalho registrada em uma pizzaria entrei de férias em julho e em agosto entrei na licença maternidade devo voltar no dia 12 de dezembro ,tenho direito a receber o décimo terceiro ?e quem irá me pagar a empresa ou o INSS ?em junho completo 3 anos registrada lá.

    • O 13o. sala´rio será pago integralmente pela empresa, a qual será reembolsada pelo período da licença maternidade através da guia de pagamento do INSS do 13o. salário.

  • Olá eu trabalho na atlas. Eu entrei em 11 de setembro de 2017. Só a UE eu trabalhei até novembro aí descobri que estava grávida e minha gravides era de risco. Fiquei afastada da firma e não recebi nada . Quando minha menina nasceu eu levei o registro de nascimento e estou recebendo o licença maternidade. Termino agora dia 20novenbro pego a última parcela da licença mais eu tenho direito de receber o 13o? E será que irei receber as duas parcela ou será que só para eu irei pegar a última parcela eles iram me pagar só uma???

    • Durante o seu afastamento por ser gravidez de risco, ficaria recebendo o auxilio doença do INSS até a data do nascimento do bebê, quando passaria a receber o salário maternidade da empresa. O 13o. salário seria pago pelo INSS durante o período do auxílio doença e os demais meses, inclusive da licença maternidade seriam pagos pela empresa.

  • Boa noite, sou vigilante meu salario bruto é 1800
    Sai de licença maternidade dia 20 de outubro se 2018 e ja tenho 1 ano e 4 meses de empresa.

    Recebo o 13° bruto do meu salario de vigilante ou só recebo o salário mínimo da licença maternidade?

  • Entrei de licensa maternidade em 1 de agosto, retorno 1 de Dezembro, eu recebo 13 integral ou sera descontado os meses de licenca ?

  • Oi boa tarde…sou empregada doméstica estou de licença maternidade desde do dia 9 de outubro deu entrada na licença maternidade no INSS não sei quando vou pegar a primeira parcela tenho o direito do 13o terceiro ??

  • Oi bom dia me chamo Natalane trabalhei 1 ano 2 meses de carteira assina depois sair passou bom tempo engravidei e paguei duas parcelas individuais do meu inss peguei minhas parcelas do salário maternidade certinho a última parcela foi dia 01/11/2018
    Gostaria de saber se eh tenho direito no 13″ salario ou não

  • Olá , estou registrada desde 02/05/2018, dei entrada na licença maternidade em 09/08/2018, tenho direito ao décimo terceiro??? Minha licença acaba em 30/11 e como cálculo???

  • Boa tarde!
    A empresa que trabalho disse que tenho direito a décimo terceiro salário só até a data que dei entrada na minha licença maternidade, gostaria de saber se isso realmente procede?
    Entrei na empresa dia 02/05/2018 (reassinaram minha carteira, me trocaram de empresa), entrei de licença no dia 09/08/2018 e retorno no dia 05/02/2019. Como será feito esse cálculo?
    Obrigada

    • Voc}e tem direito ao 13.salário integral ou seja 8 meses. A empresa deverá pagar os 8 meses e descontar os dias da licença maternidade do INSS.

  • Ola, eu trabalhava na escola como contrato temporário eu entrei de lincenca dia 27/11/2017 e era pra nim ter voltado dia 27/05/2018 mas eles não renovaram meu contrato, gostaria de saber se recebo décimo. A licença maternidade pela prefeitura é de 6 meses

  • Olá bom dia vou receber meu salário maternidade agora dia 13/11/18 vou receber acho q valor todo de uma vez 3600 queria saber se tenho direito ao 13 décimo terceiro

  • Oi boa tarde! Sair de licença maternidade em 06.04.2018 e retornei em agosto! Eu irei receber o décimo terceiro salário normal? Ou será descontado os 4 meses q fique de licença? Quem deve mim paga? Irei receber o valor todo? Obg!

  • Oi me afastei no dia 21 de setembro e fiquei no auxílio doença.No dia 22 de outubro me afastei da empresa por licença maternidade,vou receber o 13° pelo ano todo,ou até setembro que não estava afastada?

    • O se 13o. salário será pago, 1/12 avos, pelo INSS junto com a última parcela do auxilio doença e 11/12 avos pela empresa, sendo que a empresa será reembolsada pelo período da licença maternidade no ato do pagamento da GPS do 13o. salário.

  • Boa tarde, sou emprega de uma empresa MEI, ficarei trabalhando ate o dia 23/11, após sairei de licença. Neste caso, eu receberia a primeira parcela do 13 da empresa e outra da previdência, ja que na segunda parcela eu estarei de licença? Para empresas MEI quem paga a licença maternidade?

  • ao sair de licença-maternidade a gente recebe um acréscimo no no salário-base que era de r$ 1500 então com a licença foi para 1632 eu gostaria de saber se o meu décimo terceiro vai ser no valor de r$ 1500 ou vai ser no valor do salário maternidade que é de 1.632

  • Boa tarde. Meu patrão me demitiu gravida sem justa causa. Então entrei com a justiça e ele me recontratou. Estou recebendo salário maternidade! Tenho direito também de receber décimo terceiro????

  • Fui contratada dia 9 de outubro e logo em dezembro deram minha conta descobri que estava grávida em março de 2018 retornei ao trabalho dia 5 de Abril eles pagaram a indenização dos meses que fiquei afastada do mês de dezembro a março gostaria de saber como fica o meu décimo terceiro sendo que entrei de licença maternidade só agora em dinheiro de outubro

  • Boa noite gostaria de saber se tenho direito ao 13 salário porque sair de licença maternidade dia 24/07/18 e voltou didia21/11/18 e no dia 22/11/18 eles vam mim dá férias tenho direito meu 13 salário e meu salário no dia 5 de dezembro

  • Bom dia !
    Entrei de licença maternidade dia 25/07 no dia que minha filha nasceu, volto amanhã trabalhar ! Então dia 15/11 recebi só $150 referente a 1° parcela do 13° ,mas tenho mais 1 ano que estou na empresa , quero saber se esta certo .
    Obrigado !

    • Não está correto. Provavelmente na segunda parcela vão pagar a diferença. Veja no Departamento Pessoal de sua empresa. Tem direito ao 13. salário integral.

  • bom dia gostaria de uma informacao fui chamada pro uam amiga dentista para cobri a licensa maternidade de su funcionaria entrei dia 17 de sentembro e saio em janeiro gosaria de saber se nao recebo nenhm valor de 13

  • Boa noite,sou Graciele e comecei trabalhar como professora na rede estadual no dia 22 de janeiro de 2017 até 31 de dezembro, engravidei e Tivit meu bebê no dia 24 de fevereiro de 2018 e fiquei de estabilidade até 24 de julho gostaria de saber se irei ter direito no receber o 13 décimo terceiro referente a essa licença, obrigada.

    • Se ela trabalho desde janeiro deste ano, você pagará de janeiro a agosto, ou seja 8/12, divida o salário dela por 12 e multiplique por 8. lembrando que a primeira parcela deverá ser paga até o dia 30 deste mês, 50% deste valor e o restante no mês de dezembro. Precisa lançar no eSocial do doméstico.

  • Boa tarde!!
    Entrei de licença no dia 10 de dezembro de 2017 retornei ao trabalho em Maio de 2018, já que tinha férias vencida. Agora em novembro de 2018 estou de férias novamente já que vence em outubro. Como será feito o calculo do meu décimo?
    Obrigada!!

    • Descontando o período da licença de 2018, o calculo será proporcional começando a contar da data do término da licença. O período de férias não interfere no 13o. salário.

  • Bom dia !
    Voltei a trabalha dia 22/11 e sai de férias dia 26/11 , já recebi minhas férias ,a minha empresa paga quinzenal dia 15/30 , então dia 15 recebi o adiantamento, e dia 22 recebi $949,29 referente as férias esta certo ? Dia 30/11 recebo algo ?
    E outra duvida como temos férias coletivas vou tirar 18 dias de férias , volto dia 13/12 e trabalho ate dia 22/12 por causa das férias coletivas dia 15 e dia 30 recebo algo ?

  • Bom dia!
    Entrei de licença dia 14 de maio de 2018, era pra mim ter voltado em setembro,mais eu tinha férias vencidas e tirei logo, quando voltei das férias dia 12 de outubro, trabalhei ate o dia 27 de outubro e fiz um acordo,quanto devo receber de décimo?

  • Bom dia!!Gostaria de saber qual valor devo lançar no esocial referente a primeira parcela do 13 salario de domestica que esteve de licenca maternidade.Considero a metade dos 8/12 avos somente já que os outros 4/12 são pagos pelo INSS?O FGTS referente aos 4/12 do 13 durante da licenca deve ser recolhido pelo empregador?

  • Boa tarde entrei de licença maternidade dia 12 de abril de 2018 e voltei dia 10 de agosto de 2018 meu salário era de 1492.00 em outubro subiu para 1552.20 como faço para calcular o décimo terceiro

    • O 13o. salário será calculado sempre pelo valor do salário no mês do pagamento. receberá integralmente caso tenha mais de 1 ano de empresa.

  • Bom dia! Estou de licença maternidade desde 11 de setembro deste ano . O valor do meu décimo terceiro é normal ou tem algum desconto? Desde ja agradeço a atenção

  • Olá entrei de licença dia 20/08 tenho direito ao 13 e quantos meses tenho direito até no mês de agosto ou o normal??

  • Entrei de licença maternidade no final de Dezembro de 2017 ,voltei da licença em abril e emendei as férias que estavam vencidas.
    Voltei ao trabalho dia 14/06/18 e agora recebi um valor muito baixo de décimo terceiro.
    Gostaria de saber se a licença influência no pagamento do décimo.

    • O valor do 13o. salário é integral, não tem influência da licença maternidade para o empregado. A empresa paga o período para o trabalhador e compensa na guia do INSS do 13o. salário.

  • Olá , sair de licença maternidade dia 9/06, quando foi agora não recebi meu 13 completo , veio descontando 400 de INSS só na primeira parcela , o que posso fazer ?

  • Dúvida? Estava de licença maternidade de abril/18 até agosto/18, recebo fixo e comissão. Retornei ao trabalho em agosto e agora em dezembro estou de ferias. Quando se calcula o meu valor de ferias esse tempo que estava de licença não entra na media de comissão que se faz por eu não ter recebido, mas ele esse valor que recebi de licença entra onde, no salário base? Com isso meu valor de férias ficou abaixo em uns quatro mil reais, achei muito!

    • Depende do valor das médias deste período que você deixou de ganhar. Precisa também verificar a convenção coletiva, porque se não menciona nada, a média das comissões é o período aquisitivo e não dos últimos salários.

  • ola .eu tirei licença maternidade no dia 26 /6/2018 e retornei dia 26/11/2018 tirei férias nesse período. eu tenho direito de receber o 13° ? sera descontado o período que fiqiei em casa?

  • Ei sou atendente , trabalho de carteira assinada . Entrei de licença maternidade dia 29/07/2018 e voltei ao meu trabalho hoje dia 30/11/2018 , eu fiz 1 ano na minha empresa dia 23/08/2018. Gostaria de saber se a licença maternidade altera em relação ao decimo terceiro? Se irei receber em relação a 1 ano trabalhado ? …

  • Bom dia estou de licença a maternidade e sou ajudante de cozinha
    Mandei msg a minha patroa ela falou q não tenho direito ao décimo e nem.as férias
    Enclusive o ano passado eu me assistente de moto e.fiquei afastada 3 meses e 15 dias ela falou q não tinha direito as férias daquele ano
    Faz 7 anos q estou la eu pedi acordo pra ela ela falou q não faz e não quer.me mandar embora
    Estou na dúvida no q eu tenho direito realmente

    • Você tem direito tanto as férias quanto ao 13o. salário. Porém do período que ficou afastada por licença maternidade, receberá o 13o. do INSS, ligue no telefone 135 para se informar. As férias serão pagas integralmente pela sua patroa.

  • Olá boa tarde,minha licença maternidade acabou agora dia 25 de novembro trabalho 12por36hrs.peguei 10 dias de férias que já foram pagas quanto ganhei bebe,porém quero sair do serviço posso fazer um acordo o que tenho direito de receber?

    • Poder sair di serviço, pode, basta pedir demissão, o acordo a empresa precisa aceitar. Se ela aceitar terá direito a 50% do aviso prévio, 50% da multa do FGTS, sacará 80% do FGTS e não terá direito ao seguro desemprego. Além de outras verbas que por ventura tenha direito pela empresa.

  • Olá eu já tenho 2 anos de empresa, porém em janeiro desse ano fiquei sem trabalhar até o mês de maio estava grávida e não estava bem de saúde,em maio sai de licença maternidade e retornei em outubro com um mês de férias. Eu recebi o meu 13 a primeira parte e pq não venho integral recebi só 8/12 avós gostaria de saber o pq

    • Consulte o seu RH, agora no mês de dezembro, você deveria receber integral 8/12 parte da empresa e 4/12 13o. sobre licença maternidade e a empresa será reembolsada pelo INSS.

  • sou empregada doméstica e estou afastada recebendo licença maternidade pelo INSS desde outubro.
    quem irá pagar meu 13º sálário, será o INSS ou empregador?

  • Boa tarde! Trabalho em uma cooperativa e lá só é pago o INSS. recebo a última parcela agora dia 7 do auxílio maternidade
    Gostaria de saber se tenho direito ao 13?

  • Bom dia sou funcionária pública estava de licença pelo auxílio doença desde 11/05/18 e agora no dia 16/10/18 ganhei minha filha estou de licença maternidade gostaria de saber se tenho direito ao décimo terceiro integral ou parcial obrigada

  • OLA, ME AFASTEI POR 14 DIAS ANTES DE TIRAR MINHA LICENÇA EM MAIO, RETORNEI EM SETEMBRO…
    SERA QUE VOU RECEBER MEU DÉCIMO TERCEIRO INTEGRAL?

  • Olá boa noite ,
    Sou gerente de loja e recebi uma média de 2.500 por mês na minha licença.A empresa pagou meu decimo desse período somente como salário fixo de 1050.
    Isso está correto?

    • Na primeira parcela, ela tem a opção de não colocar a média das variáveis, porém agora no pagamento do 13o. integral, deverá incluir a média das comissões + o salário fixo.

  • Ola boa Tarde. Uma funcionaria saiu de licença maternidade em 01/10/2018. Dai no holerite 13º saiu normal 9/12 avos 13º salario e 3/12 avos salario maternidade. Na Gefip vai os 3/12 avos salario maternidade, tudo certo. Vai ficar faltando 1 mês, que ficara pra 2019. Caso a funcionaria fique o ano todo trabalhando, e não tenha nenhum outro afastamento, sairá 11/12 avos de 13º e 1/12 avos salario maternidade. Pois ela ficou afastada Outubro, Novembro e Dezembro de 2018 + Janeiro de 2019. Ate ai tudo Ok. Na guia de inss do 13º de 2018, vou poder abater o valor referente a 3/12 avos de 13º. O 1/12 avos que sobrou, vou abater na guia de 13º de 2019, desde que eu informe esse 1/12 avos correto? Minha duvida é a seguinte. E se a funcionaria sair por exemplo em 31 de julho de 2019. Na rescisão vai poder sair 6/12 avos normal e 01/12 avos de 13º maternidade? Porque pra eu poder compensar esse 1/12 avos terei de informar na gefip para compensar. Então to com duvidas em relação a isto, caso a funcionaria saia da empresa.

    • O INSS sobre o 13o. salário é devido em dezembro, recolhido até o dia 20. Porém no caso de rescisão, é devido no mês da rescisão e sobre a licença maternidade, a compensação será feita na rescisão. Ex. x meses de 13o. salário normal… e x meses de 13o. sobre licença maternidade, este valor será deduzido no mês da rescisão.

  • Ola eu gostaria de saber como vou receber o decimo terceiro mes entrei de licença de maternidade após o parto em agosto 2018 quanto vou receber e pago por inteiro pela empresa ou e a segurança social obrigado

  • Olá bom dia.
    Sou registrada de 01/07/2013. Com o piso de secretária R$1.250,00. Mas recebo por fora mais R$550,00, totalizando R$1.800,00 (salario bruto sem descontos).
    Fiquei grávida em fevereiro/2017 e trabalhei até 01/11/2017. Meu bebê nasceu dia 03/11/2017 e retornei de licença dia 05/03/2018. Não recebi férias (nem as gozei), não peguei os 15 dias de amamentação e também não tive o pagamento do 13º da licença maternidade. Trabalho com advogado e ele não sabe me explicar. Se eu trabalhei o ano todo estando grávida e só posso tirar férias durante o Recesso forense porque o pagamento do 13º não é integral? Ao meu ver, a licença é um direito pela condição gestacional e a integralidade do 13º por ter trabalhado o ano todo. E no meu Holerite do 13º na 1ª parcela veio descontado R$104.17 e na 2ª parcela veio abatido do salario bruto R$208,33. No entanto eu não vi esse dinheiro na minha mão. Recebi apenas o 13º desse ano e como fica o do ano passado????

    • As férias agora podem ser divididas em até 3 vezes, neste caso poderá um dos períodos ou até mesmo 2 deles coincidir com a férias forenses, nada impede. O 13o. salário é devido integralmente pelo escritório, sendo ele reembolsado pelo período da licença maternidade através do desconto na guia do INSS da competência do 13o. salário.

  • Boa tarde minha esposa entrou de licença maternidade em junho recebeu a primeira parcela e em setembro recebeu a última..ela recebe 114 reais pq o décimo dela foi de 300 reais ? Ela é empregada doméstica!!!

    • O 13o. salário dela caso ela tenha mais de 1 ano, será de 8 meses pela empregadora e 4 meses receberá do INSS, a parte do INSSS ligue no telefone 135 e informe, provavelmente recebeu junto com a última parcela da licença maternidade.

  • Olá estou de licença maternidade e retornarei dia 18 d janeiro,até agora ñ recebi meu décimo terceiro por falta de dinheiro alega o patrão q pretende fechar a firma em janeiro,oque devo fazer?? Ou só recebo o décimo com a última parcela da licença?

  • Ola meu nome é Raiana tirei minha licença maternidade em 5/11/18. Meu décimo terceiro salário veio abaixo do salário que recebo, não me pagaram a insalubridade está correto? Como calcula?

  • Oi estive de licença maternidade e sou comissionada + fixo! Contabilidade esta descontando a media das comissões do período de licenca maternidade e somando 8meses de comissao e dividindo por 12 pra calcular a primeira parcela do décimo, isso esta correto? Como é o calculo de 13 salario nesse caso? Não é a soma de salário + todas as comissões dividido por 12 meses?

    • Sim, a média é dos 8 meses trabalhado e você receberá também a média dos 4 meses da licença maternidade. O seu 13o. salário deverá ser integral., 8 meses da empresa, com a média das comissões + 4 meses, com a média da licença maternidade.

  • Tenho contrato de prestação de serviços com tempo determinado do dia 19/02 até 20/12 porém tirei licença de 01/08 a 27/01 (quando completam os 6 meses) fazendo com que o contrato fosse extendido por mais 30 dias. Como fica meu 13?

  • Olá ! Só hj meu patrão me falou que a segunda parcela do 13o vou receber pelo INSS , eu estive de licença maternidade durante o período de 1 de abril de 2018 até 1 de agosto de 2018 , ele me pagou a primeira parcela do 13o .. O que devo fazer?

    • Errado. A empresa quem deve pagar o 13o. salário integral para o funcionário e o INSS reembolsa ela através do desconto no recolhimento da GPS (INSS) sobre o 13o. salário.

  • Boa noite!
    Por gentileza me tire uma dúvida, sai de licença maternidade de 27/07/18 a 23/11/18 em 24/11/18 entrei de férias tenho direito a décimo terceiro?
    Obrigada

  • Tive um afastamento em julho deste ano por conta de risco na gravidez e entrei com a licença no final de agosto gostaria de saber quanto recebo de 13• meu salário está 976,55

  • Olá desde 2015 trabalho de doméstica, e em 2018 engravidei,
    Meu patrão e.o INSS que pagam pra mim o 13°?
    E até que data têm que depositar pra mim.
    Obs. Eu saí de férias em outubro e já emendou com a licença maternidade que começou 30/11,pois foi a data que minha filha nasceu.
    Só consegui dar entrada dia 18 de dezembro, quanto tempo demora para que eu comece a receber?

    Obrigada

    • A licença maternidade demora até 30 dias da data da entrada. O 13o. salário, parte do empregador, até o doa 20 de dezembro, o 13o. salário da licença maternidade, receberá até a data de pagamento da última parcela da licença.

  • Bom dia

    trabalho a 5 anos na empresa, este ano tirei licença maternidade por 4 meses, de maio a inicio de setembro
    minhas ferias venceram em março porém so vou tirar elas agora em janeiro. nao recebi meu decimo parcelado e sim inteiro e fora do prazo e o recibo veio como se tivesse sido parcelado. sou comissionada
    e meu salaio varia muito.
    gostaria de saber quais descontos são corretos, e sobre o pagamento das comissões no 13.

    • Primeiro, a legislação determina o pagamento da primeira parcela em novembro e a segunda até 20 de dezembro, fora deste prazo a empresa está cometendo uma infração. A média das comissões entram na base de cálculo do 13o. salário e somando com o salário base, fazem parte para os descontos do INSS e I.Renda se for o caso.

  • Bom dia…

    Voltei da licença maternidade em Setembro desse ano, Recebi bem menos de 13º da empresa, eles falaram que isso é por causa da licença maternidade. Isso está correto???
    Trabalho em farmácia.

    • Não está correto, a empresa deveria ter pago o 13º. Salário integral, em dois lançamentos, 8/12 de 13º. Salário normal e mais 4/12 de 13º. Salário sobre licença maternidade. O valor correspondente a licença maternidade, a empresa seria ressarcida no ato do pagamento da GPS (INSS) do 13º. Salário.

Comentários não são permitidos.