Quais valores são computados no holerite para abono do PIS?

Terezinha perguntou:

Quais valores são computados no holerite para cálculo do Abono do PIS?

Resposta:

Para cálculo da média anual para apuração se tem ou não direito do abono do PIS, deverão ser computados todos os rendimentos referente a remuneração, tais como salário, horas extras, adicional noturno, adicional de insalubridade etc.

Não se computam os benefícios, tais como vale alimentação, vale refeição, vale transporte etc.


Conheça os nossos cursos

Venha se atualizar a aprender mais sobre os principais assuntos do departamento pessoal, com material atualizado e cursos práticos!

Marcado como: Abono salarialHoleritePIS

Contabilista e administrador de empresas, formado pela FECAP – Fundação Escola do Comércio Álvares Penteado em São Paulo. Tendo vivência em escritório de contabilidade, tesoureiro em associação sem fins lucrativos e gerente administrativo em indústria de balança eletrônica; atuando como consultor na área de administração de pessoal e também tendo atuado como facilitador do Sebrae-SP; atualmente vem exercendo a função de docente no Senac, unidade Jabaquara-SP, ministrando competências para os cursos técnicos e cursos livres.
  • Gostei de saber obrigado, mas como posso calcular isso? Na verdade esse cálculo se faz do ano anterior?

    • Para calcular a média salarial e ter direito ao abono do Pis, deverá somar todas as “bases de cálculos do INSS” que consta no seu holerite, de janeiro a dezembro do ano anterior.

      • Boa tarde.

        Quando vc fala de média salarial é a soma de todos os rendimentos anuais dividido por 12 cuja essa média não pode ser superior a 2 salários minimos ou basta o funcionário atingir o limite de 2 salários minimos em determinado mês para não ter direito mais ao PIS? Uns dizem que é a média e por média entende-se o explicado acima. E outros dizem que não é média e sim se o trabalhador ganhhou até 2 salário minimo qualquer que seja o mês do ano para perder o direito ao PIS. Se for essa segunda opçção o govenro é muito injusto com isso.

        • O cálculo é pela média do período trabalhado, se no ano anterior trabalhou o ano todo, divida por 12, se trabalhou até agosto, então divida por 8 e assim por diante. Mas a média do período é que não pode ultrapassar 2 salários mínimos.

  • Gostaria de saber se meu esposo tem direito ao pis 2017, ele trabalhou 4 anos numa empresa e saiu da empresa em fevereiro de 2016 sem justa causa, ontem dia 15 de setembro fomos na loteria pra sacar o dinheiro e não constava nada de valores, queria saber se ele tem direito ou a soma dos direitos recebidos pela empresa interferiu nisso?
    Desde ja agradeço

  • Meu salário é de 1.300 na carteira só que trabalho a noite é com o adicional da 1.570 e nos últimos meses fiz bastante horas extras e meu PIS é mês que vem…eu tenho direito de receber?

    • Diego,
      O PIS que está sendo pago este ano, refere-se aos ganhos de 2016, portanto para saber se tem direito, pegue todos os seus recibos de salários de 2016 inclusive do 13 salário, some os valores que tem no campo “base do INSS” e divida por 12, se o valor for inferior a R$ 1.760,00 terá direito.

  • Gostaria de saber se tenho direito ao Pis Pasep 2016, mas tenho dúvida como calcular:

    Comecei a trabalhar como funcionário público em 23/05/2016, tenho que somar todos meus ganhos deste período até dezembro incluindo o 13 salário. Devo dividir o total por 8 ( incluindo o mês de Maio), por 7 ( sem a inclusão do mês de Maio ) ou por 12 ( referente ao ano todo) somados os meses que estava desempregado.

    • André
      Vocêe deverá somar todas as bases de cálculos do INSS tanto do serviço privado quanto do publico incluindo o 13 salário e dividir por 12. Se o resultado for inferior a 2 salários mínimos e voc~e já tiver 5 anos de cadastro, terá direito.

  • Gostaria de saber se as horas extras 100% conta tbém na soma do calculo para receber o pis?

  • E para dividir o total da soma por 12 ou pela quantidade de meses trabalhados?

  • No meu holerite não aparece base inss. Aparece salário contribuição. É a mesma coisa? Att;

    • Rodrigo
      No seu holerite, na parte de descontos deve aparecer “INSS” ou contribuição para o INSS.
      Salário de contribuição, aparecerá no campo base de cálculo do INSS, é o valor que foi utilizado como base para calcular o desconto do INSS

  • Eu recebi esse ano. Ano passado conseguia ver o valor q eu ia receber esse ano já fala q não tem saldo. Porque será?recebo 1400 na carteira por mês pego 1.970.

    • Diego,
      Somente tem direito ao PIS, o funcionário que recebeu menos do que 2 salário mínimos em média no ano passado.
      Para saber a sua base, some todos os recibos de salários do ano anterior inclusive do 13o. salário e divida por 12.

  • Ola boa noite eu trabalhei ano passado de vigilante a noite12x36 meu salario era 1.351 ai eu tinha adc noturno e adc de risco e tambem hora de janta a empresa me pagava os vales alimentação tudo em holerite sera que eu tenho direito no pis ainda

  • Boa tarde eu tenho que somar meu salario bruto dos meses que trabalhei + o 13° e dividir pelos meses que trabalhei e ver se da saldo inferior a 2 salarios minimos é isso mesmo?

    • Você precisa somar as bases de cálculo do INSS (consta no seu holerite) dos 12 meses + o 13o. salário e dividir por 12, obtendo-se assim a média anual (caso tenha trabalhado o ano todo) ou dividir pelo número de meses trabalhados se for inferior a 1 ano.

    • Para obter a média salarial, some todas as bases de cálculos do INSS que consta em seu holerite, inclusive do 13o. salário e divida pelo número de meses trabalhado no ano (se trabalhou o ano todo, por 12).

  • Bom dia Abelman,

    Eu ganho menos de dois salários, se por ventura em algum mes eu receber acima de dois devido horas extras eu não terei direito ao PIS ?

  • Bom dia gostaria de sabe empresa onde eu trabalho vai começa paga um premiação 2 vez por ano em janeiro e julho em valor em medida 3.000 mil este valor pode fazer eu perde o direito pis

  • Ola me chamo, Marcos Cleiton. Então fui na caixa tentar sacar meu PIS eles disseram q ru ultrapasse o valor de 2 salários mínimos, eu recebo R$ 1,818.00, só que esta conta vale alimentação e vale transporte no salário, eu fiz algumas hora extra mas nada exagerado,e era de vez em nunca que eu fazia e é claro essas horas extra não ultrapassaria o valor de 2 salários mínimos.. O que devo fazer ?

    • Você deve juntar todos os seus holerites, de janeiro a dezembro + o do 13o. salário, anotar todas as bases do INSS que consta neles, somar tudo e dividir por 12, se der menos do que 2 salários mínimos, você tem direito e poderá solicitar cópia da RAIS na empresa para verificar se as informações foram corretas, agosa se ultrapassou, não terá direito.

  • sou registrado com dois salarios minimos, não recebi o pis, porque disseram que ultrapassou o valor, as frias tambem são somadas:

  • Comecei a trabalhar na empresa 5 /2016 para saber se tenho direito ao abono divido o total da minha base inss por 8 ou por 12 já que fiquei os de janeiro a abril registro?

  • boa noite, gostaria de saber se vou ter o direito do PIS deste anos de 2018 sendo que somando os 12 meses de 2017 o valor chegou a 24.700,00 com base no Sal. Contr. INSS sou de Janeiro.

    • Tire a média, dividindo por 12, se o valor for superior a dois salários mínimos não terá. (neste caso ultrapassou 2 salários mínimos)

  • Boa noite, Abelma!

    Sou funcionário público municipal, e ganho um salário, mas gratificação de função, quinquênio e hora extra.
    tenho direito ao PASEP?
    No meu holerite não aparece base de cálculo do INSS.

  • Eu recebi em dezembro meu Pis ele se refere ao ano de 2016 e agora em dezembro de 2018 refere-se ao de 2017 e isso se eu ultrapassar agora é em horas extras não vou receber o ano que vem e isso desde de já obrigada

    • Não tem como saber se o valor está correto ou não, mas se você tem dúvidas, basta somar todos os seus holerites, assim saberá quanto recebeu durante o ano.

  • Boa noite,
    Eu não fiz ainda o calculo que você falou!
    Mais liguei e verifiquei se tenho direito e no 0800 ele a mensagem foi a seguinte:
    PIS ->> Não tem POR Não possui saldo de conta do PIS;
    ABONO SALARIAL ->> Não tem POR Não haver informação de RAIS no ano base;

    Eu pesquisei o RAIS no site e fala que: EXERCÍCIO 2017 – ANO BASE 2016 – enviado.
    Não seria esse referente o meu PIS?

    Não entendie por que não tem PIS disponível : Meu mês de aniversario e 01/o1/1990!
    (Recebendo a parti do dia 18/01)

    Esse RAIS seria o que eles tem enviar até no mês 03/18 agora para enviar não né??
    Se fosse por passa os dois salario minimo daria outar mensagem???

    • A RAIS de referência é esta mesmo, 2017, ano base 2016. Agora se realmente recebeu menos do que dois salários mínimos na média e já tem mais de 5 anos, deve pedir cópia da RAIS para a empresa e levar na Caixa Econômica, para fazer a prova.

  • Bom dia!
    Albernan eu recebo no meu contra cheque meu salario e alem disso vem 2 auxilios creche e o vale refeição oque vai contar pra base de calculo do abono salarial? Todos os 4 valores ou apenas o salario? Onde eu posso encontrar essas informações detalhadas? Já procurei e so encontro informações superficiais.

  • Bom dia!
    Albernan eu recebo no meu contra cheque meu salario e alem disso vem 2 auxilios creche e o vale refeição oque vai contar pra base de calculo do abono salarial? Todos os 4 valores ou apenas o salario? Onde eu posso encontrar essas informações detalhadas? Já procurei e so encontro informações superficiais. Detalhe sou temporaria de um órgão público.

  • bom dia trabalhei no ano de 2016 até mês 10 quando hove minha revisão queria saber se esse valor e referente a recisao entra no cálculo para o pis mesmo ele sendo especificado na rais ?

  • oi gostaria de saber porque a empresa que trabalho que é o ”ESTADO DE GOIAS’ o meu salario com as ferias foi somados juntos este ano só vou receber 160,00, ,somando os dois da 1933,45 tá certo ?

    • Não tem como ajudar você nesta dúvida, somente consultando o RH da empresa que você trabalha, para verificar o que aconteceu, inclusive se for estatutário a forma pode ser diferente, de acordo com o Estatuto do Funcionário Público Estadual de Goiás.

  • gostaria de saber se gratificação e bônus entra como calculo para salario ?

  • Boa noite, meu nome é Alexandro e tenho uma dúvida, em dezembro de 2016, fui contratado por uma segunda empresa, é esse pagamento recebi a partir de janeiro de 2017, será que tenho direito ao PIS em 2018? Já que o calendário é do ano base de 2016, e nesse ano(2016) só recebi salário por uma empresa. Saberia me responder?

      • Pelas somas dos vencimentos de 2016 tá menor q dois salários mínimos de média. Só p recapitular, p fazer essa soma, tenho q pegar tudo que é recebido no contra cheque né, exceto (férias, desconto de alimentação, vale transporte) correto??

    • Precisa analisar o período a que se refere o PIS que você recebeu e quantos meses trabalhou 30 dias ou mais no ano. O PIS é pago proporcional ao número de meses trabalhados.

  • Ano passado recebi o PIS na minha conta da caixa esse ano já era pra ter caído pq sou de abril e meu salário de todos os meses ano passado foi de 1870 em todos os meses serão aconteceu tem algo a ver por eu ter 2 PIS???

  • bom dia eu trabalho a noite e tenho adicional noturno,esse tbm conta na somatória ou so o salario bruto…

  • Ola!
    Gostaria de saber se valores comissionados entram como base nos cálculos (salário fixo+ comissões).
    Obrigado!

    • Todos os valores que fazem parte da base do INSS. Veja em seu recibo de salário a verba base do INSS ou salário de contribuição.

    • Não é base salarial, e sim base do INSS, se for menor do que dois salários mínimos e tiver os demais requisisitos, sim terá direito.

  • Bom dia trabalhei todo o ano de 2017 com salário inferior a dois salários mínimos,mas em 2018 meu salário foi reajustado e está superior a dois salários mínimos.eu receberei pis em 2018?

  • Boa noite! Meu dia de receber o PIS é 15/03 porém hoje 13/03 é a data que cai pra quem tem conta na caixa.
    Porém fui até o caixa eletrônico e não tinha dinheiro tanto na conta poupança e na corrente.
    Liguei pro número dos benefícios sociais da caixa e a secretária eletrônica diz que não há rendimentos do PIS ou valores a receber do abono salarial pois de repente não foi informado a rais e outra coisa que não lembro.
    meu salário era de R$ 1.538 na carteira é de 2.153 no contracheque de qual salário é feito os cálculos para rendimentos de ambos ?

    • Os valores para tirar a média, são aqueles que consta na base de cálculo do INSS, portanto se os seus rendimentos mensais estavam na média de R$ 2.153,00, não terá direito ao PIS.

  • Olá boa tarde! Eu sou vendedora minha carteira tá assinada com remuneração de 1.400 ,mas tem mês que consigo tirar até 2.500 mas a empresa só informa na carteira 1.400 tenho direito ao pós?

  • Boa noite se eu ultrapassar 2 salários mínimos 1 vez só durante o ano mesmo assim eu vou perde meu direito???

  • olá, recebo o salário mais um bônus que não é computado no holerite, isso interfere no recebimento do PIS? Não recebo PIS ha 2 anos, e o salário nao passa de 2 minimos contados no holerite.

  • boa noite tô na empresa a 7 anos agora em.2017 sofri um acidente e fiquei 3 meses afastado pela empresa e.recebndo benefício esse valor que recebi pelo inss conta para cálculo do pis

  • Boa tarde, a pensão por morte do conjuge conta para o cálculo de pagamento do pasep? Sou funcionária pública e recebo rendimentos inferiores a dois salários mínimo, porém recebo uma pensão deixada por meu cônjuge, tenho direito ao Pasep?

  • Eu fiz 5 anos de carteira esse ano porem dede 2015 que eu ganho mais de 2 salarios minimos, eu queria saber se tenho direito ao beneficio.
    E tem pessoas que falam que eu tenho direito a uma especie de juros e real isso?

  • boa noite
    gostaria de saber se o pis é calculado sobre o salario base .ou inclui tambem horas extras e adicional noturo . obrigado !

  • Minha carteira tá um salário e meio mais cm o adicional noturno e as horas extras, da 1950 mais ou menos… Eu recebo ou n PIS?

  • Bom dia
    Se eu receber em um único mês acima de 2 salários e perco o meu pasep?

  • Boa tarde. O salário que uso pra saber se tenho direito ao próximo PIS q será pago a partir de 07/18 é 937,00 ou 954,00?

  • Trabalhei de CTPS, assinada por 4 meses, recebendo um salario minimo. Porem sou pensionista vitalicia da Marinha e recebo $ 3.500. Tenho direito ao PIS.

  • Olá, gostaria se saber se eu receber o vale alimentação em dinheiro na folha de pagamento ele fará parte para o cálculo de Abono Salarial?
    Ex: 1321,00 de salário + ad. insalubridade 190,80 +vale alimentação 250,00, total 1761,80, somando ??

  • Boa noite.
    comecei a trabalhar este ano recebendo 1440 no dia 01/03/2018 ano que vem tenho direito de receber o pis se continuar ganhando menos de dois salários

  • Queria saber se eu tenho trabalhei 2014 a 2015 1 ano 7 meses e dsp 2017 e 2018

    • Tudo o que você recebe no mês, que faz base para o INSS, fará base para o PIS, ou seja, veja no seu holerite a base de contribuição do INSS.

  • Estou trabalhando em uma empresa ganho 1600 na carteira só que eles estão mandando holerite de 2016 reais e eu perdi o pis ta certo isso estou sentindo lesado me uma informação por favor obrigado

    • O seu registro é de R$ 1.600,00, mas você não está recebendo nenhum adicional ou horas extras, onde a somatória seja R$ 2.106,00? Caso contrário, procure a empresa para regularização ou um advogado.

  • Olá trabalhei de 2016 ah 2017 eu irei receber somente os meses trabalhados em 2017? Ou soma se desde 2016? Desde já agradeço

  • Meu avô faleceu….porem na caixa consta q ele tem valor a receber em relação ao pis… Qual a providência a ser tomada..eu como neto posso está retirando esse valor ou somente sendo filho…. ( no caso pediu a dirigir se a uma agência caixa)

    • Somente os herdeiros terão direito a receber o PIS. Levando os documentos na Caixa (inventário e documentos pessoais). Vá até uma agência da Caixa e veja a documentação completa.

  • Gostaria que me tirassem uma dúvida referente ao direito para recebimento do PIS.
    Se o trabalhador recebe todo mês um salário de R$ de 1.159,00, mas em um mês recebeu um salário maior, (R$2020,00) referente a uma dobra, pois trabalhou embarcado em plataforma, se ele tem ou não direito ao recebimento do PIS.

    • Você precisa somar a base de cálculo do INSS de todos os seus holerites, de janeiro a dezembro inclusive do 13 salário e dividir por 12. Caso a média seja inferior a 1 sala´rio mínimo, terá direito ao PIS, se tiver as demais condições.

  • Ao final de contas Sr. Abelman. As ferias e o 13º entram para o cálculo? Não consegui entender até hoje!

    • Sim, entram para o cálculo, por isso que você deve somar o sala´rio de contribuição do INSS de todos os seus holerites do ano, de janeiro a dezembro (não é somar o recibo de férias)

  • abelman bom dia queria saber trabalhei em 2017 nao peguei pis por que as minhas extra passava 2 salarios queria saber sai em outubro de 2017 tem direito

  • Boa tarde.
    Em 2013, assinei minha carteira pela primeira vez, recibia acima de dois salários… Este ano estou trabalhando em outra empresa e recebo menos de dois salários mínimos, gostaria de saber se tenho direito de receber o PIS em 2019. Nayara

    • Caso tenha as demais condições, receberá sim em relação ao ano anterior.Em relação a 2018, que começará a ser pago em junho de 2019, não terá direito se passar dos dois salários mínimos na média em 2018.

  • Boa noite, eu recebo pasep, o salário e o bruto que soma e divide por 12 meses pra saber se passou ou não de dois salários. A soma faz do ano
    vigente ou anterior.

  • Gostaria de saber trabalhei um ano passado 11 meses sò que ganhava por 5 hora e já vi que vou receber só 470 PQ?

  • Boa tarde,
    Gostaria de saber se um terço das ferias e o decimo terceiro contam no calculo do pis?

  • Trabalho em dois empregos os dois registrados contando os dois juntos passa uns cinquenta reais aí eu não recebo nada e sobre receber os juros como funciona isso

    • Se ultrapassou a média, não terá direito ao abono do PIS. Os juros eram devidos para as pessoas cadastradas antes de 1988, mas estas quotas agora já foram quitadas e também não terão mais direito aos juros.

    • Soma a base de cálculo do INSS de todos os seus holerites de 2017, inclusive do 13o. salário e divida por 12, se a média for inferior a 2 salários mínimos poderá ter direito ao PIS.

  • Olá, tenho todos os requisitos para receber o abono do pis, porém fui na Caixa e me informaram que não tinha saldo nenhum. Liguei no 0800 da caixa e quando vou informar a data de aniversário diz que está invalida. Será que houve algum erro quando fui cadastrada no pis? Liguei para a contadora da empresa e ela diz que está tudo certo. Como posso verificar se há algum erro de digitação nos meus dados? Vou na caixa?

    • Solicite na empresa cópia da RAIS de 2017 e procure uma agência da Caixa, solicite seu extrato, bem como os dados cadastrais. Se estiver correto, apresente a RAIS no Ministério do Trabalho para liberação do PIS.

  • Olá boa tarde, meu nome é Tainara.
    Recebo meu abono salarial/pis em outubro 18/10, tenho meu primeiro registro desde 2011, trabalhei o ano de 2014 até 2016 de Dezembro. Tive uma rescisão em Dezembro de 2016, ano passado recebi meu PIS com o valor normal, ja esse ano meu pis está 575 reais. Informei o escritório da empresa e eles me disseram que foi devido a minha rescisão de 2016 que ultrapassou 2 salários mínimos. Estou registrada desde junho de 2017 com o salário de 1.155.00 não tenho horas extras nem bonificações, esse é meu salário base.
    Gostaria de saber se a minha rescisão bloqueia uma parte do meu pis?
    Desde já agradeço!

    • A rescisão não bloqueia o pagamento do PIS. Se você trabalhou de julho a dezembro de 2017, o valor a ser pago pelo PIS é proporcional a 7 meses trabalhados, portanto o valor correto é de R$ 557,00.

  • Bom dia , no meu holerite está com 2 salário , até aí eu recebo meu PIS ?
    Porém recentemente começaram a pagar feriados pois não pagavam e está com esse aumentou do holerite, isso faz com que eu perco meu PIS ?

  • olá esse ano foi meu primeiro ano para sacar o pis, porem não avia saldo.
    dis que minha renda ultrapassa dois salarios minimos.
    mas meu rendimento é abaixo disso,e o atendente disse que por eu ser casada a renda somada com a do meu marido e eu não posso mais receber o pis?

    • Não existe nenhuma previsão legal, para a soma da renda familiar com finalidade de pagamento do abono do PIS. Confira os seus holerites de janeiro a dezembro de 2017, some as bases de cálculos do INSS e divida por 12, se a média for inferior ao salário mínimo, solicite cópia da RAIS na empresa, confira os valores e se estiverem corretos, agende no Ministério do Trabalho para correção.

  • boa tarde eu compretei 5 anos de carteira em 02/09/2017 mais o ano passado nao peguei o pis e esse ano fala que eu tenho salario superior a 2 eu recebo 1844,00 no helerite eu queria saber por que nao recebo

    • Não é pelo salário, e sim pela remuneração. Some todos os seus holerites do ano (base de cálculo do INSS), inclusive o 13o. salário e divida por 12. Se a média for superior a 2 salários mínimos não terá direito.

  • Meu salario é 1.568 mais 45 %de adicional noturno que vai mais o menos 1900 a 2000 por mes ? , consigo receber piss ?

    • Faça as contas, somando todos os seus recibos de salário do ano inclusive o 13 salário e divida por 12. Se a média ficar abaixo de 2 salários mínimos, terá direito ao PIS.

  • Participação de lucros, décimo terceiro e férias são somados para a base de cálculo do Pis?

  • Boa noite, poderia me ajudar:?
    A mais de 5 cinco anos recebo PIS. Esse ano a caixa diz que não tenho direito, porem não tirei ferias em 2016 e em 2017 tirei duas vezes,.. mês de Fevereiro (vencida) e mês atual que foi Setembro.
    Verifique minhas remunerações, pois já somei e dividi por 12
    ANO BASE REFERENTE A 2017:
    JANEIRO 1708,17
    FEVEREIRO 2416,89 (Ferias referente a 2016, 30 dias em casa)
    MARÇO 1758,15
    ABRIL 1801,83
    MAIO 1829,66
    JUNHO 1715,40
    JULHO 1806,22
    AGOSTO 170492
    SETEMBRO 2545,62
    OUTUBRO 1855,36
    NOVEMBRO 1856,53
    DEZEMBRO 1793,23 TOTALIZANDO R$ 22.791,98 AO ANO 2017

    Na minha RAIS consta… Sindical 56,53
    13ºAdiantamento 880,50
    13º Parcela Final 944,40

    Minha duvida é… somo tudo de Janeiro a Dezembro mais o Sindical + 13º?
    e…
    o valor maior Fevereiro (ferias do ano de 2016) entra? ou existe um campo onde não deveria ser declarado pois refere-se a ferias do ano anterior do qual não tirei?

    Minha duvida maior refere-se as ferias… é certo informar ferias tiradas duas vezes no ano? sendo que a de Fevereiro foi do ano de 2016 que não pude tirar e a de setembro é as ferias do ano certo de 2017

    Obrigada. desculpa pelo texto ficar tao grandão rs

    • Si, some todas as bases de cálculo do INSS que consta em seu holerite, inclusive 13 salário e divida por 12, se for esses valores que você descreveu, somando com o 13 sala´rio daria R$ 24.616,88 / 12 = R$ 2.051,41 de média, portanto não teria direito ao abono do PIS.

  • Mas é certo declarar duas vezes férias? A vencida de 2016?
    Não ficou muito claro.
    Obrigada

  • Saquei meu FGTS para dar entrada num imóvel que comprei em conjunto com minha esposa, ela tem a maior renda e minha contribuição foi apenas o FGTS, também tinha uma poupança com dinheiro dela guardado para somar na entrada do imóvel.
    Ao consultar vi que não há benefícios para meu PIS, então minha dúvida é: esse valor retirado do FGTS+Saldo de Poupança contabiliza na minha media?
    Pois salário eu não recebo nem 2 na média e não recebo extras.

    • êão, o saque do FGTS não contabiliza para fins de abono do PIS, precisa verificar se tem as outras variáveis, o mais certo seria ir até uma agência da Caixa.

  • Boa tarde, minha base do INSS nao ultrapassa dois salário mínimos, além das férias….mais teve um mês durante um ano ultrapassou…30 reais acima dos dois salários mínimos…..mesmo assim tenho direito ao PIS?

    • Somando todos os seus holerites do ano e dividindo por 12, se a média for superior a 2 salários mínimos, não terá direito. Mesmo que tenha ultrapassado em apenas 1 mês poderá sim perder o direito.

  • Boa tarde,

    Esta foi a remuneração no ano de 2017, tenho direito ao pis? No site da caixa diz que nao tenho diretiro, mais nos meus calculos eu teria direito sim.

    Janeiro 1.540,00
    Fevereiro 1.725,41
    Março 1.688,11
    Abril 1.706,61
    Maio 1.685,05
    Rescisao (Dias) 1.488,67
    Rescisao (13º salario) 1.275,68
    Rescisao (Ad. Noturno) 147,50
    Rescisao (Férias Media HE) 14,32
    Total 11.271,35

  • Boa noite, estou na mesma empresa a quase 3 anos em 2017 retirei o pis sem problemas referente ao ano de 016 que foram 10 meses trabalhados. No entanto fui retirar o esse e consta que não tenho direito, O meu salario é mesmo, e ate houve dedução ano passado por erro do RH referente ao adicional noturno. E mesmo assim não consta que tenho direito. Seria por conta das ferias?

    • Some as bases de cálculo do INSS que consta em seu holerite de janeiro a dezembro + o 13 salário e divida por 12. Se a média anual for inferior a 2 salários mínimos terá direito. Ou peça cópia da RAIS no RH.

  • BOA TARDE, FUI SACAR MEU PIS, MINHA CARTEIRA E ASSINADA COM DOIS SALARIOS MINIMOS E NADA A MAIS Q ISSO E MESMO ASSIM N ENTROU, FALOU Q PASSOU DE DOIS SALARIOS DEU ( 2,02 ) E ME DISSERAM Q SO N TIREI POR CONTA DESSE ( 02 ) Q N ENTENDO Q TODO ANO RECEBO, A CONTADORA DISSE Q LANCOU SEM QUERER DUAS FERIAS NO MESMO ANO, ISSO TEM HAVER? GOSTARIA DE UMA AJUDA PRA ENTENDER.

  • Eu completo 5 anos de carteira assinada 01/fevereiro/2019. Terei direto ao abono em 2019?
    Muito obrigado!

  • Boa tarde ! posso receber férias.. 13 salário e o meu salário do mes tudo junto ? ou corro o risco de perder o pis. meu salário na carteira é 1.185,00 aumentou esse mes..(passei a receber 1.185,00 agora em novembro 2018) antes era 1.150,00

  • Olá bom dia, para quem recebe benefício do INSS este benéfico também é adicionado ao salário para se saber a média ou apenas os rendimentos da empresa que trabalho servem para fazer o cálculo? geato pela atenção!

  • Boa noite, por gentileza no ano de 2017 trabalhei 06 meses e recebia reembolso de 50% de despesa com a (faculdade) que não era discriminado no holerite esse valor é calculado no PIS?

  • Bom dia. Minha dúvida é se (1) dos 12 meses passar dois salário vou ter direito a receber pis ? Meu passou exatamente 1 mês… Mas se eu somar os 12 mesee , mais décimo no total e dividir por 12 , não passa dois salários!

  • o salario sendo 1.538 se receber 2.077 no mês perde o pis somando triênio junto

  • Olá dr Abelman, estamos mudando aqui na prefeitura do regime CLT para estatutário. Meu desconto do INSS é de 9% sobre o salário bruto, mas para quem ganha mais de R$ 2.822,90 o desconto é de 11%. Agora com o novo regime estatutário ainda terei o desconto só de 9% ou todo mundo terá descontado 11%, mesmo quem o salário seja menor que 2822,90???… Outra pergunta, no regime CLT o meu desconto do INSS é de 9% sobre o salário bruto (salário+progressões+gratificações), gostaria de saber se no regime estatutário será tb sobre esse salário bruto ou sobre somente o salário base sem as progressões por tempo de serviço e gratificações? Obrigado!

    • No regime de CLT, com opção pelo Regime Geral da Previdência Social, deverá seguir a tabela de 8%, 9% ou 11% sobre o total da remuneração. No caso do estatutário, precisa analisar o estatuto de sua prefeitura e o regime próprio da previdência social.

  • boa tarde, trabalhei de temporário no censo agro 2017 para o ibge , tenho direito a receber o abono pis?

  • Meu salário é de 1.725,00 na carteira, com os adicionais de férias, ad noturno, anuênio vai pra mais de 2.000 Reais, eu consigo receber meu PIS equivalente ao ano 2018? Meu mês de aniversário é em Fevereiro, quem é de Fevereiro está liberado a partir do dia 17/01/2019. Eu consigo sacar meu PIS?

  • Boa noite Abelman! Estou com uma dúvida referente a inclusão do 13º nesse somatório. Sem querer ser chato, você sabe onde encontro na legislação sobre essa informação? Muito obrigado!

    • Para saber o que entra no cálculo do PIS, veja em seu contra cheque a “salário de contribuição do INSS” ou base de cálculo do INSS.

Comentários não são permitidos.